Não categorizadoTurismo

Após 10 anos, Estado do RJ voltará a ter um autódromo

Excelente notícia para a população do Rio de Janeiro que é fã de automobilismo! Após praticamente 10 anos desde a demolição do Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste carioca, o estado voltará a ter um local para sediar eventos e provas de grandes competições, como a Fórmula 1, Stock Car e MotoGP.

Na última quarta-feira (10/08), foi apresentado o projeto para construção do Itatiaia Motor Park, no Itatiaia Resort & Eventos, na região do Médio Paraíba.

A cerimônia contou com a participação do prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, e dos presidentes da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), Evandro Feu, e da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Djalma Nevesd.

O parque será construído em um terreno de 770 mil metros quadrados e abrigará um kartódromo, várias pistas de off-road e um circuito oficial para provas de automobilismo e motociclismo.

O projeto é do arquiteto e ex-piloto, João Mendes, que correu em várias modalidades do motociclismo e do automobilismo. A direção esportiva fica a cargo de Julio Caio Azevedo Marques, que atuou em organizações de provas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy.

Ao todo, é previsto um investimento de R$ 70 milhões em obras de infraestrutura. O prazo para a conclusão da primeira etapa é de 18 meses, a partir de agosto de 2022.

O Itatiaia Motor Park contará com parceiros da inciativa privada. Estima-se a geração de 520 empregos diretos e 2.500 indiretos.

O complexo, segundo informou a Prefeitura de Itatiaia, contará com uma localização privilegiada, no eixo Rio- São Paulo, sendo a cerca de dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP) em uma região com ampla rede hoteleira, que conta com dezenas de empresas do ramo automobilístico e multinacionais.

A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2022, com um torneio que reunirá o motocross e o velocross. Na sequência, o Itatiaia Motor Park receberá uma etapa da Utility Task Vehicle (UTVs), que é uma categoria off-road que tem ganho adeptos e entusiastas no Brasil.

Além de abrigar provas automobilísticas, o local também contará com atividades culturais ao longo do ano. São previstos festivais, exposições de automóveis antigos e encontros motociclísticos no espaço. A ideia é transformar a cidade de Itatiaia em um novo polo turístico para o estado do RJ.

Fonte: Diario do Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo