Não categorizadoTurismo

Tradição e alegria: Prefeitura abre oficialmente a 34ª Bauernfest

Petrópolis se enche de alegria e tradição com a abertura oficial da 34ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão. A cerimônia, realizada na noite desta sexta-feira (23), no Palácio de Cristal, foi marcada por momentos festivos e simbólicos. O prefeito Rubens Bomtempo e o cônsul da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin, deram início à celebração ao realizar a primeira sangria do chope, brindando ao sucesso da maior festa da cidade.
A Bauernfest, promovida pela Prefeitura e pelo Clube 29 de Junho, promete encantar os visitantes até o dia 9 de julho, oferecendo mais de 200 atrações culturais, além de uma variedade de delícias da culinária germânica.

Com a participação de autoridades, secretários municipais, descendentes dos colonos alemães e representantes do segmento germânico, a solenidade ocorreu no palco principal da festa, o Palácio de Cristal, decorado com as cores da Alemanha, para celebração e valorização da cultura alemã.

“É uma honra dar início à um evento que resgata e valoriza a cultura dos colonos que desempenharam um papel fundamental na construção da história de Petrópolis. Estamos ansiosos para fornecer dias incríveis de festividades e experiências memoráveis para moradores e visitantes. Essa festa é uma homenagem aos colonos e a todos aqueles que ajudaram a construir a nossa cidade.”, declarou o prefeito Rubens Bomtempo.

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos na organização do evento, pelo esforço conjunto em proporcionar uma Bauernfest linda e de excelência. “A festa não apenas celebra o passado, mas também impulsionava o futuro, estimulando o turismo e fortalecendo a economia local”, finalizou

O cônsul da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin, cativou os participantes com palavras animadoras e afirmou a grandiosidade da festa realizada em Petrópolis. “Dizem que a maior festa folclórica do Brasil é em Blumenau, mas vou dizer uma coisa: a mais animada é, sem dúvida nenhuma, aqui em Petrópolis. Me toca profundamente ver tanta gente aqui e Petrópolis nas cores do meu país, que historicamente representam liberdade e democracia, cores do movimento democrático na Alemanha no século XIX”.

A presidente do Clube 29 de Junho, Juliana Hannickel, expressou sua gratidão à prefeitura e todos os envolvidos na celebração. “Ao longo dos anos, temos lutado incansavelmente para preservar as tradições, os costumes e os valores que nos foram legados. Tenho a certeza de que este ano a Bauernfest vai ser incrível”, disse.

Diana Iliescu, presidente do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis, iniciou seu discurso agradecendo a todos que participaram da realização. “Em nome do Instituto Municipal de Cultura, gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos a todos aqueles que trabalharam incansavelmente para tornar este evento possível e tão grandioso. Foi uma festa feita a muitas mãos e só temos a agradecer. Viva a Bauernfest”, enfatizou.

A secretária de Turismo, Silvia Guedon, ressaltou a importância da festa para economia local. “Além de celebrar a cultura e as tradições dos colonos alemães, a festa também impulsiona nossa economia e movimenta toda a cadeia produtiva do turismo local. Durante os próximos 17 dias, seremos agraciados com uma festa repleta de alegria, diversão e momentos inesquecíveis” destacou.

Alegria do público marcou a abertura oficial da 34ª Bauernfest
Em uma atmosfera festiva e cheia de entusiasmo, visitantes e moradores se reuniram para celebrar a abertura oficial da festa. O público presente não poupou elogios, expressando sua felicidade com o evento.

“A decoração realmente encantou a todos. Todos os anos nós participamos dessa festa. As ruas estão coloridas com flores, laços e símbolos alemães. É realmente muito acolhedor. Foi maravilhoso ver o cuidado com os detalhes. Realmente um espetáculo visual”, disse a turista, moradora da cidade do Rio de Janeiro, Jaqueline Fernandes Cunha.

O turista Oscar Izquierdo, nascido em El Salvador e morador da Flórida, nos EUA, curtiu a primeira noite da Bauernfest ao lado de amigos petropolitanos. “É uma festa espetacular, muito linda, agradável, ambientes muito bonitos. Convido todo mundo a vir desfrutar da Bauernfest”, declarou Oscar.

O morador Ronaldo Mendes expressou a alegria com a sensação de segurança durante o evento. “As autoridades locais garantiram um planejamento muito bom, com policiamento presente. Essa tranquilidade nos permite aproveitar ao máximo a festa sem preocupação. Eu trabalho no Rio de Janeiro, onde andamos sempre com um certo receio. Aqui, as pessoas andam pelas ruas falando no celular. Parabenizo a organização nesse aspecto”, ressaltou.

Maria Gisele Ferreira, moradora de Niterói, destacou a diversidade na programação da festa. “Com certeza, essa festa se destaca como um evento imperdível. Eu venho com as crianças, minha mãe, toda a família sempre. A programação é divertida, adoramos as musicas e as danças típicas. Adoramos ver os trajes típicos também”, destacou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo