Não categorizadoTurismo

Congresso Nacional avalia criar fundo para promover o ecoturismo

O ecoturismo ganha cada vez mais destaque no Brasil. Em direção a essa atividade turística, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou projeto que institui um fundo para promover o ecoturismo brasileiro. Vale lembrar que o país foi apontado pela revista Forbes como o melhor lugar para tal prática no mundo.

Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo (Fundeco) serão utilizados para financiar planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos como de interesse ecoturístico. A verba poderá ainda ser usada na capacitação de mão de obra e em cooperação técnica.

Conforme o Projeto de Lei 3045/21, o Fundeco será formado a partir de diversas fontes, como operações de crédito internas e externas, e contribuições, doações, subvenções e auxílios de entidades nacionais e estrangeiras. O fundo também poderá receber recursos do orçamento federal e do superávit financeiro da União apurado em cada exercício.

Atualmente o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

COP 30 – O Brasil se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). A Cúpula do Clima, vai atrair representantes de todo o mundo à capital paraense e ao Brasil para discutir as principais ações frente as mudanças climáticas e, também, como o turismo impacta nessa cadeia, promovendo ações de mitigação positiva.

REDE TRILHAS – Uma das experiências turísticas que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros são as belas trilhas de longo curso que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país.

A RedeTrilhas, iniciativa voltado ao ecoturismo, foi criada por voluntários da sociedade civil em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se preocupa em desenvolver trilhas de longo curso em todo o país e com a sinalização dos percursos.

Saiba mais sobre o projeto AQUI

Por Fábio Marques 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo