A Embratur e o Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) estão discutindo os caminhos para fortalecer as experiências turísticas rurais da região. Nesta quarta-feira (23), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com a presidente do consórcio, Fátima Pacheco, e prefeitos de municípios do Rio para conversar sobre as ferramentas para auxiliar o trade turístico local no melhor caminho para promoção internacional do interior do estado.
A região da Rota Caminhos do Açúcar agrega fazendas históricas, turismo de natureza e também o Quilombo Fazenda Machadinha, que fica em Quissamã (RJ). Freixo destacou a importância do afroturismo como um atrativo para a região e sugeriu a Fátima um encontro na comunidade quilombola com os prefeitos que fazem parte do consórcio e autoridades do governo para trazer mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Cidennf.
Para Freixo, interiorizar o turismo no Rio é uma oportunidade de impulsionar o turismo internacional no estado. “Incentivar o turismo nessas cidades no norte e noroeste fluminense pode ser um atrativo para o visitante internacional, para que ele fique por mais tempo no Brasil, conheça além do sol e praia do Rio de Janeiro; que ele conheça mais a nossa gastronomia, nossa cultura e aumente o ticket médio aqui no nosso país. E é preciso expandir essas regiões com grande potencial de ecoturismo e turismo de negócios”, disse.
Já o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou a importância de “fortalecer novos produtos e novas experiências no Brasil”. “É muito importante entender como a organização do consórcio consegue trazer para a luz as iniciativas municipais. O trabalho em conjunto com a Embratur vai ser de aproximar para a tomada de decisão em relação à inteligência de dados, produção de uma marca e de um posicionamento turístico dessa região, para que a gente tenha turistas internacionais chegando no curto e no médio prazo”, explicou.
A presidente do consórcio, Fátima Pacheco, por sua vez, afirmou que a proximidade com a Agência será importante para o fortalecimento da região. “Nossa intenção é se preparar para receber o turista cada vez mais e caminhar também, para receber inclusive o turista internacional. Uma vez que a gente vai qualificar o trade, vai integrar essa rede nacional e mostrar as riquezas tanto naturais quanto históricas que a gente tem lá no interior”, detalhou.
Após o encontro, a área técnica do Cidennf participou de uma conversa com o gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE), Alexandre Nakagawa, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, e o assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins, para conhecer o painel de dados e outras ações da Agência que podem se adequar melhor para o fortalecimento e promoção dos produtos turísticos do norte e noroeste fluminense.
Dados positivos
De acordo com informações do Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, de janeiro a setembro de 2024, 1.075.879 de turistas internacionais – um aumento de 25,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em setembro, a alta foi de 41,2% – enquanto em 2023 foram 82.149 viajantes internacionais desembarcando no estado, em todo o mês passado foram 116.004.
Creditos: Turisnews