Enel conclui primeira etapa na rede elétrica de Ilha Grande

A Enel Distribuição Rio concluiu, no último fim de semana, a reconstrução de cerca de 800 metros de rede elétrica na Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. A modernização da rede na ilha segue em fase final de execução e alcançará um total de 1,1 mil metros de cabos substituídos. O objetivo das obras de modernização é tornar a rede mais resiliente, melhorando o fornecimento aos clientes de Vila do Abraão. O mutirão de serviços foi planejado e contou com 80 profissionais ligados à distribuidora, que realizaram as intervenções em parceria com a Prefeitura e a Defesa Civil de Angra dos Reis e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Enel prevê a conclusão das obras até o final deste semestre.

O mutirão, realizado nos últimos dias, garantiu a substituição de 23 postes de energia e a instalação de novos condutores, mais modernos e resistentes, além de serviços de podas preventivas e emergenciais de árvores, para evitar o contato da vegetação com a rede elétrica, que é uma das principais causas de interrupção do serviço na localidade. A Defesa Civil e o Inea atuaram em conjunto com a companhia para a execução das atividades que envolvem a vegetação. Já a prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva da Ilha Grande, auxiliou no transporte de equipamentos e materiais em balsas.

Equipes de emergência apoiaram o trabalho 24 horas na Ilha durante as obras da nova rede. Além disso, três geradores foram instalados na Vila em suporte aos serviços essenciais, como a Casa da Cultura, Batalhão de Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Durante a execução dos serviços, a equipe enfrentou desafios de logística, como o transporte dos postes e equipamentos por vias íngremes, muitas vezes por trechos que passam por dentro da mata. O impacto das chuvas intensas que atingiram a região na semana passada também trouxe desafios para a execução das melhorias na rede. “A ilha possui características geográficas, topográficas e climáticas desafiadoras, totalmente diferentes de outros locais. Trabalhamos de maneira incansável para tornar a rede elétrica mais moderna, segura e menos suscetível às condições climáticas e à salinidade”, destaca José Luis Salas, Diretor de Redes da Enel Distribuição Rio.

Créditos: Diario do Vale

Related posts

Projeto “Cabo Frio Sempre o Melhor Destino” já começa a surtir efeito positivo para turismo da cidade:

Arraiá Le Canton agita a Serra Carioca com tradição e alegria

Convocação Importante aos Hoteleiros do Brasil: Presença Crucial na Sessão de Sanção do PERSE pelo Presidente Lula