Cidades

VASSOURAS (RJ): O guia completo da cidade!

SOBRE A CIDADE DE VASSOURAS (RJ)

Vassouras (RJ) é um município do rico Vale do Café que dispõe de diversos atrativos históricos e culturais que agradam e encantam a todos os turistas, uma típica cidade interiorana distante apenas 120km da Capital.

A fachada dos casarios, palacetes e monumentos de Vassouras guardam as lembranças de um período de opulência, de um período áureo do Café no Século XIX.

Várias propriedades rurais e hotéis buscam manter as tradições, por meio de suas tradições e bela arquitetura neoclássica com natureza exuberante e preservada.

Fazendas da região mantêm vários objetos de época, mobiliários, peças que contam a história de costumes e vivências de uma época, o Ciclo do Café, ainda bem conservados.

A Casa da Hera, típico exemplar de uma residência senhorial, de beleza ímpar com suas paredes verdes recobertas de Hera, foi transformada em museu, mantido pelo IBRAM, aberto à visitação, nos remete a um passeio pelo tempo.

Também integram o roteiro as cavalgadas, a pesca, o belo artesanato local e claro a culinária que não poderia ficar de fora.

Distante a apenas 14km do centro, na fronteira com o Município de Eng. Paulo de Frontin, o jardim ecológico Uaná Etê com múltiplas possibilidades de trilhas, espaços culturais, aventura e muita diversidade, possui instalações interativas, num verdadeiro paraíso natural, Uaná Etê, tem que estar no roteiro daquele turista que ama natureza.

A famosa Praça Barão de Campo Belo, bem preservada e cheia de histórias e lindos casarios com seu tombamento paisagístico pelo IPHAN, é visita obrigatória para dar um passeio e tirar boas fotos para guardar na lembrança.

No alto da Praça, a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, é um espetáculo à parte.

O Centro Cultural Cazuza, também fica na famosa praça, a casa onde a mãe do artista nasceu e que voltou várias vezes para passas férias, que dá nome ao lugar, encontra-se tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional, mantém exposições e concertos para o público e ainda possui roupas, letras de músicas e mobília usada pelo artista em sua infância.

Como de praxe, a cidade possui a sua locomotiva, em ótimo estado de conservação e que não pode ficar de fora da sua visita.

As fazendas históricas de Vassouras são mais uma atração e algumas ficam abertas para visitação.
• Fazenda Cachoeira Grande;
• Fazenda Santa Eufrasia
• Fazenda do Secretário
• Fazenda Cachoeira do Mato Dentro
• Fazenda Mulungu Vermelho
• Fazenda Sao Luiz da Boa Sorte entre outras.
Sempre com agendamento prévio.

Os meios de hospedagem, oferecem todo requinte e hospitalidade que todo turista merece, sendo um capitulo a parte.

Enfim, o município de Vassouras, merece ser considerado um importante indutor do turismo em nosso Estado, não podendo ficar de fora do seu roteiro.

Visite Vassouras e se apaixone!

COMO CHEGAR EM VASSOURAS (RJ)

De carro:

  • Vindo do Rio de Janeiro (117 km) – acesso pela Via Dutra (BR-116). Após o primeiro pedágio, seguir pela RJ-127 em direção à Paracambi .

  • Vindo de São Paulo (384 km) – acesso pela Via Dutra (BR-116) até Volta Redonda e Rodovia Lúcio Meira (BR-393).

  • Vindo de Belo Horizonte (401 km) – acesso pela BR-040 até Três Rios e BR-393

Rotas de Ônibus:

As empresas Salutaris (www.aguiabranca.com.br), Normandy (www.normandy.com.br) e Útil (www.viajeutil.com.br) têm ônibus partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, em direção à Vassouras.

HISTÓRIA DE VASSOURAS (RJ)

O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha

Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.

Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo IPHAN.

Herança da época dos Barões do Café, a cidade possui um centro histórico provido de grandiosos palacetes e suntuosos casarões, reflexo de sua historia cheia de riquezas. Marca de um tempo chamado então  de “Ouro Verde”, em que a cidade foi o coração do Brasil Império movido pela economia do cultivo do café e pelas mãos dos escravos.      

 Mais que mão de obra os africanos e seus descendentes trouxeram mudanças substancias na forma de viver em sociedade no Brasil. Suas heranças culturais foram incorporadas a tantas outras tradições formando uma identidade única: a do brasileiro.

 Grande parte dessa historia ainda permanece presente nas diversidade dos grupos e manifestações da cultura popular da cidade de Vassouras: jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Caninha Verde, enchendo seu cotidiano de historia e tradição, diversidade e musica.

Fonte: Prefeitura de Vassouras

FOTOS DE VASSOURAS (RJ):

 

O QUE FAZER EM VASSOURAS (RJ)

 

 1) Fazenda Cachoeira Grande: Fazenda histórica que pertenceu ao Barão de Vassouras.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

2) Uaná Etê Jardim Ecológico:

Um paraíso eco cult com mais de 29 jardins dedicados à música e à natureza abertos para você, quinta à domingo, feriados e prolongados!

Em abril FESTIVAL DE GIRASSÓIS e Temporada de BORBOLETAS com ABERTURA ESPECIAL de segunda a domingo! 

3) Fazenda São Luiz da Boa Sorte

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, nossa preciosidade encravada na Imperial Cidade de Vassouras, na BR 393, Rodovia Lucio Meira, no Vale do Café Fluminense, é fruto da união de duas importantes fazendas do Ciclo Áureo do Café, a São Luiz e a Boa Sorte. Única das grandes fazendas do café com esta localização privilegiada, é um primor do século XIX em plena forma, depois de restauração meticulosa, tocada em diferentes fases pelos arquitetos João Reis e Gilmar Peres, com o Patrocínio, também em fases diferentes, da CEG Gás Natural e da Light.


VÍDEOS DE VASSOURAS (RJ) – Rio de Janeiro

 


PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA

Você também pode gostar:

CARAPEBUS: O guia completo da cidade!

admin

VALENÇA (RJ): O guia completo da cidade: fotos, vídeos, o que fazer e onde ir

admin

QUISSAMÃ: O guia completo da cidade!

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com