...
Início » Estado do Rio de Janeiro surpreende com opções de passeios radicais

Estado do Rio de Janeiro surpreende com opções de passeios radicais

by admin
4 minutes read

Na terra, na água e no ar: a geografia do estado do Rio de Janeiro, com montanhas, cachoeiras, lagos, praias e florestas, é um convite para quem gosta de viver grandes emoções. Caminhadas, escaladas, rappel, voo livre e novidades como cachoeirismo e boia cross esperam pelas famílias adeptas do turismo de aventura.

Com a maior parte dos pontos turísticos reaberta ao público, é hora de escolher o melhor roteiro, lembrando que o turismo neste momento requer uma série de cuidados, como sempre usar máscara em locais fechados ou locais abertos com muitas pessoas, lavar as mãos e usar álcool gel.

Para garantir a retomada com segurança, a Secretaria de Turismo do Governo do estado do Rio de Janeiro criou o portal Turismo Consciente RJ. Os viajantes podem se informar sobre estabelecimentos cumpridores das regras, normas de chegada e permanência em cada município e sobre os “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”, como uso de máscaras, distanciamento, higiene pessoal, limpeza de ambientes e vigilância constante com a saúde. Para saber mais, é só acessar turismoconscienterj.com.br.

Se você procura grandes aventuras, o Estado do Rio é o lugar ideal. Na capital, há trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Entre as mais tranquilas está a da Pedra Bonita, no Parque Nacional da Tijuca. No topo, a vista deslumbrante da Pedra da Gávea, do Morro Dois Irmãos e das praias da Barra até Ipanema. Para quem quiser ainda mais emoção, há uma rampa de voo livre no início da trilha, em São Conrado.

A trilha do Morro Dois Irmãos proporciona uma das mais lindas vistas da cidade. Começa na comunidade do Vidigal e pode ser percorrida em cerca de 40 minutos. Também está entre as caminhadas mais fáceis. Já a Pedra da Gávea, maior bloco de pedra à beira-mar do mundo, é para os fortes. É considerada a trilha mais difícil da capital, com o mínimo de três horas de subida. Lá em cima, a recompensa: toda a orla das zonas Sul e Oeste.

Ciclistas não devem deixar de visitar a Vista Chinesa, com subida íngreme, mas totalmente pavimentada. Outra ótima opção é explorar as praias selvagens da cidade, como Perigoso, Meio, Funda e Inferno, entre Grumari e Barra de Guaratiba, só alcançadas por trilhas ou barco. Para evitar contratempos, em todos esses programas, procure sempre um guia local, acostumado aos percursos.

AGULHAS NEGRAS

No interior do Estado, a região das Agulhas Negras, nas divisas com São Paulo e Minas Gerais, é o paraíso da aventura. No Parque Nacional de Itatiaia, está o Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro, com 2.791 metros de altitude. Além de cachoeiras como a Véu da Noiva, as caminhadas levam a interessantes formações rochosas, como Asa de Hermes e Ovos de Galinha. Trilhas difíceis, com uso de cordas em alguns trechos, levam à Serra das Prateleiras, a 2.548 metros de altitude.

Em Visconde de Mauá, distrito de Resende, poços e cachoeiras são as grandes atrações, como Marimbondo, Toca da Raposa, Santa Clara e Alcantilado, conjunto de nove cachoeiras e dois mirantes, com infraestrutura para visitantes.

Com 200 quilômetros de extensão, o Rio Preto tem recantos como a Cachoeira do Escorrega e o poção da Maromba. É cenário para prática de esportes como o boia cross, descida em botes individuais pelas corredeiras, das mais leves às mais radicais. É praticado somente no verão, quando o rio está mais volumoso.

Outros esportes da região são rappel, para descidas de rochas e vãos livres, com técnicas de alpinismo, cachoeirismo, espécie de rappel nas cortinas d’água, arvorismo, mountain bike, rafting e cavalgada.

Mais um paraíso verde é a Serrinha do Alambari, entre Mauá e Penedo. A trilha mais bonita, que leva aos poços do Céu e dos Dinossauros, passa pela mata fechada e por trechos escorregadios. Com mais facilidade se chega ao Poço das Esmeraldas. Os muito corajosos se aventuram em highlines e waterlines, cordas esticadas a muitos metros de altura.

Em Quatis, a maior atração são as trilhas e cachoeiras do Distrito de Falcão. As estradas são muito procuradas para passeios de moto e de bicicleta. Faça seu roteiro de aventura, siga as normas de segurança e saúde e divirta-se!

Créditos: Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Related Articles