...
Início » Secretaria de Estado de Turismo do RJ participa de encontro sobre Turismo Militar em Salvador

Secretaria de Estado de Turismo do RJ participa de encontro sobre Turismo Militar em Salvador

by admin
2 minutes read

O Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, participou, nesta quinta-feira (20/10), do XIII Encontro do Sistema Cultural do Exército (ESCEx), cujo tema deste ano é “Entre Fortes e Museus: o estado da arte do Turismo Cultural Militar”. O evento acontece em Salvador, no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica e segue até 21/10 com o objetivo de levar ao público que compõe o Sistema Cultural do Exército Brasileiro informações para aprimorar a gestão nos espaços culturais da força terrestre e estreitar a comunicação com instituições civis que possam fortalecer e apoiar a implementação de novas ações.

O ESCEx acontece desde 2009, com exceção de 2020, devido à pandemia, e, desde então, vem percorrendo diversas capitais do país abordando temas relevantes para consolidar este segmento turístico.

A Setur-RJ apresentou 11 fortes com apelos turísticos no estado, sendo oito na Região Metropolitana – quatro no Rio de Janeiro e quatro em Niterói; dois na região turística Costa do Sol – um em Cabo Frio e um em Macaé – e um na região turística Costa Verde – em Paraty.

“É essencial que aconteçam encontros como esse, para estimular a expansão do turismo militar. No Rio de Janeiro, a primeira capital do Brasil, nós temos um dos mais significativos fortes militares do país, o de Copacabana, tombado pelo Iphan, hoje, um espaço que reúne cultura, lazer, gastronomia e muito visitado por turistas nacionais e estrangeiros. Ampliar esse interesse turístico para outros monumentos do estado e do país significa, sobretudo, movimentar a economia local”, ressaltou o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves.

Entre as premissas desse encontro estão:

  • Suscitar a participação de diferentes entidades e da comunidade em geral, na edificação de uma proposta orientadora comum para o “Turismo Cultural Militar”;
  • Promover uma ação de sensibilização nacional para a importância estratégica e pertinente do desenvolvimento de produtos, projetos e ações, responsáveis e sustentáveis, que combinem o Patrimônio e o Turismo;
  • Contribuir para o desenvolvimento conceitual e operacional do “Turismo Cultural Militar” no Brasil;
  • Realizar o princípio de transferência de conhecimento – entre orientações governamentais, acadêmicas, militares e empresariais, numa base de reciprocidade e de sustentação do conceito “Turismo Cultural Militar”;
  • Figurar nas linhas de atuação e estratégias do PNT – Plano Nacional de Turismo 2024-2028.

Participaram do evento, além de militares, representantes de diversas áreas da sociedade como universidades, secretarias de Cultura e Turismo de alguns estados, do Iphan e ainda da Associação de Turismo Cultural Militar de Portugal.

Fonte: Voe News

Related Articles