Não categorizadoTurismo

Estado do Rio ganha política voltada para o Turismo

Pontal do Recreio com o Terreirão • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Na última quinta-feira, (25/08), o Rio de Janeiro ganhou a criação da Política Estadual de Turismo. Prevista na Lei 9811/22, de autoria do Poder Executivo, a iniciativa consolida estratégias para o planejamento e promoção do setor turístico nos municípios fluminenses, contribuindo para fomentar uma vocação natural do Estado. A nova política busca ainda divulgar o setor como fator de desenvolvimento econômico, social e sustentável.

A lei já foi publicada no Diário Oficial do Rio.

Com parâmetros que consideram a cultura de cada região e a preservação ambiental, a Política Estadual de Turismo tem entre os seus diversos objetivos colaborar para a melhora da qualidade de vida da população, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais e econômicas, por meio da geração de emprego, trabalho e renda. Também são algumas das finalidades o incentivo ao desenvolvimento de estudos de oferta e demanda turística nas cidades e regiões e elaboração de planos municipais de turismo.

O Governo quer impulsionar o setor e garante a gestão de recursos voltados à atividade turística.  A política contará ainda com o Sistema Estadual de Turismo, formado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e diversos órgãos, com o intuito de promover o desenvolvimento do setor de forma sustentável.

Prevê ainda um centro de pesquisas para monitorar a atividade turística em solo fluminense por meio do Observatório do Turismo.

Fonte: Diario do Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo