Não categorizadoTurismo

EAD de Turismo Rural do Senar Rio finaliza programação no Vale do Café

Entre os meses de abril e agosto, foi realizado o Programa de Formação em Turismo Rural do Vale do Café. Cerca de 250 participantes estiveram presentes, entre produtores rurais, guias e condutores de trilhas, e pessoas interessadas em trabalhar com o turismo rural.

O objetivo foi ampliar o olhar sobre a propriedade rural, identificando e ampliando negócios de turismo de forma consciente e sustentável, com ênfase na segurança dos visitantes, respeitando as questões ambientais e capitalizando as habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

A formação gratuita teve uma carga horária de 80 horas e foi realizada em formato híbrido, combinando estudos na plataforma do SENAR Rio (www.ead.senar-rio.com.br), aulas e consultorias presenciais para que os estudantes pudessem colocar em prática o conhecimento adquirido.

O conteúdo foi dividido em cinco módulos: oportunidade de negócio, relacionamento com o cliente, planejamento do Circuito Turístico Rural, comercialização de produtos e planejamento de empreendimentos rurais.

O curso atendeu às cidades que fazem parte do Vale do Café (Barra do Piraí, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Valença e Vassouras) e outros municípios turísticos, como Petrópolis, Duas Barras, Macaé, Nova Friburgo, Resende e Varre-Sai.

Para a coordenadora pedagógica do SENAR Rio, Raque Lima, a parceria com as instituições dos municípios do Vale do Café foi uma excelente experiência e confirmou o grande potencial turístico do Vale, não apenas para o Turismo Rural, mas também outras modalidades.

“O trabalho conjunto dos parceiros e participantes favorece a criação de circuitos turísticos, uma das propostas trabalhadas no curso. A cada turma, integrávamos municípios de outras regiões com realidades e características diferentes do Vale do Café, valorizando assim o Turismo Rural Fluminense. Estamos ansiosos para programarmos, junto aos nossos parceiros sindicatos rurais e outras instituições dos municípios, as próximas turmas”, disse.

O curso contou com a parceria da Secretaria de Turismo e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, Sebrae, Preservale e Vale do Café Convention & Visitors Bureau e ABIH-RJ.

Novas turmas

Se você não conseguiu participar dessas turmas, não desanime. Estão abertas as inscrições para a última turma que atenderá dois municípios do Vale do Café (Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes) e fora do Vale do Café (Varre-Sai). Para quem deseja participar da última turma do ano, acesse a Plataforma EaD do SENAR Rio: www.ead.senar-rio.com.br

Outras informações:
E-mail: ead@senar-rio.com.br
WhatsApp: (21) 99220-4708

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo