Blog

Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco

Crédito: Mtur Destinos

Apartir desta terça-feira (31.10), Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) são os novos destinos brasileiros a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, respectivamente nas categorias Literatura e Cinema. Os municípios integram uma seleta lista de 55 localidades de todo o mundo que tiveram confirmada a adesão ao grupo, o qual favorece a cooperação entre destinos onde a criatividade é fator estratégico de desenvolvimento sustentável.

Com a decisão, além do Rio e de Penedo, o Brasil reúne 12 cidades na Rede da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na categoria Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), na categoria Artesanato e Artes Populares, e Campina Grande (PB), em Artes Midiáticas.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra a conquista e aponta benefícios do reconhecimento à valorização do Brasil como um destino turístico global. “Eu gostaria de parabenizar o Rio e Penedo pelas características que os levaram a fazer parte deste seleto grupo. A presença do Brasil na Rede da Unesco contribui para o fortalecimento das nossas vocações culturais e para despertar o interesse de turistas de todo o planeta pelos nossos atrativos”, aponta.

A adesão do Rio e de Penedo à Rede da Unesco, que conta agora com 350 destinos globais, ocorre após indicações feitas por um comitê composto pelos ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional para a Unesco no Brasil. As localidades que integram o grupo se comprometem a compartilhar boas práticas e a organizar parcerias com vistas à promoção das indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

“As cidades da nossa Rede de Cidades Criativas estão na vanguarda quando se trata de melhorar o acesso à cultura e de galvanizar o poder da criatividade para a resiliência e o desenvolvimento urbano”, ressalta Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco. A escolha dos selecionados considera critérios como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); história e patrimônio; sinergia com áreas criativas e viabilidade financeira, entre outros.

VISIBILIDADE – Inspirados no exemplo da Unesco, os ministérios do Turismo e da Cultura trabalham a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. O objetivo é apoiar e incentivar a adoção de ações que reúnam governos municipais, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos para gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho e renda, dando mais visibilidade aos destinos.

O canal do Ministério do Turismo no YouTube disponibiliza a websérie “Cidades Criativas do Brasil”, com detalhes das localidades que já fazem parte da Rede da Unesco. (Acesse AQUI).

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo