Cidades Costa do Sol - RJ

RIO DAS OSTRAS (RJ): O guia completo da cidade!

SOBRE A CIDADE DE RIO DAS OSTRAS (RJ)

Rio das Ostras com os seus belos contornos naturais e suas 15 praias que encantam pela preservação e infraestrutura é uma ótima pedida para o turista se esbaldar.

Bares, restaurantes e quiosques oferecem o melhor da gastronomia regional. Atrações como a Praça da Baleia, o Parque dos Pássaros (maior viveiro da América Latina), o Festival de Jazz e Blues e o Monumento Natural dos Costões Rochosos não podem deixar de ser visitadas.
A praia da costa azul é muito badalada, enquanto que a praia da joana é uma das mais belas da região.

A reserva biológica da união é uma área verde de extrema importância ao eco sistema e que vale ser visitada. São mais de 7 mil hectares de mata atlântica e tem o espaço de preservação do mico leão dourado e outras espécies em extinção.

O monumento natural dos costões rochosos localizado entre a praia da baleia e a praia da joana é um espetáculo a parte.

A praia da boca da barra é uma piscina natural ao ar livre com muita tranquilidade e lugar perfeito para encontro com amigos saboreando os petiscos dos quiosques.

O museu Sambaqui da Tairoba é um patrimônio nacional inaugurado em 2015 e possui um acervo histórico de ossadas da comunidade que ali vivia há 3.500 anos. Vale visitar e fazer o registro.

A praia da virgem é o local totalmente preservado que enche os olhos dos naturalistas de orgulho, lugar tranquilo, preservado e cheio de vida.

Rio das Ostras com a hospitalidade dos seus habitantes possui um vasto número de pousadas com estrutura e conforto para a sua estadia ser ainda melhor. Visite Rio das Ostras!

FOTOS DE RIO DAS OSTRAS (RJ):

VÍDEO DE RIO DAS OSTRAS (RJ)

/

 

O QUE FAZER EM RIO DAS OSTRAS (RJ)

As belas paisagens de Rio das Ostras compõem um cenário natural encantador! Praias e atrações fazem parte do roteiro turístico da cidade, como a orla de Costazul, a Praça da Baleia, a Lagoa do Iriry, o Parque Municipal e o Parque dos Pássaros. Muitas outras opções de lazer e entretenimento podem ser encontradas de forma acessível para moradores e visitantes do município.

1) PIER DO EMISSÁRIO DE COSTA AZUL
Foto do Pier de Costazul

O píer avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço. Ideal para aproveitar o nascer do sol e admirar toda orla da praia de Costa azul vista por um ângulo privilegiado

2) ORLA DO CENTRO

Foto da Praia de Mar do Norte

Com um cenário de tirar o folêgo a Orla do Centro oferece uma excelente infraestrutura, com bares, restaurantes e quiosques. É lá que está localizada a Concha Acústica, a Figueira Centenária e o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição.

3) PRAÇA DA BALEIA

Foto da Praça da Baleia

Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo

4. MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA

Foto do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Inaugurado em 1998, o museu é um dos únicos “in situ” do Brasil. Aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), em reconstituição da pré-história da região.

Possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre 4 mil anos.

O Sítio Arqueológico foi registrado com o nome Tarioba pelo próprio IAB em 1967. O termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas. Em 2003 sofreu importante revitalização com instalação de sistema interno de som, vitrines e projeto de iluminação novos para melhor visualização do material exposto.

Localização: Rua Dr. Bento Costa Júnior,70
Funcionamento: FECHADO PARA MANUTENÇÃO

5. APA DA LAGOA DE IRIRY

Foto da Lagoa de Iriry

Unidade de conservação conhecida pela sua água escura originada pela vegetação existente, que oferece infraestrutura de quiosques, trilhas e um mirante com cerca de 20 metros de altura, que possibilita registrar lindas imagens da cidade.

6. CENTRO FERROVIÁRIO DE CULTURA GUILHERME NOGUEIRA PRAÇA DO TREM

Foto da Praça do Trem

A Praça do Trem possui uma área de 6.500 m², sendo 420 m² de área construída. A réplica de uma estação de trem, com direito a Maria-fumaça encanta os visitantes. A praça fica localizada na Rua Henrique Sarzedas, s/nº Rocha Leão.

LOCALIZAÇÃO
 
7. MONUMENTO NATURAL DOS COSTÕES ROCHOSOS
Foto do Monumento Natural dos Costões Rochosos
 
O Monumento Natural dos Costões Rochosos, é uma extensa faixa de rochas e praias compreendidas entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em unidade de conservação pelo Município e possui fauna e flora rica e diversa. Ótimo local para caminhadas e contemplar o nascer do sol.
 
8. CASA DE CULTURA DR. BENTO COSTA JÚNIOR
Foto da Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior

Construída no final do século XIX para abrigar material de pesca e mais tarde como depósito de sal, somente em meados de 1940 foi transformada em residência da família do médico Bento Costa Júnior. O imóvel, considerado uma das mais antigas construções de Rio das Ostras, guarda em seu interior histórias significativas de uma pequena vila de pescadores.

A avaliação oficial feita pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), considerou o espaço patrimônio histórico e cultural da cidade. O trabalho de restauração veio em seguida observando e mantendo seu estilo arquitetônico.

Em seu salão de exposições, totalmente reformado, com iluminação adequada, são realizadas exposições de artistas plásticos dos mais variados estilos.

Localização: Rua Dr. Bento Costa Júnior,70
Funcionamento: de terça a sexta-feira de 9h às 18h
Aos sábados de 12h às 17h

9. POÇO DE PEDRAS

Foto da Poço de Pedras

Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras.

Registros históricos indicam que o poço era utilizado pelos antigos navegadores que cruzavam a Baía Formosa e aportavam no cais do morro do Limão (atual Iate Clube) para que a tripulação pudesse ter água potável.

Na década de 90, após as obras de calçamento da orla da Praia do Centro, o Poço de Pedras foi demolido. No ano de 2000, após o trabalho de busca de registro fotográfico antigo da cidade realizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, foi totalmente reconstruído pela Prefeitura e passou a ser ponto constante de visitação de turistas.

10. PARQUE DOS PÁSSAROS

Foto do Parque dos Pássaros

O Parque Municipal dos Pássaros tem o objetivo preservar e resgatar espécies de aves nativas da região de restinga. Nele, os visitantes podem observar a fauna e a vegetação característica da Mata Atlântica, ao percorrer suas trilhas ecológicas.

No Centro de Visitantes é possível ter acesso a exposições artísticas de cunho ambiental.

Excepcionalmente nesse período de pandemia do Covid-19, o Parque está temporariamente fechado.

Rua: Petrópolis, S/N – Jardim Mariléa

Tel.: (22) 2771-6420 / 2771-6421

11. ORLA DE COSTA AZUL

Foto da Orla de Costazul

A orla de Costazul conta com área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de área de restinga preservada.

LOCALIZAÇÃO
 
12. FIGUEIRA CENTENÁRIA

Foto da Figueira Centenária

Árvore centenária localizada à beira-mar que, segundo relatos históricos, serviu de abrigo a Imperadores que faziam em Rio das Ostras uma breve parada em seu roteiro de viagem pela região. A Figueira conta, com bancos ao seu redor para que as pessoas possam descansar à sombra de sua copa e admirar as belezas da costa riostrense.

LOCALIZAÇÃO
 
13. CENTRO FERROVIÁRIO DE CULTURA

Foto do Centro Ferroviário de Cultura

O Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira funciona na antiga Estação Ferroviária de Rocha Leão. Sua construção, utilizando mão de obra escrava, iniciou em 1877 e foi concluída em 1887. As paredes, em blocos de pedra bruta fixadas com estrume, mantêm até hoje o ar bucólico da época. A cobertura do prédio, com telhas francesas vindas de Marseille (França) foram preservadas.

Em 2006, uma revitalização foi realizada e todo o prédio ganhou novo visual com pintura externa em cores mais vivas. O Museu Ferroviário foi valorizado com nova iluminação e melhor disposição das peças pertencentes à antiga Leopoldina Railway.

Localização: Rua Waldenir Heringer, s/nº
Funcionamento: de terça a sábado de 9h às 12h e de 13h30 às 18h

Como Chegar:
A partir da Igreja Matriz; seguir a Rodovia Amaral Peixoto, na direção de Barra de São João; dobrar no trevo de Rio das Ostras em direção a Rio Dourado; ao chegar na BR-101, dobrar à direita em direção a Campos; percorrer cerca de 5 km; descer na pista ao lado do antigo Posto de gasolina; dobrar à direita e seguir os trilhos por cerca de 200m.

14. PARQUE MUNICIPAL ROBERTO PEREIRA INOCÊNCIO – ROBERTO CAÇÃO

Foto do Parque Municipal Roberto Pereira Inocêncio - Roberto Cação

Antigo horto florestal do DER-RJ, o Parque Municipal Roberto Cação foi inaugurado em 10 de abril de 1997 e possui 31,84 hectares de área verde. Localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no Km 156, na altura de Mar do Norte. É responsável pela produção de mudas e compostagem para manutenção do paisagismo de áreas verdes e jardin da prefeitura.

O Parque é um espaço ideal para caminhada, ginástica ao ar livre, piquenique ou simplesmente contemplação da natureza em suas trilhas que levam ao topo da montanha onde é possível visualizar a paisagem exuberante do litoral de Rio das Ostras.

O local conta com estrutura para recepção de visitantes, como: Parquinho, lago, trilha e espaço Socioambiental Ipê Amarelo onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental.

O Parque Municipal abre para visitação de terça a domingo, das 9 às 16 horas.

Tel.: (22) 2764-8253

15. CANTAGALO

Foto da Praça de Cantagalo

Rio das Ostras é essencialmente conhecido pelas suas praias, mas as potencialidades turísticas deste balneário no interior do Estado do Rio de Janeiro não se limitam a área urbana.

A zona rural de Rio das Ostras reserva grandes surpresas para quem quer desfrutar da natureza exuberante que reúne campo, montanhas, lagos e um “jeitinho da roça”, bem próximo da cidade, a apenas 15km do Centro.

De fácil acesso por via pavimentada, Cantagalo é onde se pode encontrar áreas de lazer, pousadas (que também disponibilizam day use com piscina), tanques de pesca, arvorismo, passeio por trilhas, restaurantes, haras, criação de diversos animais de fazenda, venda de produtos como geleias, biscoitos caseiros, queijos, licores, pimenta e compotas da agricultura familiar, e até o cultivo de uvas. Um lugar aprazível para quem gosta de curtir a natureza.

A pracinha Waldemar Alves Barcelos, recebe obras de manutenção constantes e é um lugar ao ar livre para desfrutar da tranquilidade de Cantagalo com a família. A segurança é garantida pela Base Comunitária de Segurança.

Para registrar o passeio, também fica na praça a escultura de um Galo, doada pela iniciativa privada e que garante boas fotos aos visitantes.


PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA EM RIO DAS OSTRAS (RJ)


 

 

Você também pode gostar:

QUISSAMÃ: O guia completo da cidade!

admin

BARRA DO PIRAÍ (RJ): O que fazer, onde ir, confira o guia completo da cidade!

admin

NOVA FRIBURGO (RJ): O guia completo da cidade!

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com