Não categorizadoTurismo

Carnaval teve ocupação recorde no Rio e no interior

O Carnaval de 2023 foi um sucesso para o setor hoteleiro do Estado do Rio. Segundo a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), houve recorde na movimentação de turistas e o interior do Estado registrou uma média de 92,65% de ocupação dos quartos de hotéis e pousadas, entre 18 e 22 de fevereiro, enquanto na capital, a média foi de 91,52%. Isso significa que houve uma grande mobilização de mão de obra para o funcionamento dos estabelecimentos, gerando também aumento de arrecadação tributária.

O governador do Estado, Cláudio Castro, comemorou os resultados e disse que o turismo é fundamental para o desenvolvimento, já que movimenta a economia, gera emprego e renda e atrai novos investidores. Ele promete fazer investimentos para aumentar a participação do turismo no PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de 5,49% para 12%, nos próximos 10 anos. O PIB estadual é a soma de tudo o que é produzido, em bens e serviços, por um Estado durante um ano.

Ainda de acordo com a ABIH-RJ, o município de Arraial do Cabo está em primeiro lugar no ranking de reservas com 100%, seguido de perto por Miguel Pereira, com 99,30%. Em terceiro lugar, vem Angra dos Reis com 96,01% de reservas. Rio das Ostras ocupa a quarta posição com 95,30%, praticamente empatado com Cabo Frio, que tem 95,20% de reservas.

Pelo Píer Mauá, na Zona Portuária carioca, passam mais de 27 mil turistas durante a folia, o que representa a entrada de cerca de R$ 14 milhões na economia da cidade. A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil), destaca que essa deve ser a melhor temporada de navios dos últimos 10 anos.

Créditos: Diario do Porto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo