Cidades Costa Verde - RJ

ANGRA DOS REIS (RJ): O guia completo da cidade: o que fazer e onde ir

ANGRA DOS REIS (RJ): O guia completo da cidade: O que fazer, onde ir, e muito mais! 

Tempo de leitura prevista: 8m

ÍNDICE

ANGRA DOS REIS (RJ)

SOBRE A CIDADE DE ANGRA DOS REIS (RJ)

Localizado na Costa Verde (RJ), Angra dos Reis é um paraíso com 365 ilhas e mais de 2000 praias, sendo parada obrigatória para amantes de belezas naturais.

O nome da cidade é de origem portuguesa, sendo que Angra significa baía, e Reis por ter sido criada no dia de Reis, em 06 de Janeiro de 1.502.

A prática de esportes náuticos e sofisticação são comuns neste município. Nos hotéis, resorts e pousadas o turista encontra conforto e uma infinidade de roteiros turísticos, longos passeios de barco, trilhas naturais em meio a rios e cachoeiras, além de opções de esportes radicais como rapel, mountain bike e rafting.

Para os amantes da pesca, a cidade reserva alternativas para todas as formas do esporte: submarina, de superfície ou amadora.

HISTÓRIA DE ANGRA DOS REIS (RJ)

Angra dos Reis foi descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho no dia 6 de janeiro de 1502. Como era dia dos Reis Magos, recebeu este nome devido a enorme angra pontilhada de ilhas paradisíacas, montanhas, rios e florestas, além de um mar profundamente azul.


Bem antes, os índios tamoios já desfrutavam de toda a beleza do lugar. A abundância de recursos naturais e sua exuberante paisagem certamente atraíram os primeiros colonizadores.


Sua localização geográfica, propícia ao corso, atraiu piratas de várias nacionalidades, algum tempo depois. A primeira colonização foi feita no continente, em 1530, por uma expedição a mando da Coroa de Portugal. Somente em 1556 chegaram os colonizadores, vindos dos Açores, que criaram um povoado ao se fixarem na enseada.


Em 1608, tornou-se Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.


A primeira atividade econômica de Angra foi a cultura da cana-de-açúcar, além de servir de parada no trajeto entre Santos e Rio de Janeiro. Depois, exportando e importando os produtos de Minas Gerais e São Paulo, chegou a ser um dos maiores portos do Brasil. Na época do império, Angra conheceu um grande apogeu, durante o ciclo do café.


Nos fins do século, porém, abriu-se à estrada de ferro São Paulo-Rio, terminando com as vantagens que Angra oferecia às comunicações entre as duas cidades. Logo depois, em 1888, a abolição da escravatura acabou com a mão-de-obra essencial para a agricultura: o município parou. Só meio século depois, com o estabelecimento de uma estrada de ferro para Minas Gerais e a reativação do porto, Angra voltou a crescer.


Mas somente na década de 60, com a instalação do Estaleiro da Verolme, a cidade volta a ter uma economia mais expressiva. Logo depois, foram instalados no município a Usina Nuclear de Furnas e o Terminal da Petrobrás.

Fonte: IBGE

FOTOS DE ANGRA DOS REIS (RJ):



 

 

 
 

 
Pontos Turísticos em Angra dos Reis (RJ)

O Município possui uma das ilhas mais famosas do país, nela nós encontramos serra, rios, cachoeiras e claro praias. Praias de todos os tipos e gostos, um paraíso encantado.

A Ilha Grande apresenta uma das mais belas regiões costeiras, um santuário ecológico. Localizada a 155 km da cidade do Rio de Janeiro, possui trilhas, cachoeiras e enseadas que pertencem ao Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Estadual Marinho do Aventureiro, com fauna e flora exuberantes, formando cenário ideal para a prática de trekking e mergulho, mas também outras atividades ao ar livre.

O pico do papagaio é um dos pontos mais altos da ilha e uma atração a parte.

Podemos ainda encontrar em Angra dos Reis o convento São Bernardino de Sena, igreja da Piedade, igreja de Nossa Senhora dos Remédios, mercado Municipal, praia do arrecife, praia do secreto fica (Ilha de Gipóia), praia da figueira. Enfim, opções não irão faltar!

 
  • As melhores atrações para visitar em Angra dos Reis são:
  1. Ilha Cataguás
  2. Praia de Lopes Mendes
  3. Ilha Botinas
  4. Lagoa Azul
  5. Ilha da Gipóia
  • Quais são as melhores atividades ao ar livre em Angra dos Reis?
  1. Pico do Papagaio
  2. Ilha Botinas
  3. Praia Ilhas da Gipoia
  4. Praia Do Aventureiro
  • Quais são as melhores viagens de um dia saindo de Angra dos Reis?
  1. Excursão de Dia Inteiro em Angra dos Reis com Almoço
  2. Angra dos Reis com passeio de lancha – saindo do Rio de Janeiro
  3. Excursão e cruzeiro de dia inteiro em Angra dos Reis
  4. Viagem diurna para Angra dos Reis e Ilha Grande saindo do Rio de Janeiro
  5. City tour de dia inteiro no Rio de Janeiro com almoço

O QUE FAZER E ONDE IR EM ANGRA DOS REIS (RJ)

Angra é um destino perfeito para quem é fã de natureza. Seja para mergulhar, fazer trilhas ou passear de barco admirando a paisagem. 

Isso quer dizer que o turismo em Angra dos Reis é mais forte na sua parte insular, já que o que não falta por lá são opções de praias e ilhas paradisíacas para conhecer. 

A parte continental do destino, que abrange mais a região central, não é tão procurada por turistas. Porém, o Centro Histórico é digno de uma boa visita! 

E para saber quais atividades incluir no seu roteiro, confira a lista que montamos com tudo o que fazer em Angra dos Reis, incluindo as melhores atrações do destino: 

 

  1. Passeio de lancha/ escuna 

Um passeio de lancha ou passeio de barco pelas praias e ilhas da região tem como roteiro várias paradas para banho ou mergulho, geralmente partindo do centro da cidade e saindo do Cais de Santa Lúcia. Como a viagem dura cerca de 7 horas, o ideal é reservar um dia inteiro para aproveitar a atividade.

[downloader.la] 6285403cda4a9

2. Praias em Angra dos Reis 

Para quem ama visitar uma das mais de duas mil praias deve ser uma prioridade!

Essa opção atende a todos os gostos, desde os mais tranquilos e rústicos até aqueles com maior estrutura de turismo e badalação. Mas uma coisa é certa, você vai encontrá-lo em todos esses lugares: praias verdes de areia branca e belas águas cercadas por vegetação atlântica.

[downloader.la] 628540bf80cc4

3. Ilhas em Angra dos Reis 

Além de curtir as praias de Angra, vale também explorar a beleza das ilhas que tornam este destino tão famoso e procurado pelos turistas. A melhor maneira de conhecê-los é passear pela região de lancha ou veleiro.

photo taken in angra dos reis, brazil

4. Trilhas em Angra dos Reis 

Com tanta natureza ao redor, Angra oferece várias opções de trilhas históricas que levam a roteiros com vistas incríveis do mar e fazem parte das atrações imperdíveis do destino.

5. Lagoa Azul 

Perfeita para mergulhar, praticar snorkel ou apenas curtir as águas para banho, a Lagoa Azul é um dos pontos turísticos indispensáveis na sua viagem para Angra dos Reis. Próxima a ótima praias, a piscina natural faz parte da Ilha dos Macacos, localizada ao extremo norte de Ilha Grande. 

De fundo arenoso, rochas ao redor e água de tons surpreendentes de azul, a lagoa é uma das principais paradas de diversos passeios de barco e lancha pela região. 

Por lá, você também encontra os famosos “restaurantes flutuantes”, que são barcos que vendem bebidas e comidas, facilitando o passeio. Dica: para deixar a visita ainda melhor, passe também pela Lagoa Verde! Durante a época de maré baixa, é um dos melhores lugares para ir com crianças.

 

slide passeio lagoa azul enseada do bananal ilha grande 03 14 751
ilhagrande

6. Mergulho em Angra dos Reis

A tonalidade das águas e variedade de vida marinha faz de Angra um destino ideal para mergulho. Então se você é amante da prática, recomendo fortemente guardar um espaço no roteiro e reservar um mergulho em Angra dos Reis. Há opções para todos os gostos: em cavernas, canyons, partes rasas, partes profundas e até em naufrágios. 

young girl snorkeling in clear water.

7. Cachoeiras em Angra dos Reis 

As cachoeiras em Angra dos Reis possuem águas perfeitas para banho, muita natureza ao redor e quedas d’água incriveis, ideial para banho! 

[downloader.la] 6285439764bd6

8. Centro Histórico 

Além das praias, ilhas e outras atividades pela natureza, o Centro Histórico também merece estar na sua lista de passeios em Angra dos Reis! 

Com boa parte de seu conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, possui casarões, praças, igrejas e monumentos preservados da época colonial.

Como não é tão grande, o centro possui a vantagem de poder ser conhecido com mais tranquilidade, podendo aproveitar mais tempo em cada atração.

9. Restaurantes em Angra dos Reis

Carinhosamente chamada de “Angra”, os seus atrativos são muitos e as praias e a gastronomia local certamente são dois deles. Uma parada no almoço ou depois de curtir as belezas naturais e paisagens lindas reserva sempre um ótimo restaurante com opção para todos os gostos.

10. Pico do Frade

Formação rochosa destacada na Serra do Mar, entre Mambucaba e a Vila do Frade, tendo o formato do capuz de um frade. Seu cume tem a altitude de 1589 metros (IBGE), mas em sites de excursionismo é registrada como de 1574 metros. Seu principal acesso é feito por Bananal (SP), na região do Brejal, aonde começa longa trilha cruzando descampados, floresta, até chegar na base da imensa pedra. Daí a contornando, vai se subir por íngreme canaleta, tipo escalaminhada, alcançando o cume do Frade. Nos mirantes dele o panorama é grandioso, de um lado as montanhas do Planalto da Bocaina, do outro, o litoral de Angra dos Reis, com suas ilhas, enseadas, a Baía da Ilha Grande, Paraty ao fundo, num cenário de grande beleza.

PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA EM ANGRA DOS REIS (RJ)

  1.  

 

 


 

LEIA TAMBÉM:

Você também pode gostar:

SAQUAREMA (RJ): O guia completo da cidade!

admin

MANGARATIBA (RJ): O guia completo da cidade!

admin

NITERÓI (RJ): O Guia completo da cidade!

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com