Não categorizadoTurismo

Ministra do Turismo visita Ipiabas em lançamento de programa de apoio ao setor

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, estará no dia 27 de abril em Ipiabas, distrito turístico de Barra do Piraí, onde participa do lançamento de um projeto inédito da Prefeitura Municipal, que firmou convênio com o Sebrae para o fortalecimento do setor.

Através deste programa, por um período de 15 meses estará sendo implementado um conjunto de ações com o objetivo de revolucionar a forma como os turistas vivenciam as viagens e experiências em Ipiabas. A criação de roteiros, novos produtos e a diversificação da oferta turística são algumas das iniciativas que irão impulsionar o desenvolvimento de negócios, e consequentemente a geração de emprego e renda.

A implementação de um parque de aventura, para a prática de esportes radicais e atividades físicas em meio à natureza, também está na pauta do encontro da ministra do Turismo com o prefeito de Barra do Piraí, Mário Reis Esteves.

“Estamos trabalhando fortemente para tornar realidade o potencial do turismo em Ipiabas, com a valorização dos atrativos locais, mas principalmente com investimentos inovadores em equipamentos que irão gerar grande visibilidade e interesse dos turistas do Brasil e do Mundo”, afirma Mário Esteves.

O mirante já inaugurado, a revitalização da Estação Ferroviária do Século XIX, o passeio de Maria Fumaça até a Vila Histórica, o Avião do Metaverso, e uma cascata no portal de entrada de Ipiabas são alguns dos investimentos em novos equipamentos turísticos que estão sendo realizados pela prefeitura do Município.

Obras de infraestrutura também estão sendo realizadas, com a pavimentação de ruas e o calçamento dos acessos aos pontos turísticos tradicionais, entre os quais a Cachoeira da Floresta, a Pedra do Gavião, e o antigo túnel ferroviário da Rede Mineira.

O planejamento ainda inclui, no convênio com o Sebrae, a preparação das empresas da cadeia produtiva do turismo para o crescimento do número de visitantes, com a capacitação dos empreendimentos, o acesso dos pequenos negócios aos mercados, e a criação de redes de cooperação.

Prefeito de Canela (RS) trará a experiência do turismo na Serra Gaúcha para o encontro

O lançamento do projeto será realizado no dia 27 de abril, a partir das 18 horas, e contará com a participação do secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e do prefeito de Canela, Constantino Orsolino, também presidente da Associação dos Municípios da Serra Gaúcha, um dos principais destinos turísticos do Brasil.

A expectativa é promover um intercâmbio de experiências e troca de informações sobre o turismo, com a apresentação do case de sucesso da pequena cidade do Rio Grande do Sul que recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano.

Os participantes também poderão assistir uma palestra da especialista Daniela Bitencourt, que irá compartilhar sua metodologia de Turismo de Experiência, premiada pela Organização Mundial do Turismo, e que alcançou resultados de excelência na Serra Gaúcha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo