Início » O ‘boom’ de ipiabas: investimentos e inovações projetam potencial turístico do distrito

O ‘boom’ de ipiabas: investimentos e inovações projetam potencial turístico do distrito

by admin

Estado do Rio – O distrito de Ipiabas, localizado a 14 quilômetros do Centro de Barra do Piraí, vem recebendo vultosos investimentos nos últimos cinco anos. O projeto do prefeito Mario Esteves é ambicioso e engloba diversos segmentos, como esportes de aventura, gastronomia, eventos, atrações turísticas, entre outros. Alguns já foram lançados, outros estão em andamento e ainda há aqueles que serão implementados em breve. Distrito simpático, mas que era tímido em atrações, agora já vive uma outra realidade, atraindo turistas de diversas regiões, por conta de um comércio forte, uma rede hoteleira e gastronomia de qualidade. O resultado é um ‘boom econômico’ forte alta na geração de empregos, renda e na economia local. Tudo isso transforma Ipiabas no distrito mais aconchegante e charmoso do Sul do Estado.

Ipiabas possui atrativos para receber visitantes o ano todo, principalmente devido às suas características climáticas e naturais. Para extrair ao máximo o potencial turístico do distrito, a Secretaria de Turismo e Cultura elaborou o calendário: “Ipiabas Cinco Estações”, que se refere à divisão dos eventos previamente planejados de acordo com cinco estações: Verão, Outono, Inverno, Primavera e Luz, a última que representa as luzes de Natal que são acesas no final do ano.

Esse projeto agregou bons resultados ao distrito. Um exemplo disso são os eventos. A maior parte deles acontece na Estação de Ipiabas. Recentemente, o Ipiabas Blues e Jazz Festival atraiu mais de 5 mil turistas. O último Arraiá de Ipiabas foi outra festa que levou em seus três dias, aproximadamente, 11 mil pessoas ao local. A Rota da Cerveja também é um grande exemplo da presença de turistas na região, atraindo grande público todos os anos. Há ainda o Rock & Folia, Rock In Cover e Festival Gastronômico. Todos são gratuitos, garantindo assim a democratização do acesso à cultura e lazer.

Já em relação aos atrativos do Complexo Turístico que está sendo criado em Ipiabas, quem visita o distrito percebe que ele está em transformação. O Mirante de Ipiabas, localizado às margens da RJ-137 (rodovia que liga a BR-393 ao local), oferece um novo espaço de visitação com vista exclusiva para a serra. Na entrada do distrito, a obra da construção de uma cascata de aproximadamente nove metros de altura, vai valorizar ainda mais o Portal de Ipiabas.

Foto: Divulgação

Novas atrações

Para deixar Ipiabas ainda mais encantadora e atrair mais turistas, a prefeitura está investindo em diversos projetos. Um deles é o “Trem de Gelo”, que consiste em criar uma composição cenográfica, acoplada ao vagão, contendo em seu interior um bar de gelo que será mantido a -20º.

Há ainda o “Avião do Metaverso”, que sem dúvida é o projeto mais ambicioso. Um Boeing 727 foi colocado em ponto estratégico, bem na região central de Ipiabas. A ideia é acoplar a ele uma nova tecnologia relacionada ao metaverso. O avião se transformou em ponto de parada obrigatório para quem visita a região.

Ao lado do avião, a Casa dos Sonhos será outro atrativo tecnológico. E, remetendo ao passado, o distrito ainda contará com uma Maria Fumaça, que fará um percurso até onde será a Vila Histórica, outro atrativo que lembrará os séculos passados. E haverá ainda duas charretes elétricas, que oferecerão a possibilidade de o turista passear entre os pontos turísticos de Ipiabas.

Outro projeto para o desenvolvimento do turismo em Ipiabas foi a parceria firmada entre a prefeitura e o Sebrae, em abril último. A iniciativa terá duração de 15 meses e atenderá 100 empresas da cadeia produtiva do setor.

Foto: Divulgação

Prefeito destaca investimentos e perspectivas para o futuro

O prefeito Mario Esteves não esconde o entusiasmo quando fala de Ipiabas. Desde o início de seu mandato, ele vem colocando em prática um projeto ambicioso de transformar o distrito em um grande polo turístico do Estado do Rio de Janeiro.

“Sobre os grandes eventos que acontecem durante todo o ano, é disso que estamos falando quando fomentamos o turismo. Em toda a cadeia econômica que gera em torno dos eventos, desde barraqueiros, ambulantes e comerciantes locais até pessoas que trabalham em hotéis e pousadas”, frisa.

No dia 7 de agosto, Ipiabas sediou uma capacitação de operadores de turismo de toda região do chamado Vale do Café. O evento foi realizado em parceria entre a prefeitura e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Participaram guias turísticos, agências e diversas entidades do ramo, validando grandes parcerias com pousadas e resorts de nossa cidade.

“Além disso, mostra a força do futuro polo gastronômico e de todo o Circuito Turístico que está sendo montado no distrito, refletindo na economia de Barra do Piraí como um todo. Não é benefício só para Ipiabas, é preciso enxergar a questão de forma ampla, para perceber o quanto de impacto positivo esse desenvolvimento traz para a cidade”, enfatizou Mário.

Em relação do Circuito Turístico de Ipiabas, o prefeito destaca o legado que os investimentos deixarão. “Tudo está sendo pensado para englobar as riquezas de Ipiabas, de modo não só a enaltecer a história e a cultura da nossa cidade, como também de valorizar cada espaço. Sem dúvida, será um dos maiores legados do nosso governo para Barra do Piraí”, ressalta.

Foto: Divulgação

Crescimento gera empregos e aquece economia local

Todo o investimento gera uma movimentação em diversos setores, proporcionando a geração de emprego e o aquecimento da economia local. De acordo com o empresário Gedeon José Pereira, proprietário da Loja Decor de Material de Construção, Ipiabas incontestavelmente sempre teve um grande potencial turístico. Contudo, ao longo dos anos isto parecia mais uma lenda, já que o poder público não havia despertado para essa realidade. Somente na gestão atual o governo municipal fez um planejamento e não está medindo esforços para executá-lo.

“Este comportamento gerou uma onda positiva de investimentos em Ipiabas. A indústria do turismo é a mola propulsora, gerando grandes oportunidades para os empreendedores e também para a população local. Hoje estamos investindo em um centro comercial totalmente inovador na região, denominado Ipitown, um espaço contemplado com restaurantes, pizzaria, sorveteria, cafeteria, espaço kids, agência bancária, entre outros. Além disso, oferecemos, através de apartamentos novos e totalmente mobiliados, hospedagens com o conforto e comodidade aconchegantes, uma experiência como se o turista estivesse em seu próprio lar. Todo nosso projeto está linkado aos investimentos que o governo municipal tem feito em Ipiabas e acreditamos piamente que, apesar de algumas críticas, este é o caminho para fazer de Ipiabas um grande polo turístico em nosso estado”, enfatizou Gedeon.

Tadeu Oliveira, administrador da Pousada Vale do Café, também comemora os investimentos realizados no distrito. “Os eventos movimentam as datas, mas principalmente, faz com que novos turistas conheçam Ipiabas. Então, é uma ótima ferramenta para mostrar para ao turista o distrito. Além do calendário bem completo, contemplando eventos quase que o ano inteiro, ter um calendário prévio te dá uma previsibilidade para trabalhar sua comunicação, um planejamento para atender essa maior demanda nesse período. Sobre os investimentos, acho válido tanto os feitos nos novos equipamentos, como também a valorização dos atrativos já existentes. A gente espera que tenha mais turistas de um outro perfil, que hoje a gente não atende. Essa valorização só pode trazer muitos frutos, não pode pensar diferente. Estamos bastante otimistas. Hoje Ipiabas tem uma identidade, tem o seu próprio público, não é mais aquele público de passagem, e a tendência é aumentar cada vez mais”, ressalta Tadeu.

Para Renato Gomes, administrador do Iptown, Ipiabas vem vivendo um momento fantástico. “Os investimentos da prefeitura no turismo vêm fazendo com que o movimento se intensifique a cada final de semana. Hoje tanto as pousadas, restaurantes, bares e demais comércios vêm sentido positivamente os efeitos das atividades feitas pelo prefeito Mario Esteves. O Ipitown inaugurou há quatro meses e vem observado bem de perto esse fluxo de pessoas no distrito. Conta com nove lojas e gera 20 empregos diretos, fora os indiretos. Investir no turismo é investir também em emprego e renda para a população de Ipiabas. Estamos muito felizes em acompanhar e caminhar lado a lado com o crescimento desse incrível distrito que é Ipiabas”, finalizou.

You may also like

Leave a Comment