Não categorizadoTurismo

Macaé mantém categoria A no ranking nacional de turismo

Macaé tem 23 km de litoral com praias
Macaé tem 23 km de litoral com praias — Foto: Secom Macaé

Os mais de 23 km de litoral com praia são um dos motivos pelos quais Macaé está entre os destinos escolhidos por turistas de todo o país. Conhecido pela potência natural, o município do Rio de Janeiro permaneceu na categoria A no Mapa do Turismo Nacional 2023. A pesquisa, divulgada pelo Ministério do Turismo em maio deste ano, categorizou 2.477 municípios brasileiros.

— Esse resultado leva em conta o desempenho da economia no turismo em nosso município, além de indicar que a cidade está atendendo às expectativas do Ministério do Turismo. A categorização avalia a nossa capacidade turística, bem como o trabalho que vem sendo realizado, os investimentos no turismo e como operacionalizamos isso tudo. Estamos muito felizes por manter Macaé no topo do turismo nacional. Isso chancela ainda mais o trabalho do governo municipal no fomento do setor e nas parcerias com as instituições e a iniciativa privada— destaca Léo Anderson, secretário adjunto de Turismo.

A retomada das atividades turísticas no município tem sido amparada por ações da prefeitura que visam criar um ambiente propício ao desenvolvimento do setor em diferentes segmentos como esporte e cultura, além do de negócios. Uma dessas estratégias é a criação do Calendário de Eventos Turísticos, com programação de janeiro a dezembro, que é visto como uma forma de ajudar o município a atrair turistas em diversas épocas.

— O calendário, que retornou em 2022, conta com uma série de festivais gastronômicos, eventos musicais, esportivos e culturais, entre outros temas. A realização ao longo de todo o ano ajuda o município a atrair turistas em diversas épocas, reduzindo, assim, a sazonalidade do turismo. Em datas como réveillon e carnaval, por exemplo, são registradas taxas de ocupação na rede hoteleira de 100% — afirma o secretário.

Em datas como réveillon e carnaval são registradas taxas de ocupação na rede hoteleira de Macaé de 100% — Foto: Secretaria de Comunicação de Macaé/Divulgação
Em datas como réveillon e carnaval são registradas taxas de ocupação na rede hoteleira de Macaé de 100% — Foto: Secretaria de Comunicação de Macaé/Divulgação

Agraciado com mar e montanha, Macaé mantém o charme que lhe garantiu o apelido de “princesinha do Atlântico”, e apresenta atrativos capazes de atender a gostos variados. A região serrana do município, por exemplo, destaca -se pelas cachoeiras e pela prática do ecoturismo e do turismo de aventura. O Rio Macaé é palco de esportes radicais, como o rafting, que é operacionalizado por receptivos locais.

Anderson destaca também passeios culturais e programas mais românticos, como “assistir ao pôr do sol na Lagoa de Imboassica e depois degustar uma boa refeição na badalada Praia dos Cavaleiros, com opções de cozinha nacional e internacional, bares, lanchonetes e restaurantes”.

Macaé é conhecida pelo seu potencial natural — Foto: Secom Macaé
Macaé é conhecida pelo seu potencial natural — Foto: Secom Macaé

— Não podemos esquecer a cultura, indelevelmente presente na vida local e vivenciada a partir dos seus Lugares de memória, como o Solar dos Mellos, passando pelo Forte Marechal Hermes, pela Igreja de Sant’Anna, as sociedades musicais Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora, dentre muitos outros — completa. 

Classificação A

Macaé está no topo desse ranking do turismo nacional desde 2017, quando conquistou a categoria A. Foram considerados os dados oficiais do Ministério do Turismo consolidados em 2022: número de empregos formais no setor de hospedagem (1.275 empregos gerados) e número de estabelecimentos formais de hospedagem (59, segundo o IBGE), além do fluxo turístico doméstico (486.356 visitantes) e internacional (15.241 mil visitantes), e arrecadação de impostos no setor R$ 8.103.191.

Segundo o secretário Léo Anderson, o município possui a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro. Na cidade e na serra, existem desde pequenas pousadas a grandes hotéis de redes internacionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo