Não categorizado

Guapimirim recebe exposição itinerante do Museu de Arte do Rio

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição, chega a sua terceira parada em Guapimirim. A mostra que iniciou em setembro, e já passou pelas cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias, tem a proposta de fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, trazendo obras que tratam sobre as moradias populares, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia pelos moradores. A próxima cidade a completar a itinerância será Campos dos Goytacazes, em janeiro de 2024.

 “Meu lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas. O ponto de partida para a exposição é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das habitações no país são erguidas pelos próprios moradores. “O público tem se identificado bastante com a mostra. Eu gosto de andar no meio dos visitantes, prestando atenção nas conversas, e os comentários que mais ouço são: isso lembra a casa da minha avó, lembrei da minha casa, parece minha mãe…Também é muito emocionante ver pessoas que estão indo pela primeira vez a uma exposição, sabendo que o que tornou isso possível foi a itinerância, foi o fato de o museu ter ido até elas”, destaca Thiago Fernandes, curador da exposição. A mostra será marcada por uma ampla programação com atividades gratuitas aos finais de semana.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

 

ENEL BRASIL

A Enel Brasil é a maior empresa do setor elétrico brasileiro e líder no desenvolvimento de fontes renováveis de energia no país. É hoje uma das maiores patrocinadoras de cultura do Brasil por meio de leis de incentivo, investindo em cultura, esporte e educação por um amanhã melhor.

Patrocinadora da exposição itinerante “Meu Lugar”, a Enel Rio é a distribuidora do Grupo Enel com atuação em 66 municípios do Estado. abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

 

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 

🔹 Serviço:

 

“Meu Lugar”

Local Praça Paulo Terra – Guapimirim/RJ

Abertura 10 de dezembro de 2023

Abertura da exposição: 16 horas

Entrada gratuita

Horários de funcionamento: sexta a domingo, das 11h às 20h

Encerramento: 14 de janeiro de 2023

 

Próxima cidade:

Campos dos Goytacazes  – 24/01/2024 a 18/02/2024

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

DEZEMBRO

Domingo – 10/12/2023 –  16:00 horas – Abertura Exposição –

17:00 Música ao vivo –  Grupo CDC . 18:00 teatro- Teca pop Star

Sexta – 15/12/2023 – De 18:00  às 20:00 horas – Música mecânica –  DJ Louise

Sábado – 16/12/2023 – às 19:00 horas –  Música ao vivo – Dion e banda .

Domingo  –  17/12/2023 – às 16:00 horas  – Teatro Infantil – Grupo Teatral in Foco –  “A Poção Mágica “.

JANEIRO

Sexta- 05/01/2024 – De 18:00  às 20:00 horas – Música mecânica- DJ VT Oliveira .

Sábado – 06/01/2024 – às 19:00 horas – Música ao vivo- Grupo Eternizar.

Domingo- 07/01/2024 –  às 16:00 horas- Teatro infantil /Circense- Adorável Cia  –  “Nosso Grande Espetáculo”.

Sexta –  12/01/2024 –  De 18:00  às 20:00 horas-  Música mecânica –  DJs Louise e VT Oliveira .

Sábado – 13/01/2024 – às 19: 00 horas – Música ao vivo – Voz e violão –   Gabi Santos.

Domingo – 14/01/2024 –  Encerramento – às 16:00  horas   – Teatro Infantil – Grupo Teatral in Foco-   “Os Três Porquinhos” .

17:00 Horas – Batalha de rima das diversidades independência BXD

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo