Não categorizadoTurismo

Nova Diretoria Executiva do CONRETUR Agulhas Negras é eleita

Assembleia Geral de Eleição aconteceu na CDL Resende/Itatiaia

O Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras (CONRETUR), realizou nesta terça-feira, dia 13, sua Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova Diretoria Executiva. A reunião aconteceu na sede da CDL Resende/Itatiaia e contou com a participação da maioria dos conselheiros e conselheiras das 27 entidades que compõem o conselho.

A eleição transcorreu por aclamação e o Advogado Dr. Mário Thieme, representante da CDL Resende/Itatiaia foi eleito como presidente e o Empresário Francisco Nogueira de Santa Rita, representante da Associação Empresarial Pró-Penedo foi eleito como vice-presidente.

O CONRETUR Agulhas Negras foi criado em 1997, por iniciativa de um grupo de empresários e foi o primeiro Conselho Regional de Turismo no estado do Rio de Janeiro, muito antes da implantação do Programa de Regionalização do Turismo por parte do Ministério do Turismo.

O Conselho tem uma importância histórica na luta pelo desenvolvimento do turismo regional, servindo de modelo para outras regiões do estado. Por sua iniciativa junto à ALERJ, a região foi denominada como Agulhas Negras, através da Lei N° 3.395, de 5 de maio de 2000, que compreende os municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real.

O atual Presidente do CONRETUR, Marcelo Carrasco Jimenez “agradeceu a presença e o apoio de todos durante seu mandato de 2020/2022, ressaltou a importância do trabalho do Conselho na articulação de uma política regional de turismo, atuando em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo – SETUR RJ no período mais difícil para a atividade, durante a pandemia, quando a maioria das empresas turísticas ficou fechada por meses.

A atuação do Conretur junto à SETUR RJ na elaboração de protocolos de segurança sanitária foi fundamental pra orientar as empresas e lutar pela reabertura das mesmas. Destacou ainda, no seu mandato, a realização do Fórum Regional de Turismo nas Agulhas Negras em parceria com a SETUR RJ e com a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Itatiaia, e ainda a elaboração do Projeto de Sinalização Turística da região pelo Estado”.

O presidente eleito, Dr. Mário Thieme, prestigiando o atual presidente e todos que compõem a Diretoria e Conselho, “declarou que aceitou o desafio de assumir o comando do Conselho, com total apoio da sua Entidade, a CDL Resende/Itatiaia através de seu Presidente Victor Gonçalves para realizar um trabalho de fortalecimento do Conselho, com uma estruturação que permita a captação de recursos para implantação de ações prioritárias, com atuação mais efetiva das entidades que o compõem, para o fortalecimento do turismo regional.”  Ainda, segundo o Presidente eleito, “na próxima reunião será trabalhado o Planejamento Regional, para nortear os trabalhos no próximo mandato 2022/2024”.

O vice-presidente eleito, Francisco Nogueira de Santa Rita “declarou estar muito feliz em aceitar esse desafio, pois sente uma responsabilidade enorme em dar continuidade ao legado de sua mãe, a empresária Malu Santa Rita, sempre tão atuante nas Associações de Turismo de Penedo, de Itatiaia, da Região e do Estado, era a embaixadora do turismo de Penedo, e se comprometeu em trabalhar também pelo fortalecimento do Conselho.”

Presentes à Assembleia os Conselheiros e Conselheiras representantes da Secretaria de Turismo de Itatiaia Denilson Sampaio e Éric Herman Ost; do Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia, Marcelo Carrasco Jimenez e Diva Rezende Pereira; da Secretaria de Turismo de Resende, Luiz Eduardo Rodrigues Saldanha e Antônio Leão; do Conselho Municipal de Turismo de Resende, Antônio Carlos Abrão Teixeira e Laís Amaral Júnior; da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real, Humberto Ettore Neto e Danielle Delfino Francisco; da ABIH e da Associação Empresarial Pró-Penedo, Francisco Nogueira de Santa Rita;  do SEBRAE Médio Paraíba ,Paola Tenchini e Clarissa Menezes; do Parque Nacional do Itatiaia, Luiz Gonzaga Barbosa Aragão e Luiz Sergio Sarahyba; da RPPN Agulhas Negras, Eliel de Assis Queiroz; da CDL Resende/Itatiaia, Mário Thieme e Emílio Castro e o presidente Victor Gonçalves; da Associação Comercial de Resende, Antônio Carlos Abrão Teixeira e Carlos Alberto de Moura Rivelli e o presidente Raed Jawdat; da Associação de Hotéis de Resende, Eduardo Lemos; da Associação de Lojistas da Pequena Finlândia, Flavio Marques; da Associação Comercial de Visconde de Mauá, Jussara Fortes Nunes; da ADR Lider Vale Médio Paraíba, Roberta Dias de Oliveira, e ainda a convidada Guia de Turismo Célia Vieira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo