BlogNotícias

Volume de serviços no Rio cresce 3,6% em dezembro e turismo dispara no fim de 2025

O volume de serviços no Estado do Rio de Janeiro cresceu 3,6% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2024, acima da média nacional, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. No turismo, a alta foi ainda maior: 15,2% no mês e 10,8% no acumulado de 2025

O setor de serviços do Estado do Rio de Janeiro fechou dezembro com desempenho acima da média nacional. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, o volume de serviços prestados no estado cresceu 3,6% na comparação com o mesmo mês de 2024. No Brasil, no mesmo recorte, houve queda de 0,4%.

No acumulado de 2025, o avanço do setor no estado foi de 1,7%. Já na passagem de novembro para dezembro, o crescimento ficou em 1,3%, indicando uma reta final de ano mais aquecida para a atividade fluminense.

De acordo com o levantamento, os ramos que mais pesaram no resultado anual, em magnitude de crescimento, foram os serviços de tecnologia da informação, os serviços técnico-profissionais e o transporte terrestre.

O turismo apareceu como um dos destaques do período. Ainda segundo a PMS, o volume de atividades turísticas no Rio de Janeiro subiu 15,2% em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2025, a alta foi de 10,8%, bem acima do índice nacional de 4,6%. De novembro para dezembro, o crescimento do turismo fluminense foi de 7,6%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, os números refletem a força da economia fluminense no fim do ano. “Os números consolidam a trajetória positiva da economia fluminense e do setor de serviços ao longo do ano e confirmam o resultado esperado do setor de turismo no final de ano, com o Réveillon, pelo período de verão e pelo Carnaval”, avaliou Vinicius Farah.

No cenário nacional, o setor de serviços recuou 0,4% em dezembro na série com ajuste sazonal, mas encerrou 2025 com alta de 2,8%, no quinto ano seguido de crescimento, segundo o IBGE. Isso ajuda a dimensionar o resultado do Rio, que conseguiu avançar no mês justamente quando o país, em média, teve retração.

Créditos: Diário do Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo