Não categorizadoTurismo

MTur lança cartilha e websérie sobre Turismo Gastronômico

O Ministério do Turismo (MTur) deu mais um passo para ampliar o segmento gastronômico no Brasil e anunciou, nesta terça-feira (04.04), o lançamento de dois produtos voltados ao tema: uma websérie e uma Cartilha Técnica sobre Roteirização em Turismo Gastronômico. Os materiais, que foram anunciados durante a WTM Latin America, tem como objetivo auxiliar gestores e profissionais que já atuam ou desejam atuar no segmento de turismo gastronômico a criarem e desenvolverem rotas, roteiros ou experiências nos diversos destinos turísticos brasileiros.

Realizado por meio de uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e Instituto Federal de Brasília (IFB), os materiais são produto do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. Com a estruturação e divulgação da cartilha e da websérie, é esperado que rotas, roteiros e experiências gastronômicas sejam ampliadas, uma vez que a gastronomia brasileira é um dos quesitos que melhor ilustram identidade do país e constitui fator de atração de visitantes, sendo um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros que visitam o Brasil.

Na Cartilha Técnica (CLIQUE AQUI e acesse), gestores e profissionais encontrarão um verdadeiro guia sobre como estruturar roteiros gastronômicos. A cartilha mostra aos leitores como a gastronomia e a cultura alimentar podem impulsionar o desenvolvimento turístico de uma região, fazendo com que eles pensem e criem um roteiro desde o zero.

De forma prática e com linguagem simples, o material traça um plano de rota, explica como tirar um roteiro de turismo gastronômico do papel e leva o leitor a aplicar o roteiro na prática, trazendo exemplos de sucesso que servem como inspiração e um verdadeiro passo a passo para a criação de um roteiro.

Já na websérie de Roteirização do Turismo Gastronômico (CLIQUE AQUI e acesse), o gestor ou profissional de turismo contará com três capítulos que são uma verdadeira aula sobre a roteirização de um atrativo gastronômico.

O primeiro episódio será momento de entender os principais conceitos e estratégias para desenvolver roteiros de turismo gastronômico nos destinos. Já no segundo momento da série, o interessado vai avançar nesses conceitos e conhecer alguns exemplos de roteiros.

O terceiro finaliza mostrando o restante dos casos de sucesso e leva o gestor ou profissional a colocar a “mão na massa” e trabalhar pelo seu roteiro.

CURSO GRATUITO – Além da roteirização, o MTur também oferece cursos voltados à gastronomia no turismo. A qualificação é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (SENAC-PR) e estão com vagas abertas até a próxima quinta-feira (06/04).

Ao todo, são 584 vagas ofertadas para os cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (105); Cozinha Brasileira (105); Cozinha Internacional (78); Cozinha Japonesa (106); e Sustentabilidade Aplicada a Cozinha (190).

As vagas ofertadas são destinadas às pessoas de baixa renda e os cursos serão realizados na modalidade à distância (EaD). Para saber mais detalhes, CLIQUE AQUI.

Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo