Não categorizadoTurismo

Inverno antecipado: temperatura cai a 11°C em Petrópolis e aquece o turismo

O inverno começa oficialmente somente no dia 21 de junho, mas já tá sentindo aquele friozinho em pleno outono? Pois, em Petrópolis, essa temperatura mais baixa, porém emoldurada com incríveis dias ensolarados já é realidade e tem mexido com a ocupação hoteleira trazendo de forma antecipada o turista que procura a cidade para curtir o inverno, de acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau. E para maio e junho, além de temperaturas em queda um outro detalhe: pouquíssimos dias daquela garoinha. A chuva fraquinha e muito fria só vai rolar em alguns poucos momentos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), maio e junho serão secos e com temperaturas médias de 18°C com mínimas ainda mais baixas como os 11°C previstos para este final de semana (13 e 14/05) e que pode cair ainda mais com a proximidade do inverno repetindo 2022 quando a cidade chegou a viver frio de 2°C.

E a rede hoteleira está preparada para o frio e para receber o turista. Cobertores e mantinhas, aquele chocolate quente e as lareiras estão a postos, assim como o tradicional fondue que não falta nos bares e restaurantes, além de uma bela carta de vinhos ou a tradicional cerveja porque a tradição na cidade cervejeira é uma gelada mesmo que os termômetros registrem um dígito.

“O inverno tem chegado mais cedo ainda no auge outono, vamos dizer assim. No ano passado houve um boom de turistas no início do maio quando as temperaturas baixaram muito e o movimento assim seguiu até o final de julho”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui. A rede hoteleira com 6,5 mil leitos vem registrando maior procura já a partir deste mês. Nos finais de semana a ocupação tem superado os 80% e o PC&VB trabalha divulgando a cidade e seus atrativos como uma opção para viagens de segunda a quinta-feira. “O desafio é manter essa ocupação alta de final de semana também nos dias úteis”, considera completa Samir.

A expectativa é de que a queda nas temperaturas impulsione ainda mais a economia local, já que os turistas poderão desfrutar das diversas opções de lazer que a cidade oferece, como visitas aos pontos turísticos, passeios por parques ecológicos e as degustações de vinhos e chocolates quentes.

O comércio também tem boas previsões de incremento das vendas. Quanto mais frio, mais aquecida ficam as compras, principalmente para o turista que encontra na cidade uma oferta imensa nos polos de moda de roupas de inverno.

Muitos turistas já estão fazendo questão de passar feriados, finais de semanas e datas festivas na cidade. Nos últimos feriados, inclusive, o aumento no volume de vendas do comércio foi significativo e, agora, com o planejamento de festivais e programações específicas da estação mais fria, a tendência é ainda melhor, tanto para o comércio quanto para os demais setores importantes para a economia como turismo e gastronomia. Neste ano, esperamos que a temporada do inverno represente um aumento de pelo menos 20% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

Além das compras, os roteiros românticos e os de aventura são protagonistas no inverno. “Visitação de parques naturais, as trilhas e caminhadas ganham relevância tanto quando o programas mais intimistas e gastronômicos. Mas como Petrópolis é plural há opções para todos os gastos, desde o tradicional turismo cultural até o turismo rural que tem na cidade cenários deslumbrantes como o Bonfim e o Brejal, por exemplo”, aponta Samir el Ghaoui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo