Não categorizadoTurismo

Antiga estação de trem de Barra do Piraí é restaurada e reaberta como centro cultural

Antiga Estação de Trem de Barra do Piraí / Foto de 2009 – Wikipédia

Após dois anos em obras de restauração, a Estação Ferroviária de Trens de Barra do Piraí foi inaugurada nesta quarta-feira (7). A edificação, localizada na Praça Heitor Vale, foi convertida no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre o processo de revitalização do espaço, além de uma apresentação de capoeira.

Por sua importância histórica, o edifício da estação é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão responsável pela supervisão da obra, a qual consta em sua Lista de Patrimônio Cultural Ferroviário, pela Portaria 7/2022.

O secretário de Turismo e Cultura da cidade, Rafael Couto, lembrou que a estação já foi o entroncamento ferroviário mais importante do Brasil, de onde saiam composições para os estados economicamente mais ricos.

“A Estação Ferroviária de Trens possui uma representatividade enorme para a cidade, ela já foi considerada o maior entroncamento ferroviário do Brasil, dali saiam trens para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, lembrou Rafael Couto, destacando que o “restauro foi uma parceria muito importante da Prefeitura de Barra do Piraí com a MRS Logística, a responsável por gerenciar a obra que se iniciou em 2020, agora, dois anos depois, entregamos essa estrutura toda revitalizada”.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, falou sobre a relação de amor que a população tem pela estação. Ele disse ainda que, apesar da importância histórica da edificação, ela se encontrava em “péssimo estado de conservação”, o que demandou um trabalho intenso de recuperação.

 “Muitos barrenses são apegados emocionalmente à Estação, todos conhecem alguém que já trabalhou lá e têm uma história. É de uma emoção enorme participar desse projeto. Quando iniciamos a obra o edifício estava em péssimo estado de conservação, caindo aos pedaços, pode-se dizer. Então, ver o Casarão e o Pátio da Estação, hoje, completamente restaurados é extremamente gratificante”, afirmou o prefeito.

Foi pelas mãos de D. Pedro II que a história das ferrovias no Brasil teve início, em 1854, com a inauguração do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis. A Estação Ferroviária de Trens de Barra do Piraí, chegou à cidade, dez anos depois, também através do imperador.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo