EventosNão categorizadoPetrópolis

Do Japão à Itália: Confira as próximas festas culturais de Petrópolis

Neste mês de agosto a cidade recebe o Bunka-Sai e, em setembro, a Serra Serata

Petrópolis segue nas homenagens culturais aos povos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Foi assim, com a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, e segue com o Bunka-Sai, Festa da Cultura Japonesa de Petrópolis, entre os dias 17 e 20 de agosto, e a Serra Serata, Festa da Cultura Italiana, entre 14 e 24 de setembro.

“Nossa história é muito rica. Para construir um belo futuro, jamais podemos esquecer as nossas raízes, de onde viemos e o que nos trouxe até aqui, por isso, fazemos questão de celebrar as diferentes culturas, a nossa própria história”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

O Bunka-Sai, em sua 14º edição, celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, entre os dias 17 e 20 de agosto, e a intrínseca ligação de Petrópolis com o Japão. A cidade sediou a primeira legação japonesa no Brasil. Da Cidade Imperial, foi enviado ao governo japonês o relatório que abriu as fronteiras do Brasil para a imigração japonesa. A forte ligação se dá, ainda, pelas intensas trocas com a JICA, a Agência de Cooperação Internacional do Japão, com tecnologias e possíveis soluções na área da Defesa Civil.

Na programação, oficinas de mangá, origami, palestras, espetáculos de danças folclóricas e músicas, inspiradas nos animes mais famosos, demonstrações de artes marciais, feira de artesanato, gastronomia, cervejas artesanais da cidade e muito mais. A abertura será no dia 17 de agosto, às 19h, no Palácio de Cristal.

“Queremos que petropolitanos e turistas façam uma imersão neste universo tão fascinante. Por isso, preparamos, junto com a Associação Nikkei de Petrópolis, uma programação diversa e encantadora, para todas as idades”, explicou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Serra Serata – Festa da Cultura Italiana de Petrópolis

Setembro é o mês de receber a Serra Serata, em homenagem aos italianos que foram importantíssimos para o desenvolvimento da de Petrópolis. A festa começa no dia 14 de setembro e vai até o dia 24, no Palácio de Cristal.

Promovida pela Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a Casa d’Itália Anita Garibaldi, a Serra Serata 2023 vem com o tema “La festa di Tutti” que, em português, quer dizer “A Festa de Todos” e comemora, ainda, os 40 anos de existência da Casa d’Itália.

A festa em homenagem à cultura italiana já faz parte do calendário de eventos da cidade. Uma oportunidade de petropolitanos e turistas conhecerem mais a história de ligação entre os italianos e Petrópolis. Apresentações musicais, palestras e atividades para as crianças fazem parte da programação. Claro que não pode faltar a gastronomia, com os pratos tipicamente italianos, e um bom vinho.

“Serra Serata e Bunka-Sai são eventos já consagrados em nossa cidade, que atraem turistas de várias partes do Brasil e ficam encantados em descobrir mais sobre a diversidade cultural e destes imigrantes que foram tão importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. Somos gratos e esperamos a todos para compartilharmos destes momentos”, destacou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

As festas e toda a programação são gratuitas. Para mais informações sobre os eventos, meios de hospedagem, atrativos e demais informações sobre Petrópolis, consulte o Disque Turismo, por meio 0800-0241516 ou do WhatsApp: (24) 2237-3321. O Disque Turismo funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 9h às 14h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo