Seminário Internacional de Turismo Gastronômico será em Paraty
A equipe do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”, parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB), esteve em Paraty, no Rio de Janeiro, para iniciar os preparativos para o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico.
O evento deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano e reunirá autoridades e profissionais que atuam no setor de turismo, chefes de cozinha e personalidades da gastronomia mundial.
Durante a estadia em Paraty, a equipe se reuniu com representantes das secretarias de turismo e cultura, Iphan, representantes da cidade criativa da gastronomia, polo gastronômico e Convention & Visitors Bureau. Segundo a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, que integrou a comitiva, o objetivo foi estreitar relações.
Além das reuniões, a comitiva visitou atrativos como o Quilombo do Campinho, a Casa de Farinha e o Centro Histórico de Paraty, acompanhados da secretária Adjunta de Turismo, Sandra Barros.
De forma a impulsionar o turismo gastronômico no país, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil (IFB) firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O Ministério do Turismo também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O Brasil também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.