Hotel Fazenda Vilarejo e Fairmont são premiados na categoria Eduardo Tapajós – Empreendedorismo

Hoteleiro, químico industrial e advogado: assim pode ser descrito Eduardo Tapajós, o empresário que empresta o nome à categoria Empreendedorismo do Prêmio Top Hotel RJ. Nesta edição, o vencedor foi o Hotel Fazenda Vilarejo, seguida pelo Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, em segundo lugar. Conheça os cases vencedores:
Um ecossistema empreendedor – O grande vencedor da categoria, o Grupo Vilarejo, em Conservatória (distrito de Valença), evoluiu de um simples hotel-fazenda para um ecossistema integrado de negócios, impulsionando o turismo regional com investimentos totais acima de R$ 8 milhões. Inaugurados em 1987 e 1989, a Cachaçaria Vilarejo e os Laticínios Vilarejo deixaram de ser atrativos complementares para se tornarem operações independentes, com faturamento anual de R$ 650 mil e R$ 1,8 milhão, respectivamente.
No Hotel Fazenda Vilarejo, a ocupação média anual atingiu 98%, o que corresponde a 30% acima da média regional, graças a inovações como o parque aquático Aqua Vila, com investimento de R$ 6 milhões. O espaço de 1,3 mil m², sustentável com energia solar e reuso de água, gerou 70 empregos e deve elevar a receita do hotel em 15%. Ao todo, aproximadamente 12% da população trabalha no empreendimento vilarejo – são mais de 500 empregos diretos e indiretos.
Complementando o lazer familiar, um heliponto de R$ 150 mil, concluído em agosto, facilita o acesso de turistas de alto padrão do Rio e de São Paulo, além de ser uma alternativa para toda a região em casos como emergências médicas. Os produtos da cachaçaria (como blends envelhecidos em carvalho e amburana), como as cachaças Meu Garoto e Muquirana, e dos laticínios (queijos artesanais e doces) abastecem o all inclusive do hotel, e são vendidos em redes parceiras como Clube do Churrasco e Quiosque do Alemão, além das nove lojas Vilarejo.
Sob o lema “Da nossa fazenda para a sua casa”, o grupo fideliza clientes: o hóspede conhece a cachaçaria e o laticínio, consome os produtos durante a estadia, leva itens para casa e, ao reencontrar as marcas em pontos de venda externos, reforça seu vínculo com o destino. Ao conectar hospedagem, gastronomia, produção agrícola e industrial, entretenimento e acesso facilitado, o grupo constrói um ecossistema que o consolidando como referência em turismo rural e inovação no interior fluminense.
Festival de luxo, cultura e sustentabilidade em Copacabana – Na segunda colocação da categoria, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana celebra seu aniversário de seis anos de operação com o Fairfest, evento que transcende a simples comemoração para se firmar como manifestação do compromisso do hotel com a comunidade e a sustentabilidade. Aberto ao público, o festival
ocupou a praça em frente ao hotel, na icônica Praia de Copacabana, convidando hóspedes e visitantes a vivenciarem a essência da marca Fairmont.
Mais do que uma festa, o Fairfest reforça a filosofia do Fairmont de ser o coração da comunidade. O evento foi concebido para compartilhar o melhor do hotel com a cidade, fortalecer laços com os vizinhos e expressar gratidão à comunidade local. Essa iniciativa sublinha o pilar de hospitalidade de luxo do Fairmont, que se estende para além das paredes do hotel, contribuindo para o bem-estar do entorno e promovendo experiências autênticas e relações genuínas.
A gastronomia é um dos grandes destaques do evento, que reuniu o melhor da culinária do Fairmont em versões descontraídas e acessíveis. Food trucks apresentaram pratos icônicos dos renomados restaurantes da casa, como o Marine Restô, Spirit Copa Bar, Tropìk e Coa&Co Café. A trilha sonora, com artistas que se apresentam regularmente no, embalou o evento com o clima leve que caracteriza os finais de tarde no Fairmont. Atividades para toda a família completaram o ambiente festivo e inclusivo.
Além da celebração, o Fairfest incorporou um pilar de responsabilidade socioambiental. O evento foi planejado para evitar desperdícios e reduzir emissões de carbono, demonstrando o compromisso do hotel com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Um dos impactos sociais mais significativos é a doação de alimentos excedentes para pessoas em situação de vulnerabilidade.


