Eventos

PROENH-RJ levou capacitação para a hotelaria a Petrópolis

O PROENH-RJ (Programa de Encontros com Hoteleiros), organizado pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro), chegou a Petrópolis no último dia 10. O programa de capacitação reuniu 40 pessoas no SESC Nogueira e teve entre os temas treinamento de equipes, fidelização de clientes e uso de tecnologia nas vendas.

A presença de autoridades ratificou a credibilidade do programa que além de capacitar os presentes, ainda promove e valoriza o destino!

“Foram palestras de alto nível. Nós ficamos extremamente satisfeitos em receber e apoiar iniciativas como esta, para aprimorar o serviço que é oferecido ao turista que escolhe a nossa cidade. Cada um que trabalha na hotelaria e no trade turístico é fundamental para garantir a satisfação dos turistas, para que eles indiquem e retornem a nossa cidade” destacou a secretária de Turismo, Silvia Guedon que esteve presente em grande parte do evento.

O evento foi realizado no Salão de Convenções do Sesc de Nogueira, ao longo da tarde desta quarta-feira, 10. No total, seis palestrantes discorreram sobre diferentes temas, como: Gestão e treinamento de equipe; Gestão Hoteleira/Controler; Relação de consumo e política de cancelamento; Perse, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos; Neuroturismo; e o Desenvolvimento de habilidades na hotelaria. Estiveram presentes, além da secretária de Turismo, Silvia Guedon, da diretora de Turismo e Eventos, Evany Noel, e da assessora de Promoção Turística, Dalva de Oliveira; o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui; o presidente do Sicomércio Petrópolis e diretor da Fecomércio-RJ, Marcelo Fiorini; Guilherme Lacombe, conselheiro da ABIH-RJ no município de Petrópolis, entre outros.

Ao longo de uma tarde foram realizadas seis palestras de três diferentes áreas, com foco em gestores de empreendimentos turísticos e suas equipes. Valéria Leal (ex-Sheraton Grand Rio & Resort) falou sobre como treinar a equipe para fidelizar o cliente; a palestra de Edson Vilarim (Praia Ipanema Hotel) foi sobre Gestão Hoteleira/Controler, com atenção especial para os índices importantes para os resultados. Depois, foi a vez das áreas jurídicas. O advogado Paulo Henrique Bergqvist explicou detalhes da relação entre consumo e políticas de cancelamento, enquanto Ricardo Almeida e Raianne da Matta abordaram o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). A consultora do Sebrae/RJ, Ana Cláudia Peixoto, destacou como o neuroturismo pode ajudar a construir a experiência do hóspede por meio das emoções. Por fim, Marília Mills, instrutora do SENAC-RJ, discorreu sobre as soft skills e o desenvolvimento de habilidades na hotelaria.

Entre os participantes, estava o supervisor de governança do Sesc Nogueira, Paulo Sérgio Ferreira Santos. Há 29 anos no setor, Paulo viu como uma grande honra e satisfação participar da capacitação. “Foram temas interessantíssimos e que o que foi dito aqui será extremamente útil no nosso dia a dia. Tanto no trato com os colaboradores quando com o cliente final. A gente procura sempre estar integrado com as inovações na área e essa capacitação foi uma grande oportunidade”, ressaltou o supervisor de governança.

Durante o evento, um amplo trabalho de divulgação foi feito por meio do Instagram da ABIH-RJ (@abih.rio), no intuito de difundir a informação sobre a capacitação na cidade, promovendo e agregando valor ao destino.

“Nossa intenção é, por meio da capacitação, fortalecer o destino turístico. Petrópolis é uma cidade que vive e respira turismo, a maior vocação da cidade. A presença de hoteleiros e representantes do trade mostra o empenho e engajamento em se aperfeiçoar”, frisou Alexandre Moraes, coordenador estadual da ABIH-RJ.

Para o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, treinamentos como esse são essenciais para as equipes hoteleiras. “O programa aborda diversas disciplinas, revendo conceitos e preparando os colaboradores para que aperfeiçoem seus conhecimentos, o que tem reflexos positivos na qualidade dos serviços prestados aos hóspedes. A grande presença de hoteleiros e representantes do trade mostra o empenho destes em melhorar suas habilidades”. Organizado em parceria com a Fecomércio RJ, com apoio da Setur-RJ, da TurisRio e da Secretaria de Turismo de Petrópolis (Turispetro), Sebrae-RJ e Senac-RJ, o evento foi gratuito e contemplou os presentes com um certificado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo