ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
TurismoVale do Café - RJ

Consevatória/Valença (RJ): Conheça um pouco da sua rica história, contada pelos Guias de Turismo Locais!

 

 

 

Como todos nós sabemos, o Estado do Rio de Janeiro tem diversas belezas naturais, sendo o principal destino do Brasil.

O que poucos sabem, é que na Região Turística do Vale do Café, mais especificamente dentro do município de Valença, existe uma cidade que é um verdadeiro charme.

Vocês sabem de qual cidade estamos falando? Acertou quem disse Conservatória!

Conservatória é uma cidadezinha no sul fluminense, conhecida como a cidade da seresta e que ainda se destaca por sua beleza, charme e de alguns aparelhos turísticos únicos.

Nela, nós temos uma Maria fumaça, totalmente preservada que fica exposta na antiga estação, uma relíquia da velha história dos tempos dos Barões do Café, um túnel estreito que literalmente chora (daí o nome do túnel, “túnel que chora”), um maravilhoso mirante, onde seu nome já sugere o que de lá vemos, “mirante da serra da Beleza”, a ponte dos arcos, dentre outros não menos importantes, muito pelo contrário, como a réplica perfeita do famoso cinema tijucano, Cine Metro, agora como Cine Centímetro, do Teatro Sonora, um piano bar no estilo dos anos 60, com todo o seu glamour, também soma-se a tudo isso, três grandes Hotéis Fazendas, sendo um para cada estilo (para quem busca tranquilidade com conforto, diversão para as famílias e até uma fazenda de época totalmente preservada que disponibiliza um jantar imperial) e o centrinho que fica em torno de uma praça, onde sempre tem os eventos musicais rodeadas de várias pousadas chamosas.

Gostou? Aguçamos a sua curiosidade?

Então imagina tudo isto sendo guiado por dois guias travestidos com roupas de época, dos Barões do Café?

Um sonho?

Fique sabendo que é mais fácil do que você imagina.

Os Guias Marcio do Vale Telemos e Rosa Helena de Oliveira, são qualificadíssimos e levarão vocês a voltarem no tempo sem perder as delicias gastronômicas atuais ou mesmo as tecnologias que muito nos ajudam.

Esses Guias incorporam literalmente em seus trabalhos guiando os turistas e são conhecidos pelo título de Barão e Baronesa de Araris.

Segundo Marcinho (como ele é conhecido na região), a ideia começou após um evento onde a Rosa Lançou o Livro: Conservatória fragmentos de sua história

A partir de então começaram a fazer trabalhos pedagógicos.

Formado em Técnico de Guia de Turismo e Graduado em História, Márcio resolveu receber as pessoas aqui em Conservatória Caracterizado de Barão.

Assim tanto ele quanto ela passaram a receber as Pessoas vestidos aos Moldes do Século XIX.

Carregando o Ciclo do Café e o Vale Cafeeiro imperial Fluminense, através da Experiência de caminhar com os barões pelas Vilas histórias da Região.

Rosa Helena de Oliveira é Graduada em História, pós graduada em patrimônio, cursando Turismo pela UFRJ e Guia de Turismo pelo Cieth. Já o Marcio do Vale Telemos é Graduado em História, pós graduado em África, Brasil e escravidão, didática do ensino da História e Técnico em Guia de Turismo.

Os turistas interessados em conhecer essa linda cidade que tem belos locais para serem visitados, estudados e admirados, podem contactar os guias e meios de hospedagem pelos números e endereços abaixo:

Guia de Turismo Marcio do Vale Telemos: (24) 99229-4288

Hotel Fazenda Rochedo – – (21) 2288-3897/(21) 2208-6691/(21) 2268-2510/(24) 92438-2500

Hotel Fazenda Vilarejo – (24) 99981-6803/(21) 2397-0011

Hotel Fazenda Florença – (24) 2438-0124/(24) 99214-5088

 

 

 

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Roadshow o “O Rio é de Vocês” chega a Porto Alegre, confira:

admin

Campanha “Praia sem lixo é um luxo” é lançada em Búzios

admin

Sexta região do APL do Café do Vale do Café será realizada na Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications