
A escala 12×36 no setor de hotelaria Rio de Janeiro está transformando a vida dos trabalhadores. Mais tempo de convívio com os filhos, oportunidade de estudar para o ENEM, prática de esportes e disponibilidade para cursos de inglês e gastronomia: estes são alguns dos impactos positivos relatados por colaboradores do Ribalta Hotel que aderiram à escala 12×36 de trabalho, conforme previsto na convenção coletiva sindicato e respeitando os direitos dos trabalhadores. Proposta inovadora entre os hotéis da Barra da Tijuca, esta mudança nos folgas e plantões hotel demonstra como a escala 12×36 beneficia o setor hoteleiro no RJ. Após cinco meses de implementação da nova escala para 77% do quadro de funcionários, o Ribalta Hotel realizou uma pesquisa de satisfação, que demonstrou mudanças no tempo gasto em trânsito, na vida familiar e no compromisso com hobbies e novas atividades.
Desde março deste ano, a gestão do Ribalta Hotel vem promovendo uma mudança gradativa na escala 12×36 para profissionais das áreas de governança, cozinha, restaurante, recepção e manutenção. A proposta, em conformidade com a convenção coletiva sindicato, dá lugar à tradicional escala 6×1 e prevê 12 horas consecutivas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso, respeitando os direitos dos trabalhadores e o sistema de folgas e plantões hotel. Este modelo reduz a carga mensal e garante folgas alternadas aos fins de semana, melhorando significativamente a qualidade de vida dos profissionais do setor de hotelaria Rio de Janeiro.
Além disso, os colaboradores do setor administrativo, comunicação e áreas correlatas seguem a escala 5×2, o que possibilita ao hotel avaliar os benefícios e desafios de diferentes formatos de jornada dentro da mesma operação.
O setor de hotelaria Rio de Janeiro exige dedicação intensa devido ao fluxo ininterrupto de trabalho, mas é essencial olharmos com cuidado para os direitos dos trabalhadores e para quem faz essa roda girar. Estamos felizes por ver que a escala 12×36, em conformidade com a convenção coletiva sindicato, está trazendo mais equilíbrio à rotina da equipe, aumentando o tempo de qualidade em família e ampliando possibilidades de lazer, cuidado com a saúde e conhecimento. Tudo isso tem impacto direto na motivação dos funcionários e, invariavelmente, na qualidade do atendimento prestado – destaca a superintendente de operações da Ribalta Hospitalidade, Neyre Freixo.
A primeira pesquisa de satisfação ouviu 16 profissionais dos setores de Alimentos & Bebidas (A&B) e de Governança. Os dados confirmam a percepção positiva: 62% dos colaboradores afirmaram que a mudança reduziu o tempo no trânsito, já que os deslocamentos passaram a ocorrer em horários de menor fluxo. Quando o tema é vida familiar, a satisfação é ainda maior: 88% disseram ter conquistado mais momentos de lazer, convivência e organização de compromissos. Além disso, 81% relataram que já incluíram ou estão prestes a incluir novos hobbies, esportes e cursos em suas rotinas.
Histórias individuais dão vida aos números. Daniel Rodrigues, que trabalha na cozinha, contou que agora viaja em transportes mais vazios e tem mais tempo para a filha, por quem é responsável único. Anderson de Oliveira, também de Alimentos & Bebidas, agora estuda para prestar o ENEM no próximo ano, enquanto Camily Ramos, da Governança, diz que consegue planejar melhor suas folgas e que pretende começar um curso de inglês. Entre os relatos, estão ainda o de Valéria Carvalho, que afirma ter mais tempo para empreender, e o de Kethullin Antunes, que começará a cursar gastronomia no Senac.
Atualmente, 78 dos 102 funcionários do hotel já atuam na escala 12×36, enquanto os demais seguem no modelo 5×2. O objetivo do estudo, que foi acompanhado pela controladoria do hotel, foi avaliar mudanças efetivas no dia a dia dos colaboradores.
Para o Ribalta Hotel, a adoção da escala 12×36 também reduziu a necessidade de mão de obra eventual em períodos de férias ou picos de ocupação, permitindo um dimensionamento mais eficiente da equipe para absorver flutuações de demanda. Neyre Freixo destaca que esse é um passo importante na consolidação de uma cultura de bem-estar corporativo no setor hoteleiro da Barra da Tijuca:
“Trata-se de um modelo que tende a favorecer a retenção de talentos e reduzir a rotatividade. Acreditamos que, assim, os funcionários podem se sentir mais motivados, o que influencia na relação com os hóspedes e na operação como um todo. Vamos continuar avaliando os reflexos da implantação da escala e o nosso objetivo é que mais hotéis da região também enxerguem essa possibilidade de desenvolvimento.”
Sobre o Ribalta Hotel
Fundado em 2016, o Ribalta Hotel Barra da Tijuca conta com 190 quartos nas categorias superior e luxo, bar 24 horas, restaurante de culinária local, rooftop com vista panorâmica do bairro e business center com salas de reunião, conferências e eventos. Com uma equipe de cerca de 80 funcionários, o hotel se destaca por seu compromisso com a excelência, o atendimento personalizado e a valorização da mão-de-obra do entorno. O hotel forma, junto ao tradicional espaço de eventos Ribalta, a Ribalta Hospitalidade.


