Cidades Costa do Sol - RJ

QUISSAMÃ (RJ): O guia completo da cidade!

SOBRE A CIDADE DE QUISSAMÃ (RJ)

Quissamã (RJ): Localizada próximo à região sul da Lagoa Feia, as águas doces, mornas e escuras da Enseada do Tatu são uma de suas principais atrações. Nas margens a típica vegetação de restinga é ideal para campings. Surfistas costumam frequentar a Praia do Farol e a Barra do Furado, ambas no norte. Quase 60% da área do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica no município, onde também está localizada a sede.

HISTÓRIA DE QUISSAMÃ (RJ)

Em 9 de agosto de 1627, as terras compreendidas entre o Rio Macaé e o Cabo de São Tomé, aí incluídas as terras de Quissamã, foram doadas por sesmarias aos “Sete Capitães” (Miguel Aires Maldonado, Gonçalo Correa, Duarte Correa, Manoel Correa, Antônio Pinto, João de Castilho, Miguel Riscado), por Martim de Sá, em pagamento por serviços prestados à Coroa Portuguesa.

Consta que o nome Quissamã foi dado à região pelos Sete Capitães, quando de sua viagem de exploração em 1832. Ao chegarem à Aldeia Nova foram recepcionados por um grupo de índios, encontrando-se entre eles um negro. Ao indagarem quem era ele e como viera para ali, respondeu-lhes que era forro; ao perguntarem se era crioulo da terra respondeu-lhes simplesmente que era da Nação Quissamã na África. Quissamã é uma palavra de origem Angolana e é uma cidade que fica a 80 km de Luanda na foz do Rio Kwanza.

A freguesia do Furado foi o núcleo de população mais antigo de Macaé, seguindo-se -lhe o de Quissamã.

A Povoação de Nossa Senhora do Desterro de Quissamã foi elevada à categoria de freguesia em 1749.

Consta que o brigadeiro José Caetano foi fundador da Vila e construtor da Matriz. Com a instalação definitiva do capitão Manuel Carneiro da Silva em Mato de Pipa, iniciou-se, a seu redor, a expansão de Vila de Quissamã.

Desde o início da instalação dos primeiros colonizadores, o controle administrativo de Quissamã era exercido pelas autoridades da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytagazes, até que em função da distância entre a Vila e as freguesias de Nossa Senhora do Desterro de Quissamã e de Nossa Senhora das Neves, o Bispo do Rio de Janeiro decidiu, 1802, erigir a freguesia de Quissamã em Cabeça de Comarca, ficando subordinada a esta, freguesia de Nossa Senhora das Neves.

Gentílico: quissamaense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Quissamã, por alvará de 12-01-1755 e decretos nº 1, de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, subordinado ao município de Macaé.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Quissamã figura no município de Macaé.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Quissamã permanece no município de Macaé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-XIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Quissamã, pela lei estadual nº.1419, de 04-01-1989, desmembrado de Macaé. Sede no antigo distrito de Quissamã. Com área do distrito de Quissamã e parte do distrito de Carapebus. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em “Síntese” de 31-XII-1994, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

FOTOS DE QUISSAMÃ (RJ):

O QUE FAZER EM QUISSAMÃ (RJ)

 

Praia do Visgueiro
Praia do Visgueiro
Localizada no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a Visgueiro é uma praia de restinga com areias brancas em seus dois quilômetros de extensão. Nela, a fauna diversificada é composta por lagartos, mariscos e caranguejos. Os moradores do local são, em sua maioria, pescadores Que tiram seu …

Praia de Barra do Furado

 

Praia de Barra do Furado

A Praia Barra do Furado, situada em Quissamã,  é dona de uma beleza rústica. Com um mar verde transparente e com boas ondas, é procurada normalmente para esportes náuticos, principalmente surf, além de futebol e vôlei de praia. É bastante frequentada por moradores próximos, e em algumas é …

Parque Nacional de Jurubatiba

 

Parque Nacional de Jurubatiba

Única área de preservação dedicada à vegetação de restinga, o Parque Nacional de Jurubatiba é um dos maiores tesouros ambientais do país. Criado por Decreto Federal em 24 de abril de 1998, Jurubatiba é uma Unidade de Conservação Federal que tem como objetivo preservar o patrimônio natur …

Lagoa Feia

 

Lagoa Feia

A segunda maior lagoa de água doce do país (a primeira é a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul), a Lagoa Feia recebeu esse nome porque foi “descoberta” em um dia de tempestade, quando suas águas revoltas assustaram os que lá chegaram. O local é muito procurado por visitantes e moradores da r …

Fazenda São Miguel

 

Fazenda São Miguel

Datada de 1858, a Fazenda São Miguel foi a primeira residência do barão e visconde de Quissamã. Vendida no final do século XIX, a fazenda acabou, anos mais tarde, nas mãos do engenheiro francês M. Bodaine que, em 1908, construiu o solar que hoje pode ser visitado. A casa, uma típica represen …

Fazenda São Manoel

 

Fazenda São Manoel

Erguida em uma elevação com visão para os vales dos rios Macabu e do Meio, a sede da Fazenda São Manoel data de 1886. A fazenda encontra-se em ótimo estado de conservação. Construída no fim do século XIX, quando a arquitetura começava a deixar os traços estilísticos do neoclássico e a a …

Fazenda Machadinha

 

Fazenda Machadinha

A Fazenda Machadinha foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1979, pelo valor histórico do que restou de sua casa grande erguida entre 1853 e 1867. Senzalas, armazéns e a capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio foram construídas em 1833. Desapropriado pe …

Casa Mato de Pipa

 

Casa Mato de Pipa

Mais antiga casa de senhor de engenho ainda de pé na região do norte fluminense, a sede da Fazenda Mato de Pipa foi o centro ao redor do qual cresceu o povoamento que se tornaria o município de Quissamã. Erguida entre 1777 e 1782 por Manuel Carneiro da Silva, a propriedade foi visitada pelo Impe …
 


VÍDEOS DE QUISSAMÃ (RJ)Rio de Janeiro


 

PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA

Você também pode gostar:

Praia da Azedinha

admin

Projeto Albatroz, em Cabo Frio, terá centro de visitação

admin

VALENÇA (RJ): O guia completo da cidade: fotos, vídeos, o que fazer e onde ir

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com