Ações Realizadas ABIH-RJNão categorizadoTurismo

Programa de Encontros com Hoteleiros (PROENH-RJ) capacitou profissionais em Paraty, veja as fotos

No dia 30 de maio, o Programa de Encontros com Hoteleiros (PROENH-RJ), organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), foi realizado com sucesso em Paraty. O evento, que ocorreu na pousada Porto Imperial, localizada no centro histórico da cidade, na Rua Tenente Francisco Antônio, reuniu gestores de empreendimentos turísticos e suas equipes em uma tarde de capacitação intensa.

Com seis palestras distribuídas em três áreas temáticas, o programa abordou importantes aspectos relacionados à gestão hoteleira. Valéria Leal, ex-Sheraton Grand Rio & Resort, ministrou a palestra “Como treinar a equipe para fidelizar o cliente”, destacando a importância do recurso humano nesse processo. Já Edson Vilarim, do Praia Ipanema Hotel, abordou a Gestão Hoteleira/Controler, com ênfase nos indicadores-chave para alcançar resultados satisfatórios.

Outro destaque foi a apresentação de Dolores Piñeiro, que discorreu sobre “revenue management”. Na área comercial, a palestra ficou a cargo de Marcio Filipy, gerente comercial dos hotéis Vilarejo. Além disso, a consultora do Sebrae/RJ, Ana Cláudia Peixoto, explanou sobre como o neuroturismo pode contribuir para a construção de uma experiência emocionalmente envolvente para os hóspedes. O evento também contou com a participação de um instrutor do Senac-RJ.

O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, ressaltou a importância desse momento para a hotelaria de Paraty. Ele afirmou que a capacitação oferecida pelo programa representa ações estratégicas voltadas para a próxima alta temporada. Além disso, enfatizou o compromisso em promover Paraty como destino turístico, valorizando o setor e aprimorando cada vez mais a hospitalidade em todo o estado.

Com o encerramento do PROENH-RJ em Paraty, profissionais da indústria hoteleira foram capacitados e estão preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos, elevando a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. A expectativa é que essas ações contribuam para o fortalecimento do turismo na região, impulsionando o crescimento econômico e consolidando Paraty como um destino de excelência para os viajantes.

Também é válido informar que os palestrantes pernoitaram na cidade através das reservas concedidas de forma gratuita, a pedido da ABIH-RJ e o apoio do Paraty C&VB. As pousadas que se dispuseram a ceder cortesia foram, Pousada Porto Imperial, Pousada Vila Verano, Pousada da Marquesa e Pousada Vila do Porto. A Pousada Porto Imperial ainda cedeu um Coffeebreak de cortesia enquanto a aparelhagem de som foi disponibilizada pelo SESC de Barra Mansa.

Cabe informar que o evento também teve o prestigio de algumas autoridades, como Secretária adjunta de Turismo de Paraty, Sra. Sandra Barros e também representantes de entidades como o Sr. Jorge, diretor executivo do Paraty C & VB, o Presidente da Associação de Hotéis de Paraty, Sr. Márcio Binden e a Coordenadora do SEBRAE-RJ, regional Costa Verde.

Hoteleiras como o Sra. Josane Candeloro, da Pousada Vila Verano, presente no seminário, foi uma das que ficaram muito satisfeitas com o projeto e fez questão de nos enviar o seu posicionamento frente ao PROENH-RJ:

“Um evento de excelência em todos os sentidos! Parabenizo a ABIH-RJ, através do Alexandre de Moraes, pela organização do PROENH-RJ, no dia 30 de maio, na Pousada Porto Imperial. O evento foi muito produtivo, com ótimas palestras e profundo conhecimento em cada assunto abordado. Eu mesmo tendo pousada há mais de 10 anos, percebi que tenho que melhorar muito ainda, a forma de fácil absorção por nós hoteleiros promete grandes melhorias em nossos estabelecimentos para melhor atendimento aos nossos turistas.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo