Turismo

Booking.com: brasileiros pagam mais por opções de viagem mais ecológicas

Dilema

No entanto, isso envolve outro dilema que as pessoas enfrentam quando se trata de serem mais conscientes sobre quando, onde e como viajam: enquanto quase um terço (32%) acredita que o meio ambiente tende a piorar nos próximos 6 meses, 40% acreditam que também haverá uma piora na crise do custo de vida, deixando as pessoas sem saber o que priorizar ao tentarem conciliar o que é importante para elas com as demandas da vida cotidiana.

Com a mudança do clima econômico desde o ano passado, os grandes temas que estão na mente das pessoas, hoje, são as crises do custo de vida e a climática. Nove em cada dez (90%) brasileiros dizem que querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, enquanto dois terços (67%) afirmam que a crise energética global e o aumento do custo de vida estão impactando seus planos de gastos. Alguns viajantes, no entanto, acreditam que não há como conciliar as duas coisas. Com o aumento da inflação, esses turistas pensam que devem escolher entre sustentabilidade e orçamento.

Booking.com
Geração sustentável (Crédito: Booking.com)

Certificação sustentável

Um obstáculo para acreditarem em viagens mais baratas é que 52% dos brasileiros acham que opções de viagem mais sustentáveis são muito caras (um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos dados de 2022 da Booking.com). Para essas pessoas entrevistadas, combinar sustentabilidade e viagens não é algo urgente quando a preocupação maior é o pagamento das contas. Por outro lado, com a volta definitiva das viagens para algumas pessoas, e um foco mais urgente em escolhas conscientes, mais da metade (55%) dos viajantes brasileiros estariam dispostos a pagar mais por opções de viagem com uma certificação sustentável, aumentando os gastos para sentirem que estão fazendo a diferença.

À medida que um número cada vez maior de viajantes sente o impacto, esses turistas passam a buscar opções de viagem mais eco-friendly que incluam recompensas, destacando a compensação percebida entre fazer escolhas conscientes e economizar dinheiro e a necessidade de ter incentivos. Mais da metade (54%) dos turistas do país gostaria de descontos e incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas (um aumento de 16 pontos percentuais em relação a 2022), enquanto 48% se sentiriam encorajados a viajar de forma mais sustentável se recebessem pontos de recompensa por essas escolhas, que poderiam usar para obter benefícios grátis ou descontos extras em sites de reservas de viagens on-line.

Mais econômicas e mais ecológicas

“Embora as viagens possam estar de volta, o aumento do custo de vida e a ansiedade climática levaram a uma maior demanda por opções mais econômicas e ecológicas”, afirma Glenn Fogel, CEO da Booking.com. “Viajar pode ser uma força para o bem, e os próprios viajantes estão demonstrando ser os agentes da mudança hoje, adotando hábitos de viagem mais sustentáveis e buscando experiências responsáveis. Estamos prestando atenção e, junto com nossos parceiros do setor, estamos liderando uma mudança positiva e examinando cada parte das viagens para apoiar os viajantes e beneficiar as comunidades locais e seus entornos. Viagens mais sustentáveis são um investimento para o mundo, e estamos comprometidos em fazer com que fique mais fácil para todas as pessoas vivenciarem o turismo de uma forma mais consciente e responsável, não importa onde estejam em sua jornada rumo à sustentabilidade”.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 33.228 entrevistados em 35 países e territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2023.

Créditos: Diario do Turismo

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