EventosNão categorizado

Festival de Arte e Sustentabilidade acontece no MAC do RJ dia 20 de Agosto

Festivais de música têm aumentado por todo o Brasil. No último fim de semana, a cidade do Rio de Janeiro foi palco de um festival repleto de atrações nacionais e no próximo dia 20 de agosto (domingo) será a vez de Niterói atrair o público com uma série de atrações gratuitas. Buscando unir música e sustentabilidade, será realizado o Festival de Arte e Sustentabilidade (FAS).

O festival será realizado a partir das 10h, no pátio externo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), no Rio de Janeiro – construção icônica projetada por Oscar Niemeyer. Além de uma oportunidade de conhecer o cartão-postal de Niterói, o evento reunirá shows, apresentações culturais com enfoque na cultura brasileira, além de promover a discussão sobre o papel do indivíduo no desenvolvimento sustentável da comunidade.

Festival de Arte e Sustentabilidade
Evento Vegannezando Foto: Divulgação

“Festivais de música são plataformas de comunicação importantes para discussão de assuntos relevantes para a sociedade e, por isso, queremos que o FAS seja uma experiência imersiva onde o público saia inspirado a construir um mundo mais consciente, e que se preocupa também com o nosso futuro”, afirma Flávia Salles, uma das produtoras e idealizadoras do FAS. “Preparamos um evento para toda a família, onde a música é o catalisador da mudança social. O lema do festival é música como meio e sustentabilidade como fim”, completa.

Agenda musical

Serão três shows de música brasileira e latina: Grupo Saoko, Nêgamanda, Silvan Galvão com o carimbó amazônico e Júlia Vargas e o Forró de Pontuada, como shows principais do festival, além das apresentações e performances de grupos artísticos da cidade de Niterói como a Roda de Coco do Ciência Mestra e apresentação de maracatu do coletivo Baque Mulher.

Debates e oficinas

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Foto: Prefeitura de Niterói

O festival busca estimular reflexões sobre o papel de cada um na construção de um planeta melhor, abordando a sustentabilidade para além do socioambiental. Além dos shows musicais, o festival receberá painéis e oficinas que abordarão temas como agricultura urbana, justiça social, direito à cidade, a causa indígena, reaproveitamento de materiais, entre outros.

A ideia é mostrar como as pequenas mudanças podem gerar grandes impactos. Por meio da vivência, o evento busca inspirar as pessoas a se tornarem poderosos agentes de transformação em rede.

Haverá ainda uma área gastronômica 100% vegana. A escolha pauta-se no fato de que a produção de carne é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes, o que contribui para acelerar as mudanças climáticas. Confira abaixo a programação completa!

Festival de Arte e Sustentabilidade 2023

  • 10:00 – Oficina de Produtos de Limpeza Naturais

com MIMOS Cosméticos e Orquestra da Grota

  • 11:00 – Debate Sustentabilidade e Justiça Social;

com Walkíria Nictheroy (Subsecretaria de Cidadania e Economia Criativa de Niterói) e o coletivo Favela Verde

  • 11:30 – Roda de Côco

com Ciência Mestra

  • 12:00 – Oficina de Gastronomia Vegana

Com Mariana Menezes – Chef do restaurante Moringa

  • 13:00 – Bate-Papo “Guardiões da Terra: Conhecendo a História Guarani

com a Cacique Jurema Nunes e Tupã Nunes da etnia Guarani-Mbyá, e Tatiana Fukui da Silveira

  • 14:00 – Apresentação de Maracatu

com Baque Mulher

  • 14:30 – Debate Ações Locais, Impacto Global: O Legado de Niterói”

com Luciano Paez (Secretário Municipal do Clima de Niterói), o app Conexão Circular e a Roda Verde Compostagem

  • 15:30 – Oficina de Compostagem Caseira

com Roda Verde

  • 16:00 – Show da Banda Saoko

Música Latina

  • 17:30 – Show Nêgamanda

Reggae, MPB

  • 18:30 – Show Silvan Galvão

Carimbó

  • 20:00 – Show Júlia Vargas e Forró de Pontuada

Forró

Origem do Festival

O FAS tem origem na feira Vegannezando, fundada em 2017 e com 22 edições realizadas em Niterói e no Rio, em espaços como Reserva Cultural Niterói, Praça do Rádio Amador, Planetário da Gávea, Parque das Ruínas e Palácio do Catete. Um dos principais eventos fluminenses no segmento vegano, a feira sempre apresentou diversas atividades culturais e educacionais aliadas à gastronomia e à sustentabilidade.

Esta edição do festival conta com parcerias com instituições como a CLIN – Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói e com a Roda Verde Compostagem que serão responsáveis pelo tratamento de todo o lixo gerado no evento.

O projeto conta com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói através da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do Edital de Incentivo Fiscal ISS/IPTU 2021.

Créditos: Ciclo Vivo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo