Não categorizado

Outubro movimentado: Festival Sabores de Ipiabas promete agitar o distrito

No distrito turístico de Ipiabas, durante o mês de outubro, será realizado um grande festival com foco nas experiências culinárias exclusivas que os restaurantes locais têm a oferecer. O lançamento oficial do “Festival Sabores de Ipiabas” acontecerá no dia 30 de setembro, data de conclusão das obras da Estação Ferroviária de Ipiabas, que foi totalmente reformada e abrigará um espaço gastronômico temático.

A partir do dia 06 de outubro, os restaurantes começarão a servir pratos exclusivos que vão integrar o cardápio dos estabelecimentos durante todo o mês. Além disso, os visitantes poderão desfrutar da experiência turística completa e diversa que Ipiabas possui, através das pousadas, cervejarias e cafeterias presentes no distrito.

Para Aldo Ferreira, chef de cozinha e proprietário de um estabelecimento em Ipiabas, o Festival Sabores de Ipiabas é uma maneira de valorizar a gastronomia local e atrair turistas para o local. “Ipiabas tem uma culinária reconhecida por sua variedade e excelência. O evento é uma oportunidade para atrair visitantes e fazer com que mais pessoas conheçam nossos atrativos”, acredita o chefe.

O secretário de Turismo e Cultura, Jair Ferreira Borges, ainda expõe a necessidade da realização de eventos como esse no local. “Eventos como o Festival Sabores de Ipiabas inspiram a criatividade e o talento local. Incentivam os restaurantes a produzirem novos pratos e exploram novas abordagens. Tudo organizado para “abrigar” eventos que vão de encontros automotivos a shows programados, que, logicamente, enriquecem o cenário cultural do distrito”, comenta o secretário.

Apesar do festival, o mês de outubro não se restringe apenas às comidas saborosas, como parte da programação. Nos dias 06, 07 e 08 acontece o “Festival Rock na Estrada”, responsável por apresentar grandes nomes da música nacional para o tão querido distrito. Aberto ao público, o festejo conta com uma praça de alimentação com estandes de produtores locais, food trucks e cervejarias artesanais. Aliás, a criançada e os animais não ficam de fora, já que a estrutura ainda conta com um espaço kids e é petfriendly.

Isso tudo sem falar dos shows! Ipiabas vai receber a apresentação dos Detonautas, expoente do rock nacional dos anos 2000 com apresentações no Rock in Rio e no Lollapalooza, e terá uma programação conhecida, pois reunirá diversos nomes da considerada época de ouro do gênero no Brasil. Dentre eles: , Rodrigo Santos (ex-integrante do Barão Vermelho); George Israel (o ex-Kid Abelha); Phelippe Seabra, da Plebe Rude; Guilherme Isnard, o vocalista da banda Zero e ainda Arnaldo Brandão, que fez sucesso nos anos 80 com o Hanói Hanói. Todas as atrações acompanhadas de shows de bandas regionais e o DJ residente do festival, Sandro Dejota, que completa a super programação.

No mesmo final de semana, de 06 a 08 de outubro, ainda acontecem dois eventos automotivos que prometem atrair os apaixonados por motores. O “Opala Rio”, encontro de colecionadores de Opalas e Caravans, e a comemoração do aniversário de 10 anos do tradicional moto clube Fênix do Asfalto.

Segundo o prefeito Mario Esteves os shows possuem diversas finalidades além do entretenimento do público e, devido a isso, o setor turístico é uma área que vale a pena o investimento. “Shows e festivais atraem tanto os residentes do distrito quanto visitantes de outras cidades, fator que promove muito além do turismo. Ele gera receita para os negócios locais, como restaurantes, hotéis e lojas, fortalecendo ainda mais a nossa economia. O fomento dessa área é uma oportunidade para empreendedores locais lucrarem”, finaliza Mario.

Nicole Santomauro

Reprodução: Prefeitura de Barra do Piraí

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo