NotíciasTurismo

Entrevista: Gustavo Tutuca busca parcerias para incrementar o turismo no interior do RJ

Um dos grandes gargalos do processo de interiorização do turismo no Rio de Janeiro, projeto que a Setur-RJ vem colocando em prática, é a conexão, principalmente no setor aéreo. Em uma entrevista ao Portal Turisnews, o Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca contou que vem iniciando conversas para parcerias, com empresas aéreas, especialmente ligadas ao turismo regional. Além disso, ele falou sobre as expectativas com o setor e as novidades trazidas na WTM-LA. Confira a entrevista:

Portal Turisnews: Como está sendo a participação do Rio de Janeiro na WTM? O que vocês estão trazendo de novidades?

Gustavo Tutuca: A WTM, sem dúvida nenhuma, é a feira mais importante para o turismo do Rio de Janeiro. Primeiro, por ser em São Paulo, que é o maior destino emissor para o Rio de Janeiro, e também por ser uma feira importante da América Latina, que também é grande emissor. A Argentina e Chile são os maiores emissores para o turismo internacional do Rio de Janeiro. Aqui também, pela proximidade com o Rio, temos a possibilidade de trazer mais destinos: temos vários municípios aqui, várias regiões turísticas, muitos atrativos e muitas redes de hotelaria ativando seus produtos. Então, o nosso stand, além de ter um visual muito bonito, sou suspeito para falar que é o mais bonito da feira, também tem  um conteúdo muito interessante.

Portal Turisnews: O que vocês têm trabalhado com esses parceiros?

Gustavo Tutuca: A gente tem trabalhado muito o turismo de experiência, o que vem calhar com a divulgação das rotas. Temos a Rota Cervejeira; a Rota dos Vinhos, das vinícolas que estão sendo desenvolvidas no Rio de Janeiro e a Rota do Queijo. A gente veio e começou uma ativação da rota do queijo ali na região do Vale do Café. Aqui na WTM, com uma operadora grande de viagens, conseguimos fechar vários pacotes, até de turistas internacionais, para a região do Vale do Café.

Portal Turisnews: O Rio de Janeiro é um destino consolidado, mas vocês agora estão voltados para os destinos do interior do Estado. Como é esse trabalho da Secretaria?

Gustavo Tutuca: A ideia é justamente essa, a gente aproveitar o Rio de Janeiro que tem a capital como destino consolidado, e transbordar isso para as outras regiões. Principalmente para o turismo internacional, a gente sabe que, para fazer com que o turista volte, precisamos enriquecer esse atrativo. Precisamos melhorar o conteúdo e conectar o Rio de Janeiro às regiões do interior e fomentar esse trabalho do turismo de proximidade. Em um raio de três horas, três horas e meia de carro, você consegue sair do mar para a serra, turismo de natureza, turismo de aventura. Então, a gente tem um estado que é pequeno territorialmente, com muitos atrativos, em um raio muito próximo.

Portal Turisnews: Hoje, qual é o grande gargalo para levar o turismo ao interior?

Gustavo Tutuca: A gente tem um gargalo do meio de transporte, principalmente do aéreo. Temos uma aviação regional que ainda é carente, poucos voos regionais que saem e vão para os aeroportos do interior do Estado, apesar de termos aeroportos muito bem estruturados, em Resende, Cabo Frio, Campos, Macaé e Angra dos Reis. Tivemos algumas reuniões aqui na WTM, com companhias aéreas que estão interessadas. A gente tem uma companhia aérea que faz o turismo regional na Bahia, que tem uma dimensão maior que o Estado do Rio de Janeiro, mas tem essa vocação do turismo regional, que está interessada em entrar no mercado do Rio de Janeiro e a gente está ajudando a encaixar uma forma, um ambiente favorável para conectar melhor.

Portal Turisnews: Há melhorias também no transporte rodoviário…

Gustavo Tutuca: Temos melhorado muito as concessões das rodovias federais no Rio de Janeiro. Isso melhora muito o fluxo para o interior. Notadamente agora, com a nova concessão da Rio Santos, que vai duplicar a Rio-Santos, que é um gargalo histórico para acessar a região de Mangaratiba, Angra dos e Paraty.  A gente também tem uma grande discussão da melhoria da BR-040, da concessão que vai para a região da Serra de Petrópolis, Itaipava e toda aquela região. A região de Teresópolis tem uma nova concessão operando agora também, além da melhoria no acesso ao Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense. Tudo isso vai melhorar muito a nossa questão da mobilidade.

Portal Turisnews: Hoje, também se fala no transporte aquaviário. Há estudos para a implantação deste modal?

Gustavo Tutuca: A gente tem um transporte totalmente conhecido entre Rio e Niterói um transporte de massa, subsidiado pelo Governo do Estado. Assim como para Paquetá e Ilha Grande. Comercialmente, na concessão, você tem a Ilha Grande saindo de concessão de Jacareí, em Mangaratiba. Temos muitos estudos… O Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, por exemplo, está recebendo uma nova concessão. Hoje é um transporte que está conectando com o metrô, mas que pode avançar para uma nova modalidade de transporte turístico. Que pode ser um novo atrativo para a cidade do Rio de Janeiro. Tem também um estudo sendo feito para conectar o aeroporto de Santos Dumont ao Galeão, pela Baía de Guanabara, que é também importante para a gente.

Portal Turisnews: E vem aí, Lady Gaga, consolidando o Rio de Janeiro como um grande cenário mundial de atração de eventos internacionais.

Gustavo Tutuca: A gente já tem esse evento que chama Todo Mundo no Rio, que começou com o show da Madonna no passado e que foi a provocação para que, nos próximos 4 meses de maio, a partir de 2025, a gente já tenha esse compromisso de ter uma grande atração internacional na Praia de Copacabana. Isto ajuda a consolidar esse momento do Rio de Janeiro, que é de colocar o destino de volta na prateleira do turismo internacional. Então, estamos muito feliz com esse momento. E não só no show da Lady Gaga, tem os três dias na Sapucaí, que é também uma atração.

Portal Turisnews: Como estão os preparativos para o show da Lady Gaga

Gustavo Tutuca: Estamos com a hotelaria quase toda cheia, em Copacabana, principalmente. E com o assento que a gente teve agora na operação de segurança, de controle de público, acho que tornou um atrativo mais procurado ainda pelas famílias e tem melhorado muito a qualidade do turista que vai ao Rio de Janeiro no Réveillon.

Portal Turisnews: O Rio de Janeiro também virou palco de grandes shows. Por que no Engenhão e não no Maracanã?

Gustavo Tutuca: O Maracanã tem um calendário mais extenso que o do Engenhão por ter dois clubes jogando lá. A gente tem mais facilidade no Engenhão. Então, é uma nova área que se consolida junto com o Parque Olímpico, junto com o estádio do Maracanã  e a Praia de Copacabana.

Creditos: TUris News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo