Não categorizadoTurismo

Inauguração da maior árvore flutuante do Brasil atrai milhares de pessoas para orla de Araçatiba

A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (15/12) a abertura do terceiro dia do Natal Iluminado 2023, com a inauguração da maior árvore flutuante do Brasil, com 56 metros de altura, além do espetáculo das águas dançantes. A festa foi na orla de Araçatiba, próximo ao Centro da cidade. Houve ainda queima de fogos de artifícios sincronizada com música natalina e exibição de um filme temático.

“Maricá tem construído um atrativo econômico importante, fazendo grandes e importantes lembranças para essas famílias. As pousadas de Maricá tão cheias, o comércio e o serviço local tão dinamizados pela presença de gente visitando Maricá. Isso é parte de um plano estratégico de desenvolver a cidade. O Natal Iluminado já é um calendário definido, já é uma atração da cidade, as pessoas de fora já observam e já vem com cheio aqui em Maricá. Isso vai fazer sem dúvida nenhuma, que ele continue sendo longevo, trazendo essa alegria da presença do amor, da esperança, do afeto, mas também trazendo pra Maricá muita gente que vem conhecer essa cidade linda”, disse o prefeito Fabiano Horta.

A programação festiva atraiu milhares de moradores e visitantes a Maricá. A árvore flutuante tem lâmpadas com efeito tridimensional. A programação do Natal Iluminado seguirá até o dia 7 de janeiro de 2024.

Para a moradora de Inoã, Solange Nascimento, de 65 anos, aqui em Maricá o Natal tem magia e cores. “É importante vermos que o nosso município se importa em manter a magia dessa data tão linda. Que faz as crianças manterem vivas a esperança do presente de Natal e que dá acessibilidade igualitária para todos. Amei a inauguração e já garanti minha foto com o papai noel na sexta-feira”, disse a aposentada.

Com a mesma alegria, o maestro que veio visitar a cidade Hélio Júnior destacou a beleza da festividade na cidade.

“Eu estou emocionado, porque perdi minha mãe há dois anos e ela foi professora na Prefeitura de Maricá. Então eu brincava na minha infância na praça, mas não imaginava encontrar uma cidade tão linda. Quando eu vim aqui agora, encontrei uma cidade de padrão internacional. Uma festa linda, uma recepção incrível, o estacionamento super organizado, banheiro, orientação. Uma festa, acho que de padrão, não só nacional como latino-americana. Uma festa muito grande. É emocionante estar aqui!”, disse.

Ao se emocionar com o filme natalino, a pequena Maria Rita, de 7 anos, elogiou a árvore.

“Eu amei o filme, adorei o papai Noel e amei a árvore. Ela é grande e cheia de luz, já vou contar para os meus amigos da escola”, falou a pequena.

Programação Lagoa de Araçatiba

Em Araçatiba, o espaço conta com um deck e acessibilidade para que pessoas com deficiência, maricaenses e turistas possam tirar fotos bem próximo a ela. O píer ficará aberto ao público as segundas, terças e quartas das 18h às 22h e as sextas, sábados e domingos das 18h às 0h.

Outra atração do local é o espetáculo das águas dançantes na lagoa, que tem duas apresentações por dia: às 20h30 e às 21h30 de quinta a domingo. Também serão realizadas apresentações nos dias 25/12 e 01/01. Com auxílio de bombas submersas, o espetáculo tem efeito tridimensional e exibe movimentos com jatos de água, criando efeitos de dança sincronizada com música, iluminação colorida, fogo, fogos de artifício, além de um filme natalino. Todas as apresentações têm duração de 10 minutos.

O espaço gourmet, com expositores de gastronomia e bebidas, funciona todos os dias das 18h às 22h (segundas, terças e quartas) e das 18h às 0h (sextas, sábados e domingos). No local também serão realizados shows de cantores pratas da casa a partir das 21h30.

Programação do Centro

O espetáculo teatral “O Acender das Luzes” acontece sempre as sextas, sábados e domingos às 20h. Porém, aos sábados, as apresentações acontecem em dois horários: às 20h e às 21h. O palco foi montado atrás da Casa de Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

A Casa do Papai Noel funciona as segundas, terças e quartas das 18h às 22h, e as sextas, sábados e domingos das 18h às 0h. A Secretaria de Turismo também organizou shows gratuitos de cantores pratas da casa de sexta a domingo, a partir das 21h. Já na Praça Conselheiro Macedo Soares, também no Centro, o Coreto do Papai Noel foi inaugurado na quarta-feira (13) e funciona todos os dias das 14h às 18h.

A decoração especial também estará presente em prédios públicos, canteiros centrais da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e em diversos bairros da cidade.

Programação Itaipuaçu
A Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, conta com vila natalina, casa do papai noel e muito mais. A visitação à Casa do Papai Noel acontece as segundas, terças e quartas das 18h às 22h, e as sextas, sábados e domingos das 18h às 0h. Já o espetáculo teatral “O Acender das Luzes” será sempre as sextas, sábados e domingos às 20h. Porém, aos sábados, as apresentações acontecem em dois horários: às 20h e às 21h.

Natal de Dia
A novidade deste ano será o chamado ‘Natal de Dia’, que vai decorar o eixo da Rua Ribeiro de Almeida, entre as praças Orlando de Barros Pimentel e Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Neste trecho haverá um coreto natalino e também terá início um túnel de arcos luminosos, que vai seguir até a praça agroecológica, em Araçatiba. Ao lado da árvore, um telão vai exibir filmes com histórias de famílias maricaenses mostrando como o Natal ilumina suas vidas.

O Natal quer a gente presente
Uma ampla campanha publicitária também vai estar nas ruas nos próximos dias, para mostrar o conceito temático do evento deste ano. Com o slogan “O Natal Quer a Gente Presente”, a ideia é mostrar que, apesar da conexão permanente pelas redes sociais, a era digital agravada pela pandemia da covid-19 fez muita gente se afastar. Por isso, a campanha levanta a bandeira da presença, do olho no olho, do brilho dos encontros, reforçando o duplo sentido da palavra ‘presente’ que se intensifica na época do Natal.

Ronda lagunar
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil colocará bandeiras no entorno da árvore flutuante para impedir que embarcações se aproximem e fará rondas preventivas em toda a lagoa. Durante todo o dia haverá ainda guarda-vidas no local e um grupamento de combate a incêndio atuará no período noturno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo