Cidades Costa Verde - RJ

PARATY: O guia completo da cidade!

PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA

PARATY – Rio de Janeiro

SOBRE A CIDADE

Para conhecer o verdadeiro significado da palavra beleza, você deve conhecer Paraty, a perfeita combinação entre o azul marítimo e o verde da Mata Atlântica.

Em meados da década de 60, Paraty foi declarada Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à sua importância no ciclo do ouro, pois chegou a ser uma das cidades mais prósperas da Colônia e do início do Império.

As paisagens naturais do Parque Nacional da Serra da Bocaina abrigam parte do trecho fluminense do Caminho Velho do Ouro, por onde os tropeiros transportavam o ouro das Minas Gerais com destino à Corte, formando um dos roteiros turísticos da cidade. Na década de 90 instalaram-se na cidade as operadoras de mergulho, que ensinam o esporte e fazem expedições de exploração marítima.

As praias ao longo da estrada começaram a ser frequentadas e as de Trindade transformaram-se no lugar preferido da juventude e dos aventureiros. Também é possível conhecer por lá muitas riquezas culturais tais como o complexo arquitetônico que reúne igrejas dos séculos XVIII e XIX, em estilos neoclássico e barroco, além de casarões seculares que nos meses de inverno acolhem variados festivais e festas, entre elas salientamos a FLIP – Festa Literária de Paraty, de renome internacional.

Não deixe de conhecer as lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, faça muitos cliques das portas e janelas coloridas, são uma atração à parte.

Em Paraty, encontram-se mais de 120 praias e ilhas em tons de esmeralda que compõem a baía de Paraty e arredores, lugares paradisíacos que no roteiro de um turista que se preze não pode faltar!
Os restaurantes a noite e as opções de compras em Paraty são bastantes completos. Beber aquele drink ao ar livre sentado nas mesinhas aconchegantes dos barzinhos de Paraty fazem toda a diferença, a paquera rola e a alegria baila no ar.

Quem busca por festivais e atividades culturais em Paraty não irá se decepcionar. A cidade é repleta de boas livrarias, lojas de arte, antiquários e alguns espaços destinados à produção cultural. Apesar de Paraty respirar cultura durante todo o ano, alguns eventos atraem a atenção dos visitantes. É o caso da festa literária internacional de Paraty (FLIP) ou mesmo dos grandes eventos fotográficos que a cidade costuma apresentar (sempre em setembro).

As cachoeiras do Tobogã, do poço do Tarzan, da Pedra Branca e a do Poço da Usina são lugares que não podem ficar de fora, bem como o forte defensor Perpétuo.

Enfim… a Amada Paraty é um município com uma diversidade abundante e que um final de semana é muito pouco para conhecer todos os atrativos.

Se programe, faça suas reservas nas pousadas aconchegantes de Paraty, a hospitalidade local fará com que você sempre queira voltar.

FOTOS DE PARATY:

 
 
 
 
 
 

O QUE FAZER EM PARATY

Em breve!

 

Você também pode gostar:

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ) : O guia completo da cidade!

admin

SÃO PEDRO DE ALDEIA: O guia completo da cidade!

admin

IGUABA GRANDE RJ: O guia completo da cidade!

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com