BARRA MANSA (RJ): GUIA COMPLETO DA CIDADE: O que fazer, onde ir, história e muito mais!
Conheça a cidade de Barra Mansa (RJ), sua história, pontos turísticos, perguntas frequentes e muito mais! Leia agora o nosso guia completo sobre Barra Mansa.
SOBRE A CIDADE DE BARRA MANSA (RJ)
Localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro, Barra Mansa é uma cidade que encanta turistas de todo o mundo. Com uma história rica e variada, a cidade tem muito a oferecer para quem deseja conhecê-la. Neste guia completo sobre Barra Mansa (RJ): Sobre a cidade, o que fazer, história, perguntas frequentes e muito mais!, você encontrará tudo o que precisa saber para explorar essa bela cidade.
HISTÓRIA DE BARRA MANSA (RJ)
Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que demandavam o interior do país. O povoado passou a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.
Graças à excelente posição geográfica, o local foi perdendo o caráter de ponto de pousada e passou a expandir as funções comerciais. A consequente atração de colonos para suas terras, no início do século XIX, fez com que o café despontasse como principal produto.
Em 1832, o governo decretou a criação do município, com desmembramento de terras de Resende. Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de cidade. A exaustão dos solos mais férteis e a liberação do braço escravo provocaram o declínio da cafeicultura e o êxodo rural. A cultura do café cedeu lugar à pecuária de corte extensiva, evoluindo posteriormente para a produção leiteira.
No final da década de 30, teve início o desenvolvimento industrial do município, com a implantação de setores ligados às indústrias alimentares. O grande marco da expansão industrial no Brasil, deflagrada no pós-guerra, foi representado pela instalação, na década de 40, da primeira usina da CSN, em Volta Redonda, na época ainda distrito de Barra Mansa. A indústria metalúrgica e mecânica se estabeleceu na década de 50.
A cidade foi formada na margem direita do Rio Paraíba do Sul e cresceu longitudinalmente ao longo do mesmo. Na década de 40, surgiram soluções verticais e os bairros residenciais alastraram-se e ocuparam vales próximos e áreas distantes.
Barra Mansa e Volta Redonda, juntas, exercem influência direta sobre grande parte da Região do Médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do Centro-Sul fluminense. Devem tal condição ao fato de abrigarem conurbação, representada pelas duas sedes. O crescimento está relacionado à implantação da CSN, que desempenhou papel multiplicador na atividade industrial da região, com consequente aumento de serviços.
De acordo com o estudo do Índice de Qualidade dos Municípios, desenvolvido pelo CIDE, Barra Mansa é um dos centros regionais dinâmicos que, juntamente com Resende, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Cabo Frio e Teresópolis, forma um grupo com forte presença em porções específicas do território fluminense.
Créditos: Prefeitura
FOTOS DE BARRA MANSA (RJ)
O QUE FAZER EM BARRA MANSA (RJ)
- Museu da História de Barra Mansa
- Palacio Barão de Guapy
- Igreja Matriz de São Sebastião
- Teatro Sesc Barra Mansa
PONTOS TURÍSTICOS EM BARRA MANSA (RJ)
Fazenda Bocaina
Localizada na Estrada Barra Mansa / Bananal, possui arquitetura rural do século XIX. Apresenta um estado de conservação muito bom e um portão de acesso ao jardim, cujo trabalho de serralheria merece destaque.
Fazenda Santo Antônio
Construída no início do século XIX, apresenta planta e fachada bem características das fazendas de café. Encontra-se em precário estado de conservação e precisa de obras urgentes de recuperação.
Fazenda da Posse
A primeira construção erguida em Barra Mansa data de 1764. Trata-se de um casarão em estilo colonial, totalmente restaurado, um marco do surgimento do município. Atualmente, funciona como Centro Cultural, abrigando cursos e exposições de arte.
Fazenda Criciúma
A Fazenda foi construída em 1872, pelo fazendeiro de café e empresário, com atividades comerciais na França, Manoel Gomes de Carvalho (Barão do Rio Negro). Criciúma foi uma das mais importantes produtoras de café da região. Ao longo dos anos, a construção histórica sofreu pequenas modificações, mantendo algumas linhas arquitetônicas que lembram o Palácio Rio Negro de Petrópolis.
Fazenda Sant’ana do Turvo
Construída em 1826, por Joaquim Manuel de Carvalho (Primeiro Barão de Amparo), foi a maior produtora de café na região. Na época, ocupando uma área de 700 alqueires e possuindo 250 escravos, chegou a produzir, anualmente, 180 mil arrobas de café. Em bom estado de conservação, é um dos bons exemplos da arquitetura rural do século XIX, contando com 12 quartos, três salões e outras dependências. Localiza-se no limite com o distrito de Nossa Senhora do Amparo, o que faz com que seja considerada parte daquele distrito.
Floresta da Cicuta
Uma área ecológica destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. A floresta encontra-se na Fazenda Santa Cecília, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional e ocupa uma área de aproximadamente 132 hectares.
Mata do Pavão
Situada no distrito de Rialto, é uma das áreas remanescentes mais representativas da Mata Atlântica e encontra-se em excelente estado de conservação. Segundo moradores locais, ainda podem ser encontrados representantes da fauna ameaçados de extinção, como a onça parda (Felix sussuarana), porco do mato (Cateto), várias espécies de aves, além da exuberante flora nativa.
Fazenda Rochinha
Cuidadosamente restaurada, mantém as características da arquitetura do final do século XVIII, quando o chamado estilo colonial marcava as construções rurais. Desde 1902, destaca-se pela excelência de sua cachaça artesanal, ROCHINHA, comercializada atualmente em todo o Brasil e com adiantados projetos de exportação.
Fazenda São Lucas Brandão
Pertenceu inicialmente ao comendador Lucas Antônio Monteiro de Barros, benfeitor da cidade que deu início à construção da Câmara Municipal de Barra Mansa. Durante o ciclo do café, destacou-se como uma das principais produtoras da região. Sua sede data do final do século XIX, encontrando-se em bom estado de conservação.
Igreja do Divino Espírito Santo
Sua construção foi iniciada em 1833 e concluída 54 anos mais tarde. No local havia uma capela e, desde essa data, vem recebendo reparos e reformas que, possivelmente, podem ter alterado as linhas arquitetônicas da fachada. O interior conserva o traçado original.
Igreja Nossa Senhora do Amparo
Construída por iniciativa do Visconde do Rio Bonito, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, sua fachada elegante e sem excessos de adornos é um bom exemplo da arquitetura neoclássica religiosa. O prédio mantém-se em bom estado de conservação e não sofreu nenhuma alteração interna ou externa.
Artesanato Stella Carvalho
Construído pela Associação das Damas de Caridade de Amparo, em 1981. Entre seus objetivos estão o incentivo às habilidades artesanais e a facilitação do acesso ao mercado de vendas, cujos resultados revertem para as artesãs, como uma espécie de cooperativa. O projeto foi do Engenheiro Luiz Roberto Correia Reche e mostra uma fachada com esquadria em estilo colonial, mantendo o clima do cenário histórico de Amparo. As colchas de retalhos produzidas pelo artesanato são famosas, conhecidas inclusive em outros países, tornando-se um referencial de Amparo.
Fazenda Ribeirão Claro
Foi construída em 1845, por João Chrisóstomo de Vargas, no melhor estilo da época. Um imponente solar mantém o traçado e mobiliário originais, conservando sua autenticidade pelas gerações seguintes.
VÍDEOS DE BARRA MANSA (RJ) – Rio de Janeiro
HOTÉIS E POUSADAS EM BARRA MANSA (RJ)
- Ano Bom Palace Hotel
- Hotel Macabú
- Summit Inn Hotel Barra Mansa
- Dexter Volta Redonda Hotel Epp
- Hotel Fazenda Sertaozinho
- Hotel Fazenda Renascer
- Hotel Plaza Ferreira
- Hotel São Paulo
- Hotel Bananalense
- Andes Hotel
PERGUNTAS FREQUENTES DE BARRA MANSA (RJ)
- Como chegar em Barra Mansa (RJ)? Você pode chegar a Barra Mansa de carro, ônibus ou trem. A cidade está localizada a cerca de 120 km da capital, Rio de Janeiro.
- Qual a melhor época para visitar Barra Mansa (RJ)? A cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, mas a melhor época é de março a agosto, quando as temperaturas são mais amenas.
- O que é típico da culinária de Barra Mansa (RJ)? A culinária de Barra Mansa é bastante diversificada, com destaque para os pratos à base de peixe, frutos do mar e feijão tropeiro.
- Quais são os principais pontos turísticos de Barra Mansa (RJ)? Os principais pontos turísticos de Barra Mansa são o Museu Histórico Municipal, a Igreja Matriz de São Sebastião, o Parque Centenário e o Parque Natural Municipal de Saudade.
CONCLUSÃO SOBRE BARRA MANSA (RJ)
Barra Mansa (RJ) é uma cidade encantadora, repleta de história e atrações turísticas para todos os gostos. Com este guia completo sobre a cidade, você terá todas as informações necessárias para conhecer e aproveitar ao máximo tudo o que Barra Mansa tem a oferecer.
Não perca a oportunidade de visitar essa bela cidade e descobrir seus encantos!