Não categorizadoTurismo

‘Selo de Turismo Sustentável’ integra iniciativa de sustentabilidade do RJ

Secretário de Turismo, Gustavo Tutuca (Eduardo Uzal / Divulgação)

O Rio de Janeiro está prestes a dar um passo significativo em direção à sustentabilidade no setor do turismo. Um novo programa, concebido a partir de um decreto da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, deseja fomentar práticas sustentáveis no turismo fluminense. A iniciativa, que inclui o lançamento de um “Selo de Turismo Sustentável”, está prevista ainda para este ano, representando um marco na conscientização e na promoção da sustentabilidade dentro do trade turístico.

“O objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável no turismo. Teremos critérios bem definidos de execução, como gestão de resíduos, uso de energia eficiente e água de reuso. O selo é mais um atrativo na hora de promover o estado do Rio como destino turístico, tanto no mercado doméstico quanto no internacional”, afirma o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, que, como deputado estadual, é o autor do projeto de lei que viabiliza a criação do “Selo de Turismo Sustentável” .

O “Selo do Turismo Sustentável” será mais do que um mero símbolo. Ele servirá como um embrião para uma série de iniciativas destinadas a incentivar práticas ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivas em eventos, estabelecimentos e destinos turísticos.

Marcelo Monfort, Marcelo Monfort, subsecretário de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro - Eduardo Uzal / Agência O Dia
Marcelo Monfort, Marcelo Monfort, subsecretário de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de JaneiroEduardo Uzal / Agência O Dia

Marcelo Monfort, Marcelo Monfort, subsecretário de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou a importância da nova empreitada.

“A palavra-chave é fomentar. Este programa visa impulsionar uma mudança positiva, encorajando a indústria do turismo a adotar práticas mais sustentáveis. Com a criação deste selo, o Rio de Janeiro se posiciona como um líder na promoção da sustentabilidade no turismo, demonstrando seu compromisso com o bem-estar de seus cidadãos e visitantes, bem como com a preservação do meio ambiente”, afirma o subsecretário.

Selo Mulher + Segura  - Eduardo Uzal / Agência O Dia
Selo Mulher + SeguraEduardo Uzal / Agência O Dia

Mulher + Segura

O “Selo de Turismo Sustentável” representa uma nova fase do turismo fluminense, marcando o início de uma jornada rumo a um futuro mais responsável e consciente. Em consonância com “Selo Mulher + Segura” este selo irá, por exemplo, estimular a criação de ambientes mais seguros para as mulheres em qualquer evento, promovendo assim a igualdade de gênero e a segurança em todos os aspectos do turismo.

O “Selo Mulher + Segura” tem por finalidade incentivar e reconhecer as iniciativas de instituições do setor público e privado que promovem a segurança e o empoderamento das mulheres em eventos culturais, turísticos, artísticos, e também bares, restaurantes e casas de shows, através da implementação de critérios específicos.

“Eventos, casas de show, restaurantes, bares ou empresas da área de entretenimento interessados em obter o selo deverão obedecer a uma série de critérios, por exemplo, ter políticas de segurança claras e visíveis para todos os participantes, contendo informações sobre como denunciar casos de assédio ou violência. Cuidar da segurança das mulheres é responsabilidade de todos!”, finaliza a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Créditos: O Dia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo