Início » Samir El Ghaoui toma posse como presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau

Samir El Ghaoui toma posse como presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau

24 empresários compõem diretoria e conselhos que vão gerir a entidade até 2025

by admin
5 minutes read

Com um olhar voltado para as oportunidades de crescimento no turismo, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau empossou nesta terça-feira (11) a nova diretoria que irá gerir a entidade no biênio 2023-2025. Uma solenidade e recepção para 150 pessoas marcou a noite festiva na Cervejaria Bohemia com a posse de 24 empresários como diretores e conselheiros tendo à frente da entidade Samir el Ghaoui, empresário que presidiu a entidade por dois mandatos consecutivos (2017 a 2021). O evento contou com a presença de representantes do trade o turístico, autoridades municipais e estaduais.

Ao ser empossado para seu terceiro mandato como presidente, Samir destacou os 27 anos de trajetória do PC&VB que serão completados dia 18. “O Petrópolis Convention representa toda a cadeia econômica que sustenta o pilar do turismo incluindo comércio, prestação de serviços e indústrias. É um papel crucial em defender as demandas do setor, principalmente em infraestrutura e em ações que mantenham o segmento girando a roda da economia”, frisou.

Para Samir, um dos desafios da nova gestão é estabelecer calendário com eventos e atrações que tragam o turista para Petrópolis nos dias de semana.  “A cidade é conhecida por sua arquitetura histórica e cultural, mas é importante pensar em novos produtos turísticos para atrair visitantes de diferentes perfis”, completou.  A promoção do destino também é um desafio importante, frisou o novo presidente: “é preciso investir em campanhas de marketing mais efetivas e trabalhar em parceria com diversos atores  do setor para aumentar a visibilidade da cidade. Além disso, é importante aplicar tecnologia e inovação para facilitar a venda de pacotes turísticos e mostrar experiência do turista na cidade inspirando que mais pessoas aproveitem tudo de melhor que Petrópolis oferece”.

O cargo foi transmitido ao novo presidente pelo também empresário Fabiano Barros, do ramo de hotelaria, encerrando mandato de dois anos. Fabiano destacou como pontos fortes em sua gestão a valorização do associativismo. “Tivemos a adesão de mais  39 mantenedores à instituição e o foco em eventos e a interação com este setor. Só até o final do ano são 13 congressos  que a  cidade recebe reunindo profissionais de diferentes setores”, pontuou.

Guilherme Abreu,  presidente da Federação dos Convention Bureaux do Estado, destacou a importância do Petrópolis Convention: “é o segundo mais antigo do Estado do Rio e trabalha o trade turístico aqui com maestria, trazendo grandes eventos para a cidade, fazendo com que o turista se sinta bem ao chegar a Petrópolis. Este é o trabalho assertivo  de um Convention Bureau e temos muito orgulho da agência local”.

Silvia Guedon, secretária de Turismo, elogiou a sinergia do Petrópolis Convention com agentes públicos de todas as esferas e a iniciativa privada “sempre com o objetivo maior de alavancar o turismo, um resultado que favorece também demais setores”, apontou listando mais de 100 eventos sendo prospectados em Petrópolis até o final do ano. “Todos os esforços geram uma ‘onda boa’ fazendo com que a cidade se mantenha em evidência”, enfatizou.

O diretor de marketing da TurisRio, Pablo Kling, falou em nome do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, evidenciando seu forte apoio à cidade. “Títulos como a Capital Estadual da Cerveja e a Capital Estadual do Casamento, que reverenciam duas vertentes do turismo tiveram sua participação decisiva. Ele é um porta-voz do entusiasmo do governo estadual em promover Petrópolis, uma das mais importantes cidades fluminenses”, afirmou.

Samir el Ghaoui recebeu na solenidade título de Cidadão Petropolitano das mãos do vereador Hingo Hammes, autor da concessão da distinção pelo parlamento municipal. “Samir é um dos mais árduos defensores não apenas do turismo, mas do município. Nos honra muito ter escolhido a cidade para se estabelecer e criar raízes e estamos orgulhosos de tê-lo conosco e agora um cidadão de Petrópolis”, afirmou o vereador.

Também estiveram presentes à solenidade vereadores, representantes de entidade de classe e empresários. Ao final da solenidade, que teve a participação do saxofonista Bruno César Guimarães, que abriu o evento apresentando o Hino Nacional, diretores, conselheiros e convidados se confraternizaram com um coquetel de boas-vindas à nova diretoria do PC&VB.

Como funciona o Petrópolis Convention & Visitors Bureau

Um dos mais antigos do país, fundado em 1996, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau é considerado um dos cinco melhores do país pela União Nacional de Convention Bureaux e Entidades de Destinos (Unedestinos) e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.

O Petrópolis Convention, hoje com mais de 140 associados, trabalha na realização de eventos que fazem parte do calendário da agência como o Festival de Fondue e o Petrópolis Gourmet.

O PC&VB está dividido em diretorias de acordo com o segmento, como hotelaria, gastronomia e prestação de serviços. Cada setor é trabalhado de acordo com suas características de forma integrada aos demais ou, em alguns casos, de maneira independente.

O Petrópolis Convention é um escritório para a promoção do destino turístico que funciona como estrutura independente, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos. É uma organização cooperativa que representa toda a cadeia econômica que sustenta o pilar do turismo incluindo comércio, prestação de serviços e indústrias. Além de captar eventos e ideias que possam incrementar o fluxo de turistas, o PC&VB se posiciona diante do poder público apresentando as demandas do setor, sobretudo em infraestrutura.

 

 

Related Articles

Leave a Comment