Vilarejo Praia Hotel e Radisson Barra Rio de Janeiro são premiados na categoria Corintho Falcão – Ação Social

Em sua 20ª edição, a premiação Corintho Falcão se dedica a reconhecer ações sociais e homenageia o banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro.
O primeiro lugar ficou com o Vilarejo Praia Hotel e o Radisson Barra Rio de Janeioro conquistou a segunda colocação. Conheça os cases premiados:
Transformação de casas e vidas – O Grupo Vilarejo lançou, em julho de 2023, o projeto “A gente acredita. A gente reforma”, uma iniciativa de responsabilidade social que promove uma transformação real na vida de seus colaboradores. A proposta é simples, mas de impacto profundo: dedicar parte do lucro mensal das empresas do grupo para reformar as casas de funcionários que vivem em condições de vulnerabilidade, garantindo mais conforto e segurança para suas famílias.
A seleção dos beneficiados é feita com rigor e transparência, em parceria com assistentes sociais, que garantem a prioridade correta e a privacidade das famílias. Critérios como tempo de serviço na empresa, renda familiar abaixo de dois salários-mínimos e ausência de advertências nos últimos seis meses são considerados. As reformas abrangem desde estruturas de alvenaria até melhorias hidráulicas, elétricas e de acabamentos, proporcionando uma mudança significativa na qualidade de vida dos colaboradores.
Em apenas dois anos, o projeto já transformou os lares de 28 famílias, com investimentos que chegam a R$ 40 mil por casa. Até setembro de 2025, o Grupo Vilarejo já aportou R$ 746 mil na iniciativa. Além do impacto direto na vida dos beneficiados, o projeto gera, em média, 30 empregos diretos e indiretos por obra, movimentando a economia local e reforçando o compromisso social do grupo.
Os resultados são visíveis não apenas na melhoria das condições de moradia, mas também na lealdade e engajamento dos colaboradores: a taxa de rotatividade do grupo é de apenas 0,8% ao ano, significativamente abaixo da média de 5% do mercado. A meta é beneficiar 48 famílias até o final de 2026, com o projeto se consolidando como uma política permanente de RH e responsabilidade social da empresa.
Inclusão de mulheres na hotelaria – O Radisson Barra Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Beneficente São Martinho (ABSM) e o Projeto Gavime, lançou um projeto social inovador focado na qualificação profissional e integração social de mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. A iniciativa visa desenvolver habilidades básicas e socioemocionais, capacitando-as para o mercado de trabalho hoteleiro, com foco especial na função de camareira. O programa busca atenuar as desigualdades históricas de acesso a oportunidades de profissionalização, especialmente para mulheres de baixa escolaridade e residentes em comunidades como a Muzema.
O público-alvo são mulheres desempregadas ou em subempregos, beneficiárias de programas sociais e com interesse na área de hotelaria. O programa foi desenvolvido por meio de oficinas teórico-práticas, visitas técnicas a hotéis, palestras com profissionais do setor e workshops focados em habilidades socioemocionais como comunicação, trabalho em equipe e autoestima. Além disso, inclui formação em cidadania, mentoria individualizada e articulação direta com o mercado de trabalho, com a criação de um banco de talentos para facilitar a inserção das participantes.
As aulas teóricas foram ministradas nas dependências da Gavime, na comunidade da Muzema, sob a supervisão pedagógica da ABSM, que possui mais de 40 anos de experiência na inserção de jovens no mercado de trabalho.
Foram 32 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas e temas como governança, informática, administração e cidadania. Das 12 mulheres formadas, cinco foram contratadas pelo próprio Radisson e as demais foram empregadas em outros hotéis. No próximo ano, a meta é realizar três turmas do projeto.




