Não categorizadoTurismo

MTur e BID divulgam cartilha: “Caminhando para a resiliência no turismo”

O Ministério do Turismo (MTur) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançam o caderno didático “Caminhando para a resiliência no turismo – Gestão de crises e desastres”, com o objetivo de ampliar o conhecimento do setor sobre o tema, assim como compartilhar referências de conceitos e estudos de casos que podem apoiar a implementação de ferramentas de gestão de crises e desastres nos destinos brasileiros.

Idealizada durante a pandemia da Covid-19, a publicação pode guiar a atuação de gestores públicos e privados no setor para que reforcem a resiliência de destinos e negócios em futuras crises – não apenas sanitárias. Compartilhando conceitos e muitos exemplos, a cartilha mostra ao leitor situações que poderão orientar a definição de planos, medidas e ações que podem aprimorar o processo de gestão de crises e desastres no setor. Clique AQUI e saiba mais.

O conteúdo do caderno é dividido em dois capítulos. O primeiro expõe os principais conceitos sobre gestão de crises e desastres e mudanças climáticas, a perspectiva de como essas ocorrências têm impactado o turismo em todo o mundo, e a situação atual no Brasil. Já o segundo capítulo, aponta os principais modelos referenciais que podem ser utilizados para estruturar o processo de gestão de crises e desastres no setor e inclui exemplos de ferramentas e medidas concretas adotadas em destinos turísticos de todo o mundo.

O documento conta também com um repositório de artigos, relatórios, manuais e outros documentos consultados ao longo da elaboração do caderno didático e que estão disponíveis para a consulta pública. Entre elas, estão documentos publicados pelos governos de países como Japão, Austrália, pela Agência Caribenha de Gestão de Emergências em Desastres (CDEMA, por suas iniciais em inglês), pela Coordenação dos Estados Membros da Organização de Cooperação Islâmica (COMCEC), entre outras instituições.

SOBRE O BID – O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo