Início » Artesanato e Turismo Rural do Rio foram destaques na Abav Expo

Artesanato e Turismo Rural do Rio foram destaques na Abav Expo

by admin

Espaço “Vivências do Rio”, promovido pela Setur-RJ e TurisRio, apresentou o artesanato, as agroindústrias e o turismo cervejeiro do estado

Durante a Abav Expo, que aconteceu no Riocentro até sexta-feira, 29/9, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio apresentaram o espaço “Vivências do Rio”, destinado ao artesanato e produtores rurais, promovendo as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, mencionou que o “Vivências do Rio” foi uma extensão dos programas de Turismo Rural e do Artesanato, desenvolvidos pela Setur-RJ e TurisRio, o primeiro em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura.

“Promovemos os atrativos do turismo rural, valorizando a produção associada. Lançamos os guias do Turismo Rural de algumas regiões turísticas do Rio. Durante a Expo Rio, que aconteceu no Lagoon, entre 19 e 22 de outubro, apresentamos os guias de todas as regiões. A produção artesanal do estado agregou identidade a cada município e foi uma ferramenta de contribuição ao mercado turístico”, disse Tutuca.

A Rota Cervejeira RJ, que reuniu cerca de 30 cervejarias artesanais na Serra Verde Imperial, fez parte do espaço, promovendo e comercializando alguns de seus rótulos, onde também foi possível visitar o local de fabricação e vivenciar o processo produtivo da bebida.

Produtora rural há mais de 20 anos, Samie Santos Seabra Lopes, que produz goiabas, doces e derivados, no município de Italva, na região turística Águas do Noroeste, relatou a alegria em ter participado do evento.

“Fiquei entusiasmada. Estar em um evento como esse significou um grande avanço, pois foi uma oportunidade de expandir e divulgar nossos produtos para outras empresas e turistas de diversas partes do Brasil e do exterior”, disse Samie.

Para a artesã Antônia de Pádua, mostrar o artesanato regional foi fundamental para a valorização dos artífices, que agregaram valor e identidade cultural a um município por meio das suas peças.

“Representei a minha cidade São João de Meriti, na Baixada Verde, e trouxe um pouco do meu trabalho, levando mais brilho a um evento tão importante como esse. Para nós, artesãos, foi uma ótima oportunidade de mostrar o artesanato regional para o Brasil e o mundo”, ressaltou Antônia.

De acordo com Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, a tendência do mercado é o turismo de experiência. “Não se pode mais pensar em ser um produto turístico sem oferecer experiências. O turista busca isso: experiências. O espaço “Vivências do Rio” quis oportunizar exatamente isso”, concluiu Sergio Ricardo.

O espaço “Vivências do Rio” ficou no pavilhão 4 do Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

You may also like

Leave a Comment