Não categorizadoTurismo

Primeiro Circuito Búzios de Ecoturismo atrai turistas, sociedade civil e iniciativa privada

Mais de 100 pessoas participaram no último sábado (11) do primeiro Circuito Búzios de Ecoturismo idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente e Urbanismo, a trilha das praias Brava/Forno. O circuito liga duas (02) Unidades de Conservação: O Parque Municipal da Lagoinha e o Monumento Natural (Mona) dos Costões de João Fernandes e Brava, que está em processo de criação.

A trilha, que conta com 1.500m de extensão (1,5 km), está toda sinalizada possibilitando o acesso dos amantes e adeptos do esporte que mais cresce no mundo, o trekking. Neste primeiro circuito Brava/Forno, os participantes desfrutaram do contato com a natureza, de obstáculos, além de apreciarem as belíssimas paisagens que a trilha oferece, tanto dos costões, do alto do morro e das duas praias, com suas areias rosadas.

A sensação de liberdade, de descobrir paraísos perdidos no meio da diversidade da fauna e flora da cidade mais badalada do Brasil, chama atenção dos turistas, da sociedade civil, além dos empresários da rede Hoteleira, que busca oferecer a seus hóspedes, as opções do Ecoturismo de Búzios.

Um dos participantes do primeiro Circuito Búzios de Ecoturismo, o representante comercial do Hotel Vila da Santa, Daniel, disse que é um frequentador assíduo de trilhas, e que a maioria dos hospedes vêm à Búzios buscando conhecer o ecoturismo também. “Nosso hotel, já é referência de ecologia e sustentabilidade, então esta iniciativa da Prefeitura é excelente, daqui para frente estaremos fomentando ainda mais este novo nicho de Búzios, apoiando e participando dos eventos”.

Outra participante da trilha foi a moradora do bairro São José, Denise Moretti, ela disse que se sentiu muito segura com a sinalização e com a organização: “Estou encantada, muito legal, bem sinalizada, sempre gostei de trilhas, Búzios não é só praia. Búzios tem muita coisa linda para ser vista. Espero que tenha outras, pois é um grande incentivo para a população e turistas. Me senti muito segura com a organização, teve apoio da Guarda Ambiental, Guarda vidas, além do pessoal da Prefeitura”.

O chefe de Unidades de Conservação, Bernardo Corty, falou que foi feita toda a manutenção, limpeza e remoção de capim-colonião para a inauguração do primeiro Circuito Búzios de Ecoturismo, enfatizou ainda, que a Prefeitura possui como meta realizar a inauguração de uma fase do Circuito por mês: “Conseguimos fazer uma trilha com mais de 100 pessoas, com a participação da iniciativa privada, sociedade civil e forte apoio do governo. Quero agradecer às várias secretarias que participaram em conjunto para viabilização deste circuito. Nossa meta é inaugurar uma trilha por mês, e tornar este circuito Búzios de Ecoturismo um patrimônio do município, através de legislação, tornando esta política constante. E, progressivamente, implementando as trilhas no nosso município”.

O evento contou com a parceria das secretarias de Administração, da Mulher e do Idoso, de Turismo, de Lazer e do Esportes, de Segurança e Ordem Pública e de Serviços Públicos, juntamente com apoio da subsecretaria de Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo