Não categorizadoTurismo

Terra de Luz 2023: Caravana Iluminada, Liga de Natal, Mapping, show e feiras de artesanato movimentam Teresópolis

As atrações do projeto Teresópolis Terra de Luz 2023 prometem iluminar, colorir e alegrar ruas e praças da cidade a partir do dia 1º de dezembro. A agenda inclui atividades lúdicas de teatro e shows da Liga do Natal, a passagem da Caravana Iluminada Coca-Cola Femsa Brasil e um belo espetáculo de vídeo mapping na fachada da Igreja Matriz de Santa Teresa. Duas feiras de Natal, show e festival gastronômico completam a programação, que inclui decoração temática de pontos estratégicos da cidade.

Realização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, com apoio das secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos, a programação e ornamentação têm a parceria e colaboração da Fecomércio-RJ, SESC Rio, Sincomércio Teresópolis, Polo Gastronômico de Teresópolis, Coca-Cola FEMSA Brasil, Teresópolis Convention, Espaço Cultural Higino, Mox Produções Artísticas, Procutora Universus e Instituto EcoCult, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Solidária e Enel.

Liga do Natal: Nesta sexta, 1º de dezembro, das 16h às 21h, a Praça Olímpica Luís de Camões recebe as atrações gratuitas do projeto itinerante Liga do Natal 2023, com brincadeiras, contação de histórias, oficinas de arte, distribuição de gibis e o Cine de Natal – O Natal da Luna. Destaque para o espetáculo “Liga do Natal”, que tem como protagonista uma Mamãe Noel negra e empoderada que, junto com o Papai Noel e os símbolos Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende vão viver uma verdadeira aventura no Rio de Janeiro. Interativo e com muito humor, o espetáculo promove a participação do público e a formação de plateia.

Caravana Iluminada: Cinco caminhões da Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil vão passar por Teresópolis no domingo, 03/12, a partir das 16h, com ambientes instagramáveis, espaços de cenografia e saudação do Papai e Mamãe Noel em um coreto iluminado com efeitos de neve. O tema é ‘Desperte o Papai Noel que há em você’, escolhido para transmitir a mensagem de que todos têm o poder de resgatar e fortalecer a magia do Natal. O percurso começa pelo Soberbo, segue pelas avenidas principais do Alto, Várzea, São Pedro e Araras, encerrando na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha do Alto. Os organizadores alertam que o trajeto é sujeito a alterações, sem aviso.

Show na praça: Realizado em uma carreta-palco, o espetáculo gratuito ‘Natal com Dó-Ré-Mi e Padre Omar’ acontecerá no dia 07/12, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no centro da cidade, às 19h30. Conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, na companhia do Grupo Dó Ré Mi, o show promete emocionar o público com um repertório de canções natalinas.

Vídeo mapping: De 07 a 10/12, a fachada da Igreja Matriz de Santa Teresa ganhará cores e imagens especiais do Mapping de Natal, a partir das 19h, com projeções para envolver e encantar o público nas celebrações da data.

Feiras de Natal: O Espaço Cultural Higino, no Alto, será palco de duas feiras. De 07 a 10/12 o público poderá visitar a Feira de Natal, da Mox Produções, e de 14 a 17/12 acontecerá a edição especial da Teresópolis Artes Manuais, com belos e criativos artigos de artesanato.

Ornamentação: O projeto Teresópolis Terra de Luz 2023 inclui decoração e iluminação temática de pontos estratégicos, feitos pelas equipes das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, com apoio das secretarias municipais de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos. Entre eles, o pórtico de entrada da cidade e da Feirarte – a popular Feirinha de Teresópolis, o Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo, a Calçada da Fama, o Parque Regadas e o canteiro central da Reta. A Praça Nilo Peçanha, no Alto, terá painel instagramável. Árvores de Natal são instaladas em pontos estratégicos, como no início da Reta e no prédio da Prefeitura. A Praça de Santa Teresa, que recebeu do SESC Rio um ambiente temático instagramável, já conta com a tradicional árvore de Natal instalada pelas equipes da Prefeitura, que completarão a ornamentação com uma bola gigante e guirlanda.

Confira a programação:

1º DE DEZEMBRO – SEXTA
• Liga do Natal 2023
Programação gratuita:
– 16h às 19h, Brincadeiras, contação de histórias e distribuição de gibis;
– 16h às 19h40, Globo de neve gigante;
– 19h às 19h30, Cine de Natal: O Natal da Luna;
– 19h30 às 20h20, apresentações culturais;
– 20h30 às 21h30, espetáculo ‘Liga do Natal’;
– 21h30, Encerramento.
Local: Praça Olímpica Luís de Camões, Várzea
Realização: Produtora Universus e Instituto EcoCult
Patrocínio: Governo do Estado/Sec. Est. de Cultura e Economia Criativa, Enel Distribuição Rio.

3 DE DEZEMBRO – DOMINGO
• 10h – Cultura de Raiz – Edição Especial Dia do Samba
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch
(Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Realização: Secretaria Municipal de Cultura

• 16h – Caravana Iluminada da Coca-Cola
Percurso: Saída do Soberbo; avenidas Rotariana, Oliveira Botelho (Alto/Feirarte) e Feliciano Sodré (Várzea/Prefeitura); ruas Tenente Luís Meirelles (Ginásio Pedrão) e Waldir Barbosa Moreira (Rodoviária); avenidas Delfim Moreira, J. J. de Araújo Regadas e Lúcio Meira (Reta); ruas Djalma Monteiro, Tenente Luís Meirelles e Governador Roberto Silveira (em direção a São Pedro); ruas Fileuterpe, Jorge de Lima, Amapá e Amazonas (Araras e Fátima) até a Praça Higino da Silveira/Feirarte (Alto), de onde segue para Petrópolis.
Realização: Coca-Cola FEMSA Brasil
Obs.: Percurso sujeito a alterações, sem aviso.

7 DE DEZEMBRO – QUINTA
• 19h30 – Espetáculo ‘Natal com Dó-Ré-Mi e Padre Omar’
Local: Praça Olímpica Luís de Camões, Várzea
Realização: SESC Rio

7 a 10 de DEZEMBRO – QUINTA A DOMINGO
• Feira de Natal
Local: Espaço Cultural Higino
(Av. Oliveira Botelho, 365, Alto)
Realização: Mox Produções Artísticas

• 19h, Mapping de Natal
Local: Matriz de Santa Teresa, na Várzea
Realização: SESC Rio

14 a 17 de DEZEMBRO – QUINTA A DOMINGO
• 10 às 19h, Feira Teresópolis Artes Manuais – Edição Especial
Local: Espaço Cultural Higino
(Av. Oliveira Botelho, 365, Alto)
Realização: Secretaria Municipal de Cultura

ATÉ 25 DE DEZEMBRO
• 6º Festival Gastronômico Quebra Nozes
São 18 restaurantes e 18 pratos elaborados com ingredientes típicos natalinos
Local: Restaurantes do Polo
Realização: Polo Gastronômico de Teresópolis

Fotos:

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo