Não categorizadoTurismo

Aeroporto de Maricá é um dos mais sustentáveis do Brasil, mostra ranking da Anac

Hangar do Aeroporto de Maricá Foto: Leonardo Fonseca

No resultado geral, o Aeroporto de Maricá foi classificado com uma média de 73,39% na categoria C-1, com até duzentos mil passageiros por ano. Além disso, foi avaliado como “primeira classe”, categoria dada a aeroportos que obtiveram pontuação final igual ou maior do que a média simples da sua categoria.
Para a diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, o resultado é fruto de muito trabalho da equipe da Superintendência de Segurança Aeroportuária em conjunto com a Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar.
“Desde 2021 estamos na busca por fazer parte do Ranking dos Aeroportos Sustentáveis da Anac. Já executamos grande parte das ações sustentáveis das categorias exigidas. Entramos de cara em 6° lugar no ranking”, afirma. Para ela, o momento foi oportuno, já que o aeroporto vive hoje um crescimento acelerado.
“Estamos buscando o engajamento de todos os demais itens das categorias, para na próxima edição subir no ranking e conquistar o nível 1”, acrescentou.
Crescimento com sustentabilidade
No programa Aeroportos Sustentáveis, a Anac analisa 26 critérios, divididos nas gestões: organizacional, energia elétrica, hídrica, resíduos, mudança climática, qualidade do ar local e ruído aeronáutico.
O segurança aeroportuário Guilherme Duarte Miguel destaca que o enorme crescimento do Aeroporto de Maricá nos últimos meses esteve sempre alinhado com as práticas sustentáveis.
“Quando falamos de sustentabilidade, falamos de respeito, responsabilidade, boas práticas e seriedade com o meio ambiente. Estamos conseguindo garantir essas qualidades junto à equipe de operações e com as colaborações de todo o aeroporto”, diz.
Parceria
De acordo com o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto, entrar no ranking foi duplamente importante para a companhia porque expressa um trabalho coletivo, já que os colaboradores estão envolvidos na campanha Recicla Codemar, que visa chamar atenção para reciclagem na empresa e em suas casas.
“Além disso, é muito importante a Prefeitura de Maricá, a partir da Codemar, ser ranqueada no Aeroportos Sustentáveis da Anac. Isso só estimula ainda mais nosso trabalho. Esse debate dos resíduos é uma discussão que precisa estar na agenda não apenas dos governos, mas também da sociedade. Nós precisamos repensar o nosso modelo, introduzir um que tenha como base a bioeconomia, que favoreça o carbono zero, que favoreça o desenvolvimento sustentável”, acrescenta.
Creditos: O Dia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo