Destinos Serra Verde Imperial - RJ

SERRA VERDE IMPERIAL (RJ): Conheça o Guia completo da região!

serra verde imperial rj

SERRA VERDE IMPERIAL (RJ): Conheça o Guia completo da região!

A Serra Verde Imperial conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, atrativos culturais e oportunidades de compras. Com um clima que convida aos prazeres da boa mesa, a região é famosa pelos seus restaurantes e pousadas aconchegantes. No inverno, fica ainda mais especial, com festivais que animam todas as cidades. Já no verão, os rios, cachoeiras e trilhas formam um verdadeiro convite ao ecoturismo. Para os mais aventureiros, a região é berço do montanhismo nacional e possui a travessia mais famosa do país, a Petrópolis-Teresópolis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

PETRÓPOLIS (Serra Verde Imperial – RJ)

Localizada na Serra dos Órgãos, a 810 metros de altitude em meio à Mata Atlântica e apenas a 60 km do Rio de Janeiro pela BR-040, Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II. A História de Petrópolis, com muitos capítulos da História do Brasil, está preservada nos palácios onde a Família Imperial passava praticamente metade do ano.

A cidade também foi Capital Federal de 1894 a 1903 e se tornou residência de verão dos presidentes da República. Com os seus imponentes palacetes e monumentos somam-se a uma grande herança cultural e histórica.

Entre seus pontos turísticos merecem destaque o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont. Hoje, a Cidade Imperial tornou-se reduto de artistas, intelectuais e famosos, sendo um dos principais pólos turísticos do país.
O seu orquidário é um charme a parte, a hospitalidade local e o clima traduzem uma cidade com um requinte especial.

O luxo e as badaladas noites de Petrópolis fazem dessa cidade um ótimo local para festas grandiosas, realmente uma cidade diferenciada!!

Vale conferir os seus magníficos restaurantes, localizado nos interiores das charmosas pousadas Petropolitanas, podendo inclusive fazer as refeições ao ar livre em meio a exuberante natureza.

TERESÓPOLIS (Serra Verde Imperial – RJ)

Teresópolis, “A Cidade de Teresa”, é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A família imperial encantou-se profundamente com as belezas naturais e o clima desta bela região serrana, onde descansavam em frequentes visitas e nos períodos de férias.
A subida até Teresópolis, a cidade mais alta cidade do Estado do Rio de Janeiro, vale a pena. Com clima excelente, rede hoteleira ampla, gastronomia variada e natureza magnífica, a cidade tem tudo para fazer a sua estadia inesquecível.
Para os amantes da natureza, a visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um programa imperdível. Outra atração é Fonte Judith, obra arquitetônica em estilo colonial inaugurada em 1954. Revestida de azulejos portugueses, a fonte possui cinco saídas d’água em forma de faunos, que despejam águas medicinais.
Famosa por receber os treinos da seleção pentacampeã mundial de futebol, a Granja Comary está aberta também à visitação do público. Sua área, com 150 mil m2, está dividida entre cinco campos, infraestrutura de atendimento a atletas e um moderno centro de treinamento.
Uma coisa diferente para sua lista de o que fazer em Teresópolis é o tour sobre como se faz cerveja na Villa St. Gallen, que mostra a fabricação da cerveja Terezópolis. Vale conferir!
A Villa St Gallen é um pequeno complexo de restaurantes no centrinho de Teresópolis, mas que vale a visita mesmo se você não for comer lá. É que essa vilinha lembra construções típicas europeias, coloridinhas.
Enfim, a cidade de Teresa é mais um município que não pode ficar de fora dos lugares a serem visitados por você!

NOVA FRIBURGO (Serra Verde Imperial – RJ)

Uma visita é pouco para conhecer todos os encantos de Nova Friburgo, a Suíça Brasileira.

Famosa pelo clima ameno e agradável, pela hospitalidade dos seus moradores e pelas incríveis belezas naturais, a cidade oferece atrações para todos os gostos.

Nova Friburgo é ideal também para a prática de esportes radicais, cavalgadas, caminhadas, turismo rural ou agradáveis banhos de cachoeira. Como fica fácil perceber, aqui tem de tudo para fazer você voltar sempre.

Inclua no roteiro ainda um dia – ou dias – nas vilas de Lumiar e São Pedro da Serra. Além da natureza intacta e propícia ao ecoturismo, os visitantes são brindados com o charme rústico das pousadas, lojas e restaurantes.

A 30 quilômetros de Nova Friburgo estão dois dos mais agradáveis e tranquilos recantos da região. Escondidas no meio das montanhas. Separadas por apenas cinco quilômetros, Lumiar e São Pedro se complementam.

Visite a serra e não deixe de conhecer a aconchegante Nova Friburgo, você vai se surpreender!!

GUAPIMIRIM (Serra Verde Imperial – RJ)

A cidade está situada em um vale na base do Pico Dedo de Deus, acidente geográfico, símbolo da região, que pode ser visto de diversos pontos. Esta região é considerada um santuário natural intocado pelo homem: cerca de 70% de seu território está distribuído em 5 áreas de proteção ambiental. A visita às cachoeiras de Caneca Fina e do Soberbo, é indispensável. A cidade também oferece agradáveis caminhadas para apreciar a rica e diversificada flora de Guapimirim.

CACHOEIRAS DE MACACU (Serra Verde Imperial – RJ)

São muitas as opções de turismo ecológico, histórico e de aventura. Uma boa escolha é explorar os encantos da hidrografia local, que esconde atrações como escorregas naturais, piscinas de águas cristalinas e cachoeiras de rara beleza. Outra é curtir, em meio às paisagens da Mata Atlântica, esportes de aventura como mountain bike, rapel, canyoning, voo livre e montanhismo. O município é um berço de preservação ambiental, possibilitando o encontro do homem com os mais bonitos e raros animais silvestres como: saíra, suçuarana (onça-parda), lontra e jaguatirica entre outras espécies da nossa fauna. A parte cultural do seu roteiro fica por conta das Ruínas de São José da Boa Morte e da Igreja de Sant’Ana de Japuíba, ambas do século XVIII.

Créditos: Ministério do Turismo

Você também pode gostar:

Natal Sesc terá shows de Toni Garrido e Leoni em Itaipava e iluminação especial em oito pontos da cidade

nathalia

Atividades do Natal Sesc RJ começam no Parque Municipal em Itaipava

nathalia

Conheça a Região das Agulhas Negras

admin

2 comments

Petrópolis: 13 ótimas opções de hospedagem para conhecer a cidade Abril 8, 2021 at 7:16 pm

[…] Conheça a Região da Serra Verde Imperial […]

Responder
TERESÓPOLIS RJ: O guia completo da cidade! Com Fotos e Videos Abril 9, 2021 at 2:34 pm

[…] Conheça a Região da Serra Verde Imperial […]

Responder

Deixe um comentário