Início » Lideranças estaduais, municipais e iniciativa privada debatem na Jornada do Turismo Fluminense

Lideranças estaduais, municipais e iniciativa privada debatem na Jornada do Turismo Fluminense

by admin
Projeto inédito da secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Evento contou com a participação de lideranças públicas municipais, estaduais e agentes do desenvolvimento turístico regional
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, nesta quarta-feira (19), a 6ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Costa do Sol. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, no Saquarema Futebol Clube, no município de Saquarema. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.
O vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, na abertura do encontro, e fez uma reflexão sobre a linha do tempo do turismo.

– Turismo tem muito a ver com acolhimento. Diante do cenário que nós já vivemos historicamente no turismo, a gente sabe o quanto o turismo é resiliente, sobretudo nos municípios do interior. Temos no Rio de Janeiro a potencialidade de avançar muito mais e isso passa por cada um de vocês hoje. A gente precisa estar trabalhando cada vez mais unidos para que o processo seja efetivo. Vamos colocar o turismo no lugar que ele merece – disse o vice-presidente da TurisRio.

Representando Saquarema, a prefeita Manoela Peres mencionou o dever dos gestores municipais da Costa do Sol em priorizar o desenvolvimento regional em primeiro plano e pontuou o ganho para a região com a Jornada do Turismo Fluminense.
– Que a Armação dos Búzios já tem um roteiro turístico principal, nós já sabemos. A gente tem que desenvolver as outras regiões ao redor para que quem venha para o Brasil, para o Rio de Janeiro, conheça também Arraial do Cabo, Saquarema, e saiba que a região da Costa do Sol não é só praia. Esta Jornada vai mostrar muito bem isso: os segmentos do turismo de aventura, esportivo, de negócios, rural. Cada município tem o seu potencial e nós como região sabemos envolver cada um deles – disse Manoela Peres.

Programação
O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

“Nunca tivemos tantas oportunidades, tanta atenção voltada para o interior. A região da Costa do Sol com certeza é um dos maiores potenciais turísticos não só do Estado, mas como de todo o Brasil. É uma região de grande capacidade e a gente precisa se unir e colocar em prática tudo que vem sendo desenvolvido em cada secretaria. A secretaria de estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, através dos seus representantes como a professora Valéria Lima, Anderson Moura, secretário Gustavo Tutuca, Pablo Kling, têm muito potencial nos estudos que estão oferecendo para a gente”, afirmou o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Castro, ao dimensionar o propósito do projeto.

Lançamento do Guia do Turismo Rural da Costa do Sol
Durante o evento, foi feito o lançamento do Guia do Turismo Rural da Costa do Sol. O trabalho é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas.
A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO e da UFRRJ.
Confira as próximas datas e as regiões atendidas pelo projeto
25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti
02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim
17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

You may also like

Leave a Comment