EventosNão categorizado

Paraty sedia encontro sobre turismo e patrimônio histórico

Centro Histórico de Paraty/RJ
Centro Histórico de Paraty/RJ — Foto: Divulgação / Organização Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial

A cidade histórica de Paraty, no Sul Fluminense, vai sediar o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO. O evento, que começa nesta terça-feira e termina no próximo sábado, reúne representantes de outras 22 cidades que irão discutir termas como a preservação do patrimônio, o turismo sustentável e a economia criativa.

O evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios junto à Organização Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promove a integração entre os gestores públicos para debater ações de cooperação voltadas à implementação de políticas de gestão turística dos sítios com título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

— Esse diferencial vai no sentido de aprofundar a percepção da necessidade cada vez maior de uma abordagem integrada de todos os aspectos que constituem os diferentes sítios, não só o histórico e cultural ou natural, mas também como interagem com o social e econômico, essenciais para a sua sustentabilidade — afirmou Luciano de Oliveira Vidal, prefeito de Paraty.

Durante os cinco dias de encontros também serão debatidos temas como o crescimento sustentável das cidades, aliados à preservação do patrimônio, modalidades de financiamento e investimento

— Esses tesouros que constituem o patrimônio brasileiro, afinal, não são meramente locais turísticos, mas fontes de inspiração e de inovação na economia criativa, como uma forma de preservá-los para as futuras gerações — ressalta Vidal.

Em 2019, Paraty foi declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Localizada entre a Serra da Bocaina e o oceano Atlântico, a paisagem cultural inclui o centro histórico, além de quatro áreas naturais protegidas da Mata Atlântica, um dos cinco principais focos de biodiversidade do mundo. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

O evento que vai até o dia 5 de agosto é aberto ao público. Na programação, além das mesas de debate, também estão previstas apresentações artísticas, como a apresentação da Orquestra Sinfônica de Paraty, na Igreja Matriz. A programação completa está disponível no site www.cidadeshistoricas.org.br.

O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO tem o apoio da Prefeitura de Paraty, Iphan, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Créditos: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo