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Descubra como os viajantes decidem seus destinos e como colocar seu hotel ou pousada na rota dos hóspedes

Entender o que faz um viajante escolher o seu destino pode ajudar voc√™ a criar estrat√©gias mais assertivas. Seja por motivo familiar ou a neg√≥cios, √© importante conhecer quais s√£o as raz√Ķes que levam um turista √† sua pousada.

Embora muitos escolhem seus destinos pensando em reuni√Ķes familiares, outros tantos sequer t√™m uma rota espec√≠fica em mente quando pensam em viajar.

Neste artigo você vai saber como os viajantes decidem seu destino e como colocar sua pousada na rota dos hóspedes. Acompanhe!

Como os viajantes decidem seus destinos?

Cada vez mais conectado, o consumidor tem buscado¬†solu√ß√Ķes de viagens¬†que possam encontrar em poucos cliques. A internet revolucionou a maneira de consumir, e para o setor hoteleiro isso j√° √© uma realidade.

Ent√£o vamos come√ßar entendendo como acontece a busca e a compra de hospedagem¬†on-line,¬†desde a procura por informa√ß√Ķes at√© o¬†check-in¬†na sua pousada.

Coloque sua pousada na tora dos viajantes.

Coloque sua pousada na rota dos viajantes. Imagem: Pexels

Entender sobre essas mudan√ßas √© pensar sobre como o¬†planejamento de viagens¬†funcionava h√° alguns anos. Para conseguir informa√ß√Ķes sobre roteiros, hospedagens e passeios, as pessoas buscavam ag√™ncias de turismo em suas lojas f√≠sicas. Hoje, mesmo com essa possibilidade, os h√°bitos mudaram.

Basta apenas um smartphone com acesso à internet e pronto! Em questão de minutos é possível traçar um panorama geral de uma viagem, sem precisar sair de casa ou do escritório.

Veja a seguir como funciona a compra no digital.

Compra no digital

Em uma¬†pesquisa, o Google analisou o comportamento dos viajantes e descobriu alguns padr√Ķes de consumo que impulsionam as pessoas durante suas pesquisas na internet por viagem.

Nesse novo modo de comprar viagens, 65% dos turistas brasileiros que viajam a lazer pesquisam antes na internet sobre qual destino escolher, e boa parte de suas inspira√ß√Ķes vem de v√≠deos¬†on-line. Cerca de 66% das pessoas assistem a v√≠deos quando pensam em fazer uma viagem.

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O YouTube é considerado por cerca de 45% dos entrevistados como fonte de pesquisa para viagens. Então, criar vídeos interessantes, tanto da sua pousada como da região, é mais do que necessário! Disponibilizá-los nas suas redes sociais, como Facebook e Instagram, ajuda a atrair cada vez mais hóspedes.  Não esqueça de alimentar o site da sua pousada com esses vídeos e boas fotos!

Nesta etapa da pesquisa, √© importante trabalhar o¬†branding¬†da sua marca. O objetivo √© despertar sensa√ß√Ķes e criar conex√Ķes conscientes e inconscientes, que ser√£o cruciais para que o cliente escolha a sua pousada no momento de decis√£o de compra do produto ou servi√ßo.

A maioria dos viajantes a lazer ou a neg√≥cios considera diversas marcas na etapa de pesquisa (independentemente da categoria). Estar entre essas marcas p√Ķe sua pousada na rota dos viajantes.

Impacto do mobile na jornada de compra

Durante a pesquisa e¬†compra de viagens, o acesso m√≥vel √© decisivo. Apenas 23% daqueles que encontram um¬†site¬†n√£o otimizado para o dispositivo m√≥vel de fato completam a sua atividade. Nesse sentido, √© poss√≠vel entender a¬†import√Ęncia de ter um¬†site¬†pr√≥prio da sua pousada, que seja facilmente acessado via¬†smartphone.

Cerca de 60% das pesquisas sobre informa√ß√Ķes de destinos e hospedagens s√£o feitas no¬†mobile, e, em m√©dia, dois ter√ßos do tempo de visualiza√ß√£o de v√≠deos de viagens no YouTube acontecem em dispositivos m√≥veis.

Baixe gratuitamente o infogr√°fico da jornada do hoteleiro

Celulares com acesso à internet são utilizados durante todo o processo da viagem. Seja para inspiração durante alguns momentos ou até mesmo para publicar onde escolheram passar as férias ou o feriado. 

Criar um conte√ļdo qualificado para esse p√ļblico √© um grande diferencial. Entender o que a sua pousada pode fazer para atender √†s necessidades dos viajantes que utilizam dispositivos m√≥veis em sua jornada de compra √© fundamental para estar na rota dos h√≥spedes.

Perfil de consumo dos millennials

A geração Y, também conhecida como millennials, aqueles que nasceram após a década de 1980, os chamados nativos digitais, tem um perfil próprio de consumo. Em um levantamento do site Hoteis.com, os millennials brasileiros tem o fator comida como decisivo na hora da compra de uma viagem.

Feita com cerca de nove mil pessoas de 29 pa√≠ses, a¬†pesquisa Tasty Travels¬†considerou resultados gerais, sem recorte por nacionalidade. Ela mostrou que 62% dos turistas brasileiros dessa faixa et√°ria fazem a escolha pelo est√īmago. Al√©m disso, gostam mais de restaurantes refinados e premiados (32%) do que de comida de rua (13%).

Perfil do viajante

Pensando nesse perfil, uma estrat√©gia interessante √© atrair os viajantes para sua pousada com belas fotos e v√≠deos dos pratos da culin√°ria local oferecidos nos arredores. Esse tipo de conte√ļdo, como visto na pesquisa, al√©m de atraente para esse p√ļblico √© certamente um diferencial no momento de decis√£o de compra na gera√ß√£o Y.

Outro ponto que sua pousada pode explorar √© a busca por climas de ver√£o. Segundo uma¬†pesquisa realizada pela Booking.com, a temperatura n√£o √© o mais importante para o viajante decidir sobre viagens de f√©rias. Mesmo nos meses de inverno, muitos turistas viajam para outras regi√Ķes do pa√≠s buscando praias e calor, sobretudo na Regi√£o Nordeste.

O inverno não está associado a viagem com clima frio para 73% dos viajantes. Destes, 46% afirmam que o clima não é o mais importante quando decidem sobre as suas férias, e 27% optam por um destino típico de verão, com sol e calor.

Micromomentos na jornada de compra dos hóspedes

Graças ao smartphone, o processo de tomada de decisão do viajante inclui cada vez mais micromomentos, quando as pessoas recorrem a um dispositivo com a intenção de responder a uma necessidade imediata.

Segundo o Google, as pessoas costumam fazer visitas aos sites de viagens antes de decidir suas compras. Assim, é possível pensar em quatro micromomentos para esse perfil consumidor, como vemos a seguir:

  1. Momento ‚Äúeu quero escapar‚ÄĚ:¬†acontece quando o futuro viajante come√ßa a sonhar com a viagem e passa a procurar inspira√ß√Ķes para escolher o destino.
  2. Momento ‚Äúhora de montar um plano‚ÄĚ:¬†essa √© a etapa do planejamento de uma viagem. Nela, o seu futuro cliente pesquisa o melhor voo, o melhor lugar, as melhores datas etc.
  3. Momento ‚Äúvamos fazer a reserva‚ÄĚ:¬†√© nessa fase que acontece a compra das passagens e as reservas em hot√©is ou pousadas.
  4. Momento ‚Äúmal posso esperar para explorar‚ÄĚ:¬†ansioso por sair em viagem, seu futuro cliente est√° pronto para viver as experi√™ncias e compartilh√°-las com os amigos.

Pensando de maneira mais estrat√©gica, voc√™ pode estruturar a√ß√Ķes para ajudar os clientes em cada um desses micromomentos.

√Č poss√≠vel pensar em op√ß√Ķes de atividades para fazer na regi√£o em¬†diferentes √©pocas do ano, pensando no momento ‚Äúeu quero escapar‚ÄĚ. Esse conte√ļdo pode ser feito em v√≠deo, explorando esses lugares mais interessantes. Informa√ß√Ķes sobre gastronomia e economia local tamb√©m s√£o importantes neste momento.

Na hora de ‚Äúmontar um plano‚ÄĚ, sua pousada pode ajudar o viajante com¬†promo√ß√Ķes e parcerias¬†com ag√™ncias de viagens em que passagens¬†mais¬†hospedagem saiam mais em conta, por exemplo. N√£o se esque√ßa de cuidar da imagem da sua pousada para que, quando o h√≥spede pesquisar por hot√©is em sua regi√£o, ele perceba credibilidade em sua hospedaria.

No momento ‚Äúvamos fazer a reserva‚ÄĚ, coloque sua pousada como a primeira op√ß√£o para o viajante.¬†Sites¬†lentos e procedimentos muito longos (cadastros, demora na confirma√ß√£o da compra) levam seu cliente para longe. Otimize suas reservas com bons¬†softwares¬†e constantes treinamentos para sua equipe.

Quando o h√≥spede confirmar a reserva, √© hora da estrat√©gia para o momento ‚Äúmal posso esperar para explorar‚ÄĚ. Saia na frente, criando um roteiro do que ele ir√° encontrar na cidade naquelas datas reservadas, e uma op√ß√£o de caf√© da manh√£ especial de acordo com as prefer√™ncias dele. Pergunte a ele se gostaria de algum pedido especial!

Seguindo essas dicas, seu hotel vai ajudar o h√≥spede nos micromomentos de sua jornada de decis√Ķes para a viagem e, com isso, criar um¬†relacionamento¬†com ele. Assim, da pr√≥xima vez que ele viajar para sua cidade, a jornada dele ser√° bem mais f√°cil, pois voc√™ j√° ensinou o caminho da primeira vez.

Confira também: https://abihrj.com.br/noticias/gatilhos-mentais-para-hotelaria-o-que-sao-e-como-utiliza-los-para-aumentar-suas-reservas/

Fonte/Créditos: Omnibees

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